Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 22

 
TheXpert:

É a sua fantasia. Pode ser compressivo e incompressível.

E de qualquer forma a altura não é zero, ou seja, uma parte da energia foi para dentro dela. E já existe uma solução.

Não sei se é válido se a bola não for homogénea, mas talvez até isso não importe.

Não é uma fantasia, mas um conceito físico de uma das abstracções utilizadas na resolução de problemas do mundo real.
 

Oh, hmm, aqui está um desafio.

Um tijolo é atirado para uma mola perfeitamente elástica a partir de um metro de altura. A mola é fixa. Toda a transferência de energia ocorre apenas entre o tijolo e a mola.

Quão alto irá o tijolo saltar :)

 
Observar as bolas de bilhar. As bolas de bilhar são muito próximas de corpos perfeitamente elásticos nas suas propriedades.
 
joo:
Observar as bolas de bilhar. As bolas de bilhar são muito próximas de corpos perfeitamente elásticos nas suas propriedades.
Por isso, vá em frente e faça uma experiência com bolas de bilhar. Diz-me os resultados mais tarde.
 
TheXpert:
Por isso, vá em frente e faça a experiência com as bolas de bilhar. Diz-me os resultados mais tarde.

Pegue numa bola branca e fixe-a firmemente à mesa (isto é uma emulação do chão sobre o qual a bola assenta). Colocar outra bola perto da mesa (emulação de uma bola). Agora bate a bola com uma terceira bola (emulação de um tijolo). O que acontece? É verdade, a terceira bola irá saltar e as duas bolas permanecerão no lugar.

 
Quando o problema era um caso especial (uma bola de ténis), tinha uma solução. Assim que removeram as especificidades, deixando "bola absolutamente elástica", a solução já não era inequívoca.
Vão todos ao salão de bilhar para verificar!
 
joo:

Pegue numa bola branca e fixe-a firmemente à mesa (isto é uma emulação do chão sobre o qual a bola assenta). Colocar outra bola perto da mesa (emulação de uma bola). Agora bate a bola com uma terceira bola (emulação de um tijolo).

Sim, é verdade.

O que acontece? Certo, a terceira bola salta e as duas bolas mantêm-se no lugar.

Não, pode verificar.
 
TheXpert:

quase 25 cm, imho.

________________________

A --> BAB

B --> ABA

ABAABA --> B.

ABA --> A.

O primeiro problema é correcto. Eu disse-vos que TheXpert é bom em física.

Sobre a segunda, ainda não tenho a certeza, vou verificar.

 
Mathemat:
Ver também a terceira sobre as urnas, por favor.
 
TheXpert:

Sim, é verdade.

Não, pode verificar.

Claro que não. A segunda bola rola ligeiramente para trás em direcção ao ressalto da terceira. Isto é uma consequência do facto de as verdadeiras bolas de bilhar não serem perfeitamente elásticas e ainda assim deformadas. O problema é Absolutamente Elástico.

E é a bola e o tijolo, não as bolas, que é deliberado - para o despistar.


ZS. :)

Razão: