A recessão global no final da Lei de Moore - página 4

 
СанСаныч Фоменко:

Você e eu estamos falando de coisas diferentes.

Já superamos isso.

Por que diferente, é a base do analógico e do digital.
 
Alexey Busygin:
Por que diferente, é a base do analógico e do digital.

O que isso tem a ver com o básico...

Estou estritamente no tema: digital com seus processadores está longe de ser tudo em computação, Ideologicamente. E as diferenças técnicas são outra questão. É isso que eu quero dizer.

 
De tais besteiras, de tais conclusões globais
 
СанСаныч Фоменко:

O que isso tem a ver com o básico...

Estou estritamente no tema: digital com seus processadores está longe de ser tudo em computação, Ideologicamente. E as diferenças técnicas são outra questão. É isso que eu quero dizer.

Você decidiu comparar um processador dos anos 70-80 com um moderno e qual é mais rápido. Bem, os computadores antigos tinham uma velocidade do relógio de 24MHz, agora a velocidade média do relógio é de 2,2GHz, portanto, quem é mais rápido.
 
Alexey Busygin:
Você decidiu comparar um processador dos anos 70-80 com um moderno e qual é mais rápido, então os computadores antigos tinham uma velocidade de 24MHz, agora a velocidade média do relógio é de 2,2GHz, então quem é mais rápido.

Parece-me que você não pode medir por freqüência.

1. Estamos consumindo operações. BESM era para cálculos científicos e o comprimento da palavra era 45 (ou 48, não consigo me lembrar dos bits).

2. a troca no BESM foram palavras. Hoje 64 bits é o último pio.

3. Um PC moderno é um computador com a arquitetura mais miserável: um ônibus comum. O BESM não era assim.

Portanto, é difícil de comparar.

Para comparar de qualquer forma, então compare o número de bóias longas.

 
СанСаныч Фоменко:

Parece-me que você não pode medir por freqüência.

1. Estamos consumindo operações. BESM era para cálculos científicos e o comprimento da palavra era 45 (ou 48, não consigo me lembrar dos bits).

2. a troca no BESM foram palavras. Hoje 64 bits é o último pio.

3. Um PC moderno é um computador com a arquitetura mais miserável: um ônibus comum. O BESM não era assim.

Portanto, é difícil de comparar.

Para fazer uma comparação, compare o número de bóias longas.

Em termos de pedaços e coisas assim, o velho ainda é inferior ao novo. 64 bits é a largura de banda do buffer de linha. PCs como computadores funcionam em código de máquina. A única coisa que não mudou desde então é o preço dos componentes. Um computador antigo ainda é tão caro de construir como era na época.
 
Você está comparando um PC moderno com um computador dos anos 60 quando a RAM estava em KB e a freqüência estava em MG?
 
Dmitry Fedoseev:
Você está comparando um PC moderno com um PC dos anos 60 quando a RAM estava em KB e a freqüência estava em MG?
Bem, sim, é exatamente isso que estamos comparando W com P.
 
Dmitry Fedoseev:
Você está comparando um PC moderno com um PC dos anos 60 quando a RAM estava em KB e a freqüência estava em MG?

Bem, sim.

Não há comparação pela medida que se aplica ao BESM - operações de ponto flutuante.

 
Alexander Laur:

Em termos da base do elemento microprocessador, haverá dois caminhos: o primeiro é substituir o material por um mais adequado para as tarefas de potência superior, e o segundo é mudar a arquitetura do microprocessador. Este processo continuará indefinidamente. Mas, em minha opinião, o progresso do futuro mais próximo estará conectado não com a base de elementos, mas com o progresso das tecnologias de software. Por quê? Porque já existem tantos processadores feitos hoje, com tanta potência total, que a humanidade leva tempo para descobrir como usar essa potência eficientemente. E o uso eficiente desse poder está no desenvolvimento de novas tecnologias de software.

Recentemente li uma notícia de que os físicos da MSU criaram um algoritmo para processamento de dados usando kernels de placa de vídeo em um PC, que é 100 vezes mais rápido do que o processamento de supercomputador. O autor cita o fato de que os colegas alemães tiveram que processar dados em um supercomputador por 3 dias, e o nosso com nosso algoritmo levou 15 minutos em um PC (!!!). Sinta a diferença. E a velocidade de otimização quando a nuvem MC está conectada pode ser comparada com a velocidade de otimização em seu PC, mesmo o super legal e poderoso.

Portanto, o futuro está na tecnologia de software! Não há espaço para a criatividade aqui! :)

A primeira GPU com um número significativo de núcleos apareceu em 2007 (Nvidia, 128 núcleos). Hoje, o número de núcleos cresceu para 3.000. Você experimentou uma velocidade de 128x no seu PC em 2007 versus 2006? Que tal uma aceleração de 3000x hoje em comparação com 2006? Não há um. Os núcleos continuam a ser usados em gráficos onde a paralelização é fácil. Em 2009-2010 eu mesmo tentei programar algo em uma GPU com 256 núcleos. Imediatamente descobri por que o software não usa principalmente multi-core - é muito difícil, o desenvolvedor tem que decidir manualmente quais partes do programa podem ser paralelas. Bem, finalmente terminei o novo código e ele foi 3 vezes mais rápido com 256 núcleos. Mas eu até fiquei satisfeito com a aceleração de 3 vezes. Mas quando tive que criar o próximo código, lembrei-me de minha agonia e parei mais de fazer paralelismo. Naturalmente, problemas separados como gráficos e manipulação de banco de dados continuarão a usar multi-core, mas outros programas só serão ajudados por um novo compilador que automaticamente encontra lugares no programa que podem ser paralelos, mas até onde eu sei não existe tal compilador.

Eu não nego o potencial de melhorar o software e tornar os computadores mais rápidos nesta base. Eu defendo que a compra de novos computadores e smartphones cairá em 2021-2022 devido à paralisação da melhoria do hardware. Você comprará um computador novo se ele tiver os mesmos núcleos, memória e freqüência que seu computador antigo? Provavelmente não, você irá comprar um novo software. Todos os fabricantes de hardware e indústrias relacionadas entrarão em recessão, com o desemprego em massa.

Razão: