Setups DayTrade que realmente lucrem na B3?

 

Antes de mais nada, saudações e agradeço em antecipação ao leitor que resolveu dedicar seu tempo à minha questão. 

Um resumo da história: eu aprendi a programar Expert Advisors faz alguns meses mas não resolvi entrar no mercado ainda. Eu me concentrei em realizar o máximo de implementações de "setups" que eu pudesse, executei backtests e verifquei o que acontecia. Uma vez que iniciei não faz muito tempo eu sempre acabo esbarrando em algum bug ou outro mas, no geral, penso que meu código funciona como os setups requerem.

Acontece que já testei inúmeros setups e nenhum se revelou lucrativo a longo prazo. Ou isso, ou não consigo fazer com que sejam lucrativos todo mês. Às vezes eu descobria que já havia implementação do setup e resolvia confrontar este com meus próprios resultados. Conclusão final: o setup não lucrava mesmo.

O que vou pedir é algo que pode ser meio difícil mas não custa tentar. Alguém pode me informar com absoluta certeza uma estratégia que, se corretamente implementada, ela será lucrativa? Reparem por favor que eu não estou pedindo código-fonte. O que eu desejaria, se possível, é que alguém me dissesse "use tal e tal indicador de tal e tal maneira, em tal timeframe, em tal índice/papel". 

Mais uma vez, obrigado antecipadamente por qualquer informação!

 
pkersey:

Antes de mais nada, saudações e agradeço em antecipação ao leitor que resolveu dedicar seu tempo à minha questão. 

Um resumo da história: eu aprendi a programar Expert Advisors faz alguns meses mas não resolvi entrar no mercado ainda. Eu me concentrei em realizar o máximo de implementações de "setups" que eu pudesse, executei backtests e verifquei o que acontecia. Uma vez que iniciei não faz muito tempo eu sempre acabo esbarrando em algum bug ou outro mas, no geral, penso que meu código funciona como os setups requerem.

Acontece que já testei inúmeros setups e nenhum se revelou lucrativo a longo prazo. Ou isso, ou não consigo fazer com que sejam lucrativos todo mês. Às vezes eu descobria que já havia implementação do setup e resolvia confrontar este com meus próprios resultados. Conclusão final: o setup não lucrava mesmo.

O que vou pedir é algo que pode ser meio difícil mas não custa tentar. Alguém pode me informar com absoluta certeza uma estratégia que, se corretamente implementada, ela será lucrativa? Reparem por favor que eu não estou pedindo código-fonte. O que eu desejaria, se possível, é que alguém me dissesse "use tal e tal indicador de tal e tal maneira, em tal timeframe, em tal índice/papel". 

Mais uma vez, obrigado antecipadamente por qualquer informação!

Basicamente todos os setup´s famosos/muitos conhecidos funcionam. Os grandes "problemas" não são os setups e sim os próprios investidores, pois 99% deles querem o impossível como abaixo:
a) Ganhar muito dinheiro entrando merrecas entre 500 e 10.000,00 reais. Isso é impossível;

b) Nunca perder nada. Isso é impossível;

c) Efeito "dedo nervoso"... se to ganhando click logo em sair com medo de virar e perder. Resultado=Ganhou pouco demais. Por outro lado se virar e começar a perder vou deixar um pouquinho mais porque vai voltar. Resumidamente vai perder. Se não deixar seu EA executar exatamente o setup corretamente, você nem vai estar utilizando um setup e nem vai ganhar dinheiro, pois seu "axismo" vai levar seu dedo a quase sempre clicar na hora errada.

d) Efeito "dedo nervoso 2". Primeiro "susto" click em sair. Geralmente isso está associado ao item "a". Cabra com pouco capital fica com medo ao perder 100,00 reais, por exemplo, pois ele realmente não tem caixa e realmente não pode se submeter a perdas. Por outro lado se o setup der 5% sobre seu capital ele pensa: "só deu 50 reais até agora, vou deixar mais...". Resultado. Vai perder... Veja: 5% numa única operação é COISA PRA CARAMBA!!

Enfim... poderia ainda listar mais coisas... mas só isso acima já deve representar mais de 50% dos fracassos dos investidores que estão usando ou não um setup eficiente.

Agora abaixo vou botar os motivos, respectivamente:

a) O ganho será SEMPRE proporcional ao seu risco vs capital vs setup utilizado. Se você tem 1.000,00 reais de capital, entenda que seu ganho no mês com uma certa margem de segurança "aceitável" será algo de 1% a 3%, no máximo. Acontece que quem tem 1.000,00 não aceita isso, acha que ganhar 3% no mês é mixaria, ele sonha em dobrar, triplicar, quadruplicar esse valor, o que é irreal. Se você dobrar seu valor em 1 mês, fique preocupado, pois provavelmente foi "sorte ao acaso" e não um bom setup. E "sorte" não bate todos os meses em sua porta não.

b) Renda Variável, Mercado Especulativo, Derivativos, se pesquisar no Google essas palavras rapidamente vai entender que não existe milagres. A perda efetivamente faz parte tanto quanto o ganho. O que os melhores setups fazem é apenas aumentar a probabilidade de ganhos e reduzir as probabilidades de perdas, com isso você ganha no "volume" de ganhos ser maior proporcionalmente ao "volume" de perdas. Se você vislumbrar que sempre vai ganhar, já é meio caminho andado para o fracassso.

c) Você vai operar na mão ou por EA? Se for na mão, use setup´s próprios para investidores manuais. Se for por EA utilize setup´s próprios para se auto-suficiente tomarem suas "decisões". Se não usar o setup certo nada vai dar certo. E se tentar "inventar" seu setup antecipando-se nas saídas de seu EA, você nem vai estar usando um setup como nem vai estar fazendo a coisa correta. Vai acabar utilizando apenas: "sorte e azar". Dai as vezes vai dar certo e quase sempre vai dar errado.

d) A realidade é: Dinheiro traz dinheiro. Se você quer, deseja, almeja ou necessita se sustentar através de investimentos, não adianta não ter capital para isso, pois, você vai juntar 10.000,00 suados e primordial para seu sustento, vai ficar tenso porque não pode perder de jeito algum esse dinheiro, e por outro lado ele vai te dar 1% a 3% (uns 200,00 na média) o que não vai pagar suas contas. Então é melhor escolher outra coisa menos arriscada. Pense o seguinte, para se dar ao "luxo" de poder sobreviver apenas de investimentos, você precisa ter um capital relativamente significante para fazer um giro bonzinho e atingir seus alvos. A lógica é a mesma de uma poupança, por exemplo: Digamos que eu me "aposentei" com R$ 100.000,00 em conta que juntei a vida toda. Esses 100.000,00 vai me dar R$ 400,00 na poupança. Isso pagará minhas contas? Se SIM então posso viver só da poupança. Se NÃO então preciso arrumar outro trabalho.

A mesma coisa vale para "bolsa". Tenho 100.000,00, vou ganhar 1% a 3% (média de R$ 1.500,00 por mês). Isso pagará minhas contas? Se sim, então você tá no caminho certo. Se NÃO então procure alguma outra coisa, seja um Corretor de alguma corretora, seja um desenvolvedor no freelancer, desenvolva um EA que dá 3% ao mês e alugue/venda, enfim, arrume outra coisa para fazer que como dei exemplos pode até ser no Mercado de Investimentos mesmo se você gosta dele, ou em outra coisa, mas não se alimente que setup vai te deixar rico que não vai.

Escrevi pra ca...car...caramba... ufa! mas espero que ajude a você e demais e tomara que eu não esteja estragando o sonho de muitas pessoas :)

Abraços

 

Agradeço as pérolas de sabedoria mas não me levem à mal, minha pergunta foi objetiva: eu peço a indicação de UM setup automatizado que comprovadamente será lucrativo. Quais indicadores, como/quando usar, quais os números, quais as estatísticas dele.

Alguém poderia por favor responder exatamente a minha pergunta? Obrigado.

 

Não existe método mecânico no mercado, ele a curto prazo é um caos inexplicável

Para longo prazo a única coisa que basicamente funciona é seguir a tendência em vigor

O problema é que seguir a tendência realizando uma entrada a qualquer momento é que você pode enfrentar uma correção, seja pequena ou grande

Em tendências: Opere sempre a seu favor, use um indicador de tendências como H MACD, ADX (não gosto dele por ser impreciso), 2 EMA ou price action (LT) para identificá-las e use indicadores como W%R para identificar over sold, over bought para poder entrar em suas respectivas correções, sempre auxiliado por uma LT

 
pkersey:

Agradeço as pérolas de sabedoria mas não me levem à mal, minha pergunta foi objetiva: eu peço a indicação de UM setup automatizado que comprovadamente será lucrativo. Quais indicadores, como/quando usar, quais os números, quais as estatísticas dele.

Alguém poderia por favor responder exatamente a minha pergunta? Obrigado.

Você acha que alguém com uma estratégia vencedora vai te passar isso de mão beijada??! Sério mesmo??!

Diante do cenário de robôs institucionais sempre procurarem os pontos de maior liquidez para desmontarem posições na sua cara ??

Não seja ingênuo...

 
Flavio Jarabeck:

Você acha que alguém com uma estratégia vencedora vai te passar isso de mão beijada??! Sério mesmo??!

Diante do cenário de robôs institucionais sempre procurarem os pontos de maior liquidez para desmontarem posições na sua cara ??

Não seja ingênuo...

Eu sou tudo menos ingênuo, fique certo disso. Vocês é quem são arrogantes. Alguém vem aqui colocar uma pergunta séria, e enquanto isso vocês ficam tentando posar de gurus do mercado em vez de responder a questão objetivamente .

Se as pessoas não estão aqui para debater o assunto, já que "não vão entregar uma estratégia vencedora" (palavras suas) , para que elas vem para o fórum então?

Não é questão de saber e não dizer. A verdade é que ninguém aqui sabe nada. Eu só queria a confirmação disso e vocês me deram.

Não haverá mais posts da minha parte nesse tópico. Fiquem à vontade para continuar escrevendo texto retirado de livro de auto-ajuda.

 
pkersey:

Eu sou tudo menos ingênuo, fique certo disso. Vocês é quem são arrogantes. Alguém vem aqui colocar uma pergunta séria, e enquanto isso vocês ficam tentando posar de gurus do mercado em vez de responder a questão objetivamente .

Se as pessoas não estão aqui para debater o assunto, já que "não vão entregar uma estratégia vencedora" (palavras suas) , para que elas vem para o fórum então?

Não é questão de saber e não dizer. A verdade é que ninguém aqui sabe nada. Eu só queria a confirmação disso e vocês me deram.

Não haverá mais posts da minha parte nesse tópico. Fiquem à vontade para continuar escrevendo texto retirado de livro de auto-ajuda.

pkersey,

Aqui é fórum técnico, para dúvidas técnicas.

Você quer um setup "vencedor" e já lhe respondi, mas precisa de um esforço seu ir atrás, estudar, testar e utilizar. Repito: TODOS os setup´s bastante conhecidos no mercado funcionam, inclusive já são tão conhecidos que estão ai espalhados nos youtube, video-aulas, livros etc, totalmente gratuitos para os que não tem preguiça de estudar e tenha tempo para ir lá e aprender como utilizá-los. Se utilizá-los certinhos e seguindo rigorosamente o setup você vai ter lucro (ter lucro não é ficar rico).

Por outro lado se você quer já a "receita de bolo" já prontinha, só ir lá e ativar na sua conta ai tem várias soluções já prontas para alugar e vender no Market. Desenvolver um setup requer tempo, dedicação, dinheiro e riscos como Flávio disse de exposição a outros robôs institucionais. Além de várias responsabilidades posteriores para manter a estratégia atualizada. Isso tem CUSTO sim por isso é locado ou vendido ou de uso pessoal e restrito do próprio desenvolvedor.

Então não adianta ficar bravo seja comigo ou com Flávio que também tá certo, tempo é algo precioso e desprendemos de graça para pessoas que realmente precisam de ajuda técnica, o que não é seu caso.

 
pkersey:

Eu sou tudo menos ingênuo, fique certo disso. Vocês é quem são arrogantes. Alguém vem aqui colocar uma pergunta séria, e enquanto isso vocês ficam tentando posar de gurus do mercado em vez de responder a questão objetivamente .

Se as pessoas não estão aqui para debater o assunto, já que "não vão entregar uma estratégia vencedora" (palavras suas) , para que elas vem para o fórum então?

Não é questão de saber e não dizer. A verdade é que ninguém aqui sabe nada. Eu só queria a confirmação disso e vocês me deram.

Não haverá mais posts da minha parte nesse tópico. Fiquem à vontade para continuar escrevendo texto retirado de livro de auto-ajuda.

O Fórum em inglês, tem uma seção sobre Trading Systems, etc... Aqui no Brasil, o Suporte é basicamente para assuntos técnicos da linguagem.

E,  se você me acha arrogante, é porque não leu as suas próprias palavras:
   " eu peço a indicação de UM setup automatizado que comprovadamente será lucrativo... Quais indicadores, como/quando usar, quais os números, quais as estatísticas dele..."

Fritas para acompanhar?


VOCÊ EXIGE um SETUP, desdenhando todo o histórico do @Ruy Christian Hoffmann e das agruras que ele te passou como experiência... Quem é você?? O quê você quer aqui neste Fórum?


Se você procura pelo Santo Graal, sim, ele existe, mas não da maneira que os principiantes acham, seja você um ou não.

Estou te contando a verdade.

Se eu tenho um setup matador, não vou te contar nem amarrado e com uma arma na cabeça, pois esse é o segredo de ficar "abaixo do radar" dos robôs institucionais... que sabem exatamente onde a "galera está". E não me entenda mal, esses caras não estão buscando Sardinhas como alardeiam por aí... Mais uma vez, não seja ingênuo...

Robô institucional busca SEMPRE liquidez para Montar e Desmontar suas operações, visando sempre maximizar seu lucro. Exemplo, onde você vai se f*...:

  • Entrando em rompimentos,
  • Colocando Stops em lugares óbvios e na Pedra,
  • Rompimento de Pullbacks...
  • etc...

Você não é azarado, você é óbvio, e os robôs e os malditos quants sabem disso...

Adapt or Die...

Mas não queira moleza...


 
dificil essa questão, uma estrategia automatizada que seja lucrativa o tempo todo versus inteligencia artificial e humana, vai ser impossivel, o mercado mudo seu ritmo a cada dia, vc terá que criar um EA que saque essa mudança do mercado e se adapte senão não vai conseguir
Razão: