Campeonato de Otimização de Algoritmos. - página 37

 
Dmitry Fedoseev:
Você não diz. A função variável complexa retorna um número complexo, por isso desenha duas linhas. O complexo, em princípio, não está limitado a apenas duas partes, ele pode ter um número infinito de peças.
Eu acredito em você, mas duas curvas em uma função não é suficiente para você, você precisa de centenas delas...
 
Реter Konow:

Eu não tentei datilografar à mão).

Então, primeiro você me deu uma função e depois você a partiu em partes?

Não é bom fazer tais truques...))

Você afirmou anteriormente que pode traçar graficamente uma função com qualquer número de variáveis.

Eu perguntei - como?

Você respondeu - traçando funções com uma variável em uma camada separada do eixo Z.

Eu disse - mostre-me.

Você respondeu - ok.

Eu esperei.

Você disse - a função não pode ser inserida.

Eu mesmo o experimentei - funcionou.

Eu reproduzi corretamente a cadeia de eventos? Você fez. Você sugeriu traçar gráficos de funções com uma variável em camadas separadas, então você precisa decompor a função geral em termos simples (acho que é assim que se chama) e traçar gráficos bidimensionais (mas você tentou traçar a função geral graficamente por alguma razão). Eu fiz isso por você.

Qual é o problema? Eu fiz o trabalho para você. E depois?

 

Uma única curva em um gráfico mostra a relação entre os valores de duas variáveis.

Não é possível mostrar em uma linha curva em um gráfico bidimensional a dependência entre muitas variáveis.

Mas isso é claro para todos...

 
Andrey Dik:

Você afirmou anteriormente que pode construir graficamente uma função com qualquer número de variáveis.

Eu perguntei como?

Você respondeu - traçando funções com uma variável em uma camada separada do eixo Z.

Eu disse - mostre-me.

Você respondeu - ok.

Eu esperei.

Você disse - a função não pode ser inserida.

Eu mesmo o experimentei - funcionou.

Eu reproduzi corretamente a cadeia de eventos? Você fez. Você sugeriu traçar gráficos de funções com uma variável em camadas separadas, então você precisa decompor a função geral em termos simples (acho que é assim que é chamado) e traçar os gráficos bidimensionais (mas você tentou traçar a função geral por algum motivo). Eu fiz isso por você.

Qual é o problema? Eu fiz o trabalho para você. O que se segue?

Andrew, eu já expressei minha opinião muito claramente do meu ponto de vista.

O espaço multidimensional pode ser comprimido a três dimensões e pode-se procurar os máximos de cada função individual que constrói sua própria curva expressando a dependência do valor da propriedade do objeto em relação a outro parâmetro.

Não tenho mais nada a dizer sobre o assunto...

 
Реter Konow:

Andrew, já expressei minha opinião de forma bem clara e distinta, do meu ponto de vista.

O espaço multidimensional pode ser comprimido a três dimensões e procurar os máximos de cada função individual, o que constrói sua curva expressando a dependência do valor da propriedade do objeto em relação a outros parâmetros.

Não tenho mais nada a dizer sobre o assunto...

Mostre-me como fazer isso.
 
Andrey Dik:
Mostre como fazer isso.

Você me mostrou gráficos com linhas curvas. Há vários deles.

A fórmula da função de cada gráfico consiste em duas variáveis, x e y.

Suponha-se:

Y é uma propriedade do nosso objeto (por exemplo, a temperatura do seu corpo).

X é o tempo.

Nossa função : Y = x1^2, cria uma curva em um gráfico que mostra a relação entre a hora do dia e a temperatura do nosso objeto. (no primeiro slide).

Digamos que o objeto tem outra propriedade, que é a densidade. A uma certa temperatura é mais dura e mais comprimida, a outra é mais suave e mais arejada.

Para mostrar a relação entre a temperatura do objeto e sua densidade, escrevemos outra função: Y = x2^3. Traçamos a curva no segundo diapositivo ao longo do eixo Z.

Em seguida, estamos procurando topos e fundos de ambas as curvas em dois gráficos planos (slides) localizados no eixo Z, um após o outro.

É isso aí.

 
Реter Konow:

Você me mostrou gráficos com linhas curvas. Há vários deles.

A fórmula da função de cada gráfico consiste em duas variáveis, x e y.

Suponha-se:

Y é uma propriedade do nosso objeto (por exemplo, a temperatura do seu corpo).

X é o tempo.

Nossa função : Y = x1^2, cria uma curva em um gráfico que mostra a relação entre a hora do dia e a temperatura do nosso objeto. (no primeiro slide).

Digamos que o objeto tem outra propriedade, que é a densidade. A uma certa temperatura é mais dura e mais comprimida, a outra é mais suave e mais arejada.

Para mostrar a relação entre a temperatura do objeto e sua densidade, escrevemos outra função: Y = x2^3. Traçamos a curva no segundo diapositivo ao longo do eixo Z.

Em seguida, procuramos topos e fundos de ambas as curvas em dois gráficos planos (slides) colocados no eixo Z um por um.

É isso aí.

Ok. Vamos mais longe.
Conseguimos fazer todas estas decomposições em camadas com uma função que conhecemos. Mas como podemos fazer o mesmo com uma função que não conhecemos, e na qual não existem 5 variáveis, mas 500!
 
Andrey Dik:
Bom. Vamos em frente.
Conseguimos fazer todas estas decomposições em camadas com uma função que conhecemos. Mas como podemos fazer o mesmo com uma função que não conhecemos, e que tem 500 variáveis em vez de 5!

Então, voltemos ao velho exemplo.

Nós temos um objeto - um corpo. Possui uma propriedade chamada temperatura.

Construímos uma linha curva de sua temperatura dependendo da hora do dia (fator externo) no espaço de um gráfico bidimensional: Y = x^2; (vamos considerar uma propriedade por enquanto).

Depois encontramos o ponto no tempo em que a temperatura é mais alta e quando ela é mais baixa.

Então, aparecem novos fatores que influenciam a temperatura (propriedade) de um objeto: intensidade da luz, força do vento, umidade do ar e pressão atmosférica.

Denota-se estes parâmetros por q1, q2, q4.

E nós os adicionamos à fórmula: Y = x^2 + q1 + q2 + q3 + q4;

Dependendo da hora do dia, os valores desses parâmetros (fatores que influenciam a temperatura) mudam, e nós substituímos seus valores de mudança na fórmula. Como resultado obtemos uma curva, mostrando a dependência da temperatura corporal em relação à hora do dia, levando em conta fatores adicionais, que a influenciam: intensidade da luz, força do vento, umidade do ar e pressão atmosférica.

O número de fatores pode ser adicionado indefinidamente... O principal é conhecer seus valores.

 
Реter Konow:

E assim, voltando ao velho exemplo.

Nós temos um objeto - um corpo. Tem uma propriedade - temperatura.

Construímos uma linha curva de sua temperatura dependendo da hora do dia (fator externo) no espaço de um gráfico bidimensional: Y = x^2; (vamos considerar uma propriedade por enquanto).

Depois encontramos o ponto no tempo em que a temperatura é mais alta e quando é a mais baixa.

Então, aparecem novos fatores que influenciam a temperatura (propriedade) de um objeto: intensidade da luz, força do vento, umidade do ar e pressão atmosférica.

Denota-se estes parâmetros por q1, q2, q4.

E nós os adicionamos à fórmula: Y = x^2 + q1 + q2 + q3 + q4;

Dependendo da hora do dia, os valores desses parâmetros (fatores que influenciam a temperatura) mudam, e nós substituímos seus valores de mudança na fórmula. Como resultado, obtemos uma curva, mostrando a dependência da temperatura corporal em relação à hora do dia, levando em conta fatores adicionais, que a influenciam: intensidade da luz, força do vento, umidade do ar e pressão atmosférica.

O número de fatores pode ser adicionado indefinidamente... O principal é que conhecemos seus valores.

Tudo isso é muito interessante. Mas, como isso ajuda a encontrar o melhor da função, o que não sabemos! No campeonato você não terá a chance de olhar para dentro *.ex5 com FF.
 
Andrey Dik:
Tudo isso é muito interessante. Mas como isso ajuda a encontrar o melhor da função que não conhecemos? No campeonato, você não terá a oportunidade de olhar para dentro *.ex5 com FF.

Suponha que você conheça os valores ótimos dos fatores que influenciam a temperatura do objeto:

q1 = 1,

q2 = 2,

q3 = 3,

q4 = 10;

A estes valores destes fatores, a temperatura do objeto durante o dia permanece na faixa ideal, dentro da qual o objeto não superaquece ou esfria demais.

Você conhece estes valores ótimos.

Outros não conhecem estes valores ideais, mas têm a opção de ir a uma função e passar ali seus valores destes fatores para ver se eles serão aceitáveis ao objeto. Ela não derreterá.

Em troca de valores de passagem, a função retornará a resposta - a temperatura do objeto. A partir da lógica das respostas você pode entender o padrão de influência de diferentes valores de vários fatores na temperatura do objeto e calcular a faixa ideal de valores para cada fator, na qual o objeto estará ok.

A tarefa é chegar perto dos valores ótimos dos fatores conhecidos somente por você.

Algo como isto...

Razão: