Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 17

 
Mathemat:

Não. O tijolo salta de volta a, digamos, 99,5cm. Isso é "quase".

O tamanho do tijolo não importa aqui. O importante é compreender os processos físicos que ocorrem após um tijolo atingir uma bola, e depois transformá-los em números de betão - digamos, centímetros.

Nada de realmente complicado aí.

Porque é que um tijolo salta como um processo físico ??? (uma bola perfeitamente elástica)

Pode ver pela tarefa que as dimensões e pesos do tijolo e da bola e os seus rácios não têm influência, apenas as distâncias ?!?

p.s. 1 tonelada de tijolo cai sobre 1kg de bola a partir de 1 metro e irá saltar ~1 metro ? Outra opção: a partir do salto (~m) temos de determinar as características físicas dos dois corpos...

Algo não está bem....

 
Manov: Pode ver pelo exercício, que as medidas e pesos dos tijolos e bolas e os seus rácios não têm influência, apenas as distâncias?

Sim, é verdade, eles não têm efeito.

p.s. Um tijolo de 1 tonelada cai sobre uma bola de 1kg a partir de 1 metro e irá saltar ~1 metro ? Outra opção: a partir do ressalto (~m) temos de determinar as características físicas dos dois corpos...

Pegar num tijolo comum que pese uns quilos e atirá-lo à bola. Pense desta forma. Mas a resposta não depende realmente da relação de massas, do tamanho dos corpos ou do parâmetro exacto "quase", que pode ser 0,999999m ou 0,99m. O mais importante é que a diferença entre um metro e 'quase um metro' é pequena quando comparada com um metro.

A bola não vai saltar de todo.

Ou seja, a resposta é 0.

Bater com uma bola de voleibol deitada no chão por cima. Não vai saltar de todo?

É possível, a propósito, verificá-lo experimentalmente. O problema é bastante prático e a resposta é algo parecido com isto: "quase 72 cm" (o número foi alterado).

P.S. Dica: substituir a bola por uma mola, será mais fácil.

 
Mathemat:

Sim, é verdade, eles não têm efeito.

Pegar num tijolo vulgar pesando um par de quilos e atirá-lo a uma bola. Pense desta forma. Mas a resposta não depende realmente da relação de massas, nem do parâmetro exacto "quase", que poderia ser 0,000001 cm, ou poderia ser 1 cm.

Bater numa bola de voleibol deitada no chão. Não vai saltar de todo?

Se a bolaé" umabola absolutamente elástica" (de acordo com a condição) - sim, ela não vai saltar de todo. Nem um tijolo.

A colisão é simplesmente uma transferência de energia cinética para a bola. Apareceu com a queda do tijolo, uma conversão potencial->cinética.

Mas uma bola elástica não se deforma. Transfere a energia para o solo/base. Se o solo não for elástico/pringo ( a minha primeira escolha ) , de onde virá o ressalto ?

Dá-me uma solução, ficou interessante... ;)

 
Manov:

Se a bolaé"umabola perfeitamente elástica" (de acordo com a condição) - sim, ela não vai saltar de todo. Nem um tijolo.

A colisão é simplesmente uma transferência de energia cinética para a bola. Apareceu com a queda do tijolo, uma conversão potencial->cinética.

Mas uma bola elástica não se deforma. Transfere a energia para o solo/base. Se o solo não for elástico/pringo ( a minha primeira escolha ) , de onde virá o ressalto ?

Dá-me uma solução, ficou interessante... ;)

Como é que uma bola elástica não tem deformação? Nunca viu uma bola de ténis ou um "saltitão"? Experimentar, é fácil (digamos, atirar um livro em cima da bola).

A solução não será imediata. Deixar alguém pelo menos tentar ver a física real de todos os processos.

P.S. Isto não é um problema de vírus do avião, é mais simples e bastante definido.

 
Mathemat:


Tenho um erro. Desculpe.

Não é claro o porquê do raciocínio de uma "bola completamente inelástica" :))))

Uma bola elástica irá saltar, claro....

Provavelmente partilhará a energia, mas a bola partilhará a sua energia com o solo....

resposta : quase 50 cm ?

 
Manov: Resposta: quase 50 cm ?

Não há necessidade de adivinhar :)

Dar uma figura - dar uma justificação.

A resposta é inesperada, sem qualquer argumento. E é preciso olhar para a "mola" de um ângulo ligeiramente invulgar.

 

Vou só acalmar, cavalheiros...

Não percebo. Sou todo cérebro no ofício. Mas estou espantado...

 
Mathemat:


Bater com uma bola de voleibol deitada no chão por cima. Não vai saltar de todo?


É claro que vai saltar. E uma bola de ténis de uma raquete, se a acertar, ela irá saltar. Mas isso não é uma analogia.

Uma pancada é uma pancada. Mão para baixo, mão para cima.

E um tijolo só volta a subir apertando a bola. Quanta energia deu à bola ao apertá-la, aproximadamente a mesma quantidade que recebeu de volta, e a bola deu para fora.

Se acertar na bola com a mão, isso fará a diferença. Grosseiramente falando, se se puxa a parte superior da bola por dentro com um cordel e depois corta-a, ela salta.

A parte superior da bola, dada a sua massa, terá inércia, o que a puxará para cima.

No caso da queda de um tijolo, toda a energia será dada ao tijolo.

 
Mathemat:

Não há necessidade de adivinhar :)

Dar uma figura - dar uma justificação.

A resposta é inesperada, não há aí argumentos. E é preciso olhar para a "mola" de um ângulo ligeiramente invulgar.

A justificação é comparativamente simples, mas em russo vou escrever - praticamente impossível....

Se eu misturar os sinais na troca de energia e de forças, o tijolo vai saltar meia bola. ou seja, a resposta é "quase 2 metros". Impossível, na minha opinião....

Não vamos adivinhar ;)

Quanto é que custa?

 
Mathemat:


Está a dizer que a bola vai saltar 1 metro menos quase 1 metro?

"quase um metro" é a altura do retorno do tijolo de acordo com o problema

Razão: