Até quando...?

 

Prezados,


Será que realmente não podemos fazer nada contra tantos e tantos problemas que as corretoras enfrentam quase que semanalmente ?

São muitas reclamações legítimas circulando pela internet

Raramente passa-se trinta dias sem travamentos, erros com saldos, ordens que desaparecem, demora na execução, etc, etc, etc

Não é possível que a B3 não tenha nenhum mecanismo que imponha qualidade mínima na infra-estrutura e no atendimento das corretoras que temos para operar EA´s com o MT5


Como é que vocês agem diante de prejuízos financeiros causados pela corretora ?

 

              

              Realmente, tá complicado!

            

              Para nós, desenvolvedores, além de termos que lidar com os problemas da plataforma, ainda travamos uma batalha com ordens que não são executadas,

delays, travamentos, problemas de retorno. 

             Estou sendo obrigado a construir funções internas de checagens de ordens, lotes, etc.

 
sergiomt:

Prezados,


Será que realmente não podemos fazer nada contra tantos e tantos problemas que as corretoras enfrentam quase que semanalmente ?

São muitas reclamações legítimas circulando pela internet

Raramente passa-se trinta dias sem travamentos, erros com saldos, ordens que desaparecem, demora na execução, etc, etc, etc

Não é possível que a B3 não tenha nenhum mecanismo que imponha qualidade mínima na infra-estrutura e no atendimento das corretoras que temos para operar EA´s com o MT5


Como é que vocês agem diante de prejuízos financeiros causados pela corretora ?

Você está colocando tudo em um Balde só, e bem genérico. Sugiro ser mais específico.


1- De qual(is) corretora(s) estamos falando?

2- Problemas existem em qualquer corretora, seja aqui no Brasil como em qualquer lugar do mundo, inclusive nos EUA. Problemas de infraestrutura existem a todo momento, e, para quem não conhece o mundo de TI, NetOps e DevOps, toda empresa/corretora trabalha com níveis Capacity Plan que visam o equilíbrio financeiro. Não estou defendendo niguém, estou apenas contando a realidade do mercado, que inclusive hoje, para quem paga as contas em Dólar - seja qual for o motivo - é quase 5:1. Portanto - provavelmente não é o seu caso, mas já conheci traders assim, que o cara reclamava que sempre levava "toco" nos dias da Payroll... Então: Contexto.

3- Infelizmente o mercado brasileiro para robôs só tem como único Player o MT5. Lá fora existem inúmeras plataformas que aceitam automação. Portanto, seu EA - e é esse o detalhe que muitas pessoas esquecem, o gerenciamento de um trade é a parte MAIS DIFíCIL no processo de criação de um EA - Enfiar uma estratégia em um EA é trivial, gerenciar com excelência um trade é 90% do código. Ninguém te conta isso.

4- A linguagem MQL5 possui paradigmas toscos e arquitetura bem duvidosa em termos de boas práticas e eficiência. Mas, é o que temos para o momento. Love It or Leave It...

5- É o tal Custo do Free... Operei com o Profit Chart, que tem um dos melhores OMSs do mercado. NUNCA tive problemas. O MT5 é igual? NÃO, não é.

6- Você precisa descobrir realmente o culpado. Você tem que conhecer a rota de suas ordens e como a plataforma roteia as ordens. Do contrário você pode estar culpando a entidade errada. Você sabe o que é OMS (Order Management System)? E tipos de DMA que a sua corretora usa?

Quem quer ser um trader de verdade tem obrigação de conhecer cada "parafuso" que compõe a cadeia e o processo do "trade", do contrário você vai ser "chutado" de um lugar pro outro, hora culpando a plataforma, hora culpando a corretora, hora "os caras" te dizendo que o culpado é a sua conexão, equipamento, etc...

Filme tudo! Com a aba "Diário"/"Journal" aberta em todos os trades, para que você tenha uma prova, caso a culpa seja da corretora.

;)

 
sergiomt:

Prezados,


Será que realmente não podemos fazer nada contra tantos e tantos problemas que as corretoras enfrentam quase que semanalmente ?

São muitas reclamações legítimas circulando pela internet

Raramente passa-se trinta dias sem travamentos, erros com saldos, ordens que desaparecem, demora na execução, etc, etc, etc

Não é possível que a B3 não tenha nenhum mecanismo que imponha qualidade mínima na infra-estrutura e no atendimento das corretoras que temos para operar EA´s com o MT5


Como é que vocês agem diante de prejuízos financeiros causados pela corretora ?

A qualidade das corretoras realmente está complicada. Tenho tentado contornar colocando uma parte do capital em cada corretora, assim se uma me deixar na mão eu tenho mais duas.

E ainda estou abrindo numa quarta corretora não tão conhecida, porém como "teste" fiz duas perguntas por email e pasmem, me responderam em poucos minutos... coisa que pode esquecer nas maiores corretoras... mas nem tudo é perfeito, ela cobra corretagem para BMF mesmo aderindo ao RLP.

Enfim, essas acima são as maneiras que estou contornando os problemas.

Quanto aos prejuízos, até o momento em sempre fui reembolsado e disso não posso reclamar. Em duas das 3 corretoras que trabalho tive prejuízos por falhas de conexão da corretora, ambas me reembolsaram integralmente sem grandes problemas. Uma me reembolsou em 24h e a outra em 5 dias úteis.

Mas creio que a melhoria da qualidade das corretoras dependem também de nós investidores, o que vejo é a grande fatia de pessoas (inclusive eu) correr atrás da mais barata, consequentemente enchendo a mesma de clientes cada vez mais. Então para 1 cliente que reclama a corretora ganha dezenas ou centenas de novos clientes... 

Aproveitando o momento e tentando botar um pouco de descontração vou dar um exemplo: Eu acabei de pedir uma pizza, com tx de entrega e tal custou perto de 90 reais. Mas eu poderia pedir pizza do mesmo tamanho e mesmo recheio no concorrente por 32,90 e com entrega grátis... mas já conheço o concorrente mais barato e sei que a pizza é de baixa qualidade. Querer qualidade e preço baixo é pedir muito as vezes.... Acho que com quase tudo aqui no Brasil é assim: as corretoras mais baratas, infelizmente nem sempre oferecem suporte e infra-estrutura de primeira. 

Porque a Hospedagem Virtual no MetaTrader 4 e no MetaTrader 5 são Melhores que os VPS Usuais
Porque a Hospedagem Virtual no MetaTrader 4 e no MetaTrader 5 são Melhores que os VPS Usuais
  • www.mql5.com
Alugar um servidor virtual diretamente dos terminais MetaTrader 4 e MetaTrader 5 é a melhor maneira de garantir um trabalho ininterrupto de seus robôs de negociação e das assinaturas de Sinais. Essencialmente, ele é análogo a um VPS, no entanto, ele é melhor e mais adequado para atender às necessidades e desafios que um trader se depara. O...
 
Ruy Christian Hoffmann:

A qualidade das corretoras realmente está complicada. Tenho tentado contornar colocando uma parte do capital em cada corretora, assim se uma me deixar na mão eu tenho mais duas.

E ainda estou abrindo numa quarta corretora não tão conhecida, porém como "teste" fiz duas perguntas por email e pasmem, me responderam em poucos minutos... coisa que pode esquecer nas maiores corretoras... mas nem tudo é perfeito, ela cobra corretagem para BMF mesmo aderindo ao RLP.

Enfim, essas acima são as maneiras que estou contornando os problemas.

Quanto aos prejuízos, até o momento em sempre fui reembolsado e disso não posso reclamar. Em duas das 3 corretoras que trabalho tive prejuízos por falhas de conexão da corretora, ambas me reembolsaram integralmente sem grandes problemas. Uma me reembolsou em 24h e a outra em 5 dias úteis.

Mas creio que a melhoria da qualidade das corretoras dependem de nós investidores, o que vejo é a grande fatia de pessoas (inclusive eu) correr atrás da mais barata, consequentemente enchendo a mesma de clientes cada vez mais. Então para 1 cliente que reclama a corretora ganha dezenas ou centenas de novos clientes... 

Aproveitando o momento e tentando botar um pouco de descontração vou dar um exemplo: Eu acabei de pedir uma pizza, com tx de entrega e tal custou perto de 90 reais. Mas eu poderia pedir pizza do mesmo tamanho e mesmo recheio no concorrente por 32,90 e com entrega grátis... mas já conheço o concorrente mais barato e sei que a pizza é de baixa qualidade. Querer qualidade e preço baixo é pedir muito as vezes.... Acho que com quase tudo aqui no Brasil é assim: as corretoras mais baratas, infelizmente nem sempre oferecem suporte e infra-estrutura de primeira. 

Já correndo o risco deste post ser banido...

Conta pra gente as corretoras... Como o  mercado nosso é um ovo (de codorna),  talvez esta troca de informações faça com que as corretoras que monitoram estes fórums sejam mais eficientes e atendam - ou, se adaptem - às necessidades de já-clientes ou de futuros clientes...


E, ôôôôôô  pizzinha cara essa...


:D

 
Flavio Jarabeck:

Já correndo o risco deste post ser banido...

Conta pra gente as corretoras... Como o  mercado nosso é um ovo (de codorna),  talvez esta troca de informações faça com que as corretoras que monitoram estes fórums sejam mais eficientes e atendam - ou, se adaptem - às necessidades de já-clientes ou de futuros clientes...


E, ôôôôôô  pizzinha cara essa...


:D

Flávio, pizza cara e pior que veio errada rsrsrs...

Não sei se posso, se não puder falar delas me perdoem e podem apagar esse post por gentileza. Mas a intenção não é marketing algum de nenhuma delas, e sim apenas trocar informações entre nós investidores e desenvolvedores no MT5, o que pode ser muito útil:

Vamos lá, o que eu sinto dos últimos 5 anos para cá:

Clear era a pior, era ruim no suporte, no site, na estabilidade das operações mas era a disparada mais barata entre todas. De lá para cá melhorou 90%, única coisa que ainda me deixa inseguro de colocar mais capital lá é que ainda trava muito, principalmente no mercado de indices futuros (BMF). Na hora que "esquenta"  geralmente ela dá umas travadas de segundos que parecem uma eternidade. Porém o suporte melhorou muito, agora é mais rápido o chat e o tele-atendimento. O site tá bom também, gostei do pit novo, prático e rápido, enfim, ela conseguiu crescer em quantidade de clientes e também na sua qualidade. 

Rico, não mudou quase nada nos últimos 5 anos, é a mais equilibrada no meu ver, mas não posso falar muito dela porque tenho um Consultor que me atende quase sempre, ligo para o celular dele e resolvo quase tudo. Mas para isso tive que disponibilizar mais de 200k em conta para ter esse atendimento diferenciado. O que melhorou muito na Rico são as taxas, antes era de "doer", cheguei a pagar no passado R$ 1,00 por ordem em BMF, dai depois com meu consultor consegui melhorar bastante. E hoje com o RLP ela ficou bastante competitiva com taxa zero e plataformas zero.

Modalmais. Eu acho que não tenho 5 anos nela, tenho uns 4 anos ou um pouco menos. Ela era o paraíso, me conquistou logo de primeira vista, cheguei uma época retirar toda minha grana da Clear e da Rico e passar tudo para a Modalmais. P telefone não tinha nada de URA ou musiquinha, ia direto para alguém me atender. O Chat não demorava mais que uns 30 segundos, taxas competitivas, nem era a mais barata e nem a mais cara, e por fim a conexão da Modalmais era imbatível, enquanto as outras caiam, travavam, lá tava modalmais firme e forte.... Dai o tempo foi passando e hoje tenho certeza que para o meu caso é a pior no atendimento do suporte ao cliente. O suporte é extremamente triste, triste mesmo. Tente fazer coisa boba tipo saber o nr. de sua conta MT5 na Modalmais (no meu caso eu não recebi o email com a conta quando assinei o MT5); Vai sofrer, pois não tem em lugar algum essa info no site, seja na conta digital ou pit antigo. Não tem no help explicação como conseguir seu número de conta, apenas como trocar a senha, chat só funciona em horário comercial, telefone...esqueça!... enfim, ficou muito ruim mesmo. Mandei algumas vezes emails pedindo alguma informação, seja qual for, eu só recebi de resposta um email automático com uma relação de documentos que você precisa enviar para abrir sua conta modalmais, e ao fim dizendo:  "Se a resposta do seu pedido não estiver acima, envie um email que responderemos".  Parece piada não? você manda um email perguntando algo e vem outro email dizendo para você enviar um email. Ou seja, as vezes eu me sinto totalmente abandonado e vencido pelo cansaço quando preciso deles.

Outro fator grave: Corretora é igual banco, não pode ficar fora do ar... A modalmais em 2017 ficou 24h foda do ar em plena semana, imaginem o desespero dos investidores (inclusive eu), tudo fora, telefone, site, pit, etc... Bom, um grande problema assim merece um investimento em hardware e profissionais de TI capazes suficientes para nunca mais deixar isso acontecer, pois um problema grave desses não se espera que aconteça duas vezes na mesma corretora. Mas, essa semana, para quem é modal, sabe que o cenário se repetiu por 2 dias inteiros...

Por fim a TerraInvestimentos, recebi de sugestão de um colega daqui do fórum. É pra lá que vou, achei o tempo de resposta deles bom, tive uma boa impressão, só achei as taxas mais caras, mas estou disposto a pagar mais por qualidade, pois conexão com a bolsa todas elas tem, o que diferencia realmente uma da outra é na hora que você precisa ser atendido por uma delas e isso pesou muito na minha decisão de abrir mão da Modalmais. Gosto da modal, tem agora o DMA4 que é um ponto positivo muito bom, mas estou desistindo dela porque o suporte ao cliente não está bom. Nós investidores não mais tão novatos quando precisamos de um suporte da corretora geralmente é algo importante, algo que realmente você precisa de alguém para lhe ajudar. E justamente nessa hora  estou sentindo mais dificuldade de ser atendido pela modal.

E quando digo que vou abrir mão não é necessariamente que vou encerrar conta, apenas vou deixar menos dinheiro como venho deixando. Hoje minhas operações mensais na Modalmais são super-pequenas e meu capital lá já não ultrapassa de algo entre 0 à 5k faz muito tempo.

Textão né? me empolguei, rsrsrs desculpem.

 
Ruy Christian Hoffmann:

Flávio, pizza cara e pior que veio errada rsrsrs...

Não sei se posso, se não puder falar delas me perdoem e podem apagar esse post por gentileza. Mas a intenção não é marketing algum de nenhuma delas, e sim apenas trocar informações entre nós investidores e desenvolvedores no MT5, o que pode ser muito útil:

Vamos lá, o que eu sinto dos últimos 5 anos para cá:

Clear era a pior, era ruim no suporte, no site, na estabilidade das operações mas era a disparada mais barata entre todas. De lá para cá melhorou 90%, única coisa que ainda me deixa inseguro de colocar mais capital lá é que ainda trava muito, principalmente no mercado de indices futuros (BMF). Na hora que "esquenta"  geralmente ela dá umas travadas de segundos que parecem uma eternidade. Porém o suporte melhorou muito, agora é mais rápido o chat e o tele-atendimento. O site tá bom também, gostei do pit novo, prático e rápido, enfim, ela conseguiu crescer em quantidade de clientes e também na sua qualidade. 

Rico, não mudou quase nada nos últimos 5 anos, é a mais equilibrada no meu ver, mas não posso falar muito dela porque tenho um Consultor que me atende quase sempre, ligo para o celular dele e resolvo quase tudo. Mas para isso tive que disponibilizar mais de 200k em conta para ter esse atendimento diferenciado. O que melhorou muito na Rico são as taxas, antes era de "doer", cheguei a pagar no passado R$ 1,00 por ordem em BMF, dai depois com meu consultor consegui melhorar bastante. E hoje com o RLP ela ficou bastante competitiva com taxa zero e plataformas zero.

Modalmais. Eu acho que não tenho 5 anos nela, tenho uns 4 anos ou um pouco menos. Ela era o paraíso, me conquistou logo de primeira vista, cheguei uma época retirar toda minha grana da Clear e da Rico e passar tudo para a Modalmais. P telefone não tinha nada de URA ou musiquinha, ia direto para alguém me atender. O Chat não demorava mais que uns 30 segundos, taxas competitivas, nem era a mais barata e nem a mais cara, e por fim a conexão da Modalmais era imbatível, enquanto as outras caiam, travavam, lá tava modalmais firme e forte.... Dai o tempo foi passando e hoje tenho certeza que para o meu caso é a pior no atendimento do suporte ao cliente. O suporte é extremamente triste, triste mesmo. Tente fazer coisa boba tipo saber o nr. de sua conta MT5 na Modalmais (no meu caso eu não recebi o email com a conta quando assinei o MT5); Vai sofrer, pois não tem em lugar algum essa info no site, seja na conta digital ou pit antigo. Não tem no help explicação como conseguir seu número de conta, apenas como trocar a senha, chat só funciona em horário comercial, telefone...esqueça!... enfim, ficou muito ruim mesmo. Mandei algumas vezes emails pedindo alguma informação, seja qual for, eu só recebi de resposta um email automático com uma relação de documentos que você precisa enviar para abrir sua conta modalmais, e ao fim dizendo:  "Se a resposta do seu pedido não estiver acima, envie um email que responderemos".  Parece piada não? você manda um email perguntando algo e vem outro email dizendo para você enviar um email. Ou seja, as vezes eu me sinto totalmente abandonado e vencido pelo cansaço quando preciso deles.

Outro fator grave: Corretora é igual banco, não pode ficar fora do ar... A modalmais em 2017 ficou 24h foda do ar em plena semana, imaginem o desespero dos investidores (inclusive eu), tudo fora, telefone, site, pit, etc... Bom, um grande problema assim merece um investimento em hardware e profissionais de TI capazes suficientes para nunca mais deixar isso acontecer, pois um problema grave desses não se espera que aconteça duas vezes na mesma corretora. Mas, essa semana, para quem é modal, sabe que o cenário se repetiu por 2 dias inteiros...

Por fim a TerraInvestimentos, recebi de sugestão de um colega daqui do fórum. É pra lá que vou, achei o tempo de resposta deles bom, tive uma boa impressão, só achei as taxas mais caras, mas estou disposto a pagar mais por qualidade, pois conexão com a bolsa todas elas tem, o que diferencia realmente uma da outra é na hora que você precisa ser atendido por uma delas e isso pesou muito na minha decisão de abrir mão da Modalmais. Gosto da modal, tem agora o DMA4 que é um ponto positivo muito bom, mas estou desistindo dela porque o suporte ao cliente não está bom. Nós investidores não mais tão novatos quando precisamos de um suporte da corretora geralmente é algo importante, algo que realmente você precisa de alguém para lhe ajudar. E justamente nessa hora  estou sentindo mais dificuldade de ser atendido pela modal.

E quando digo que vou abrir mão não é necessariamente que vou encerrar conta, apenas vou deixar menos dinheiro como venho deixando. Hoje minhas operações mensais na Modalmais são super-pequenas e meu capital lá já não ultrapassa de algo entre 0 à 5k faz muito tempo.

Textão né? me empolguei, rsrsrs desculpem.

Meu caro,  experiência valiosíssima de ser compartilhada! Obrigado!

Espero que os moderadores compreendam a situação dos traders que usam o MT5 e deixem este post no ar, sabemos das leis e restrições a nomear plataformas e corretoras, mas no Brasil, hoje, e, inclusive sem suporte oficial da plataforma, somente podemos contar com a nossa própria ajuda e experiência!

Era Swing Trader e estou migrando para Day Trading, só tenho elogios à Modal DMA4 - que é um foguete! - e à Terra - Operações em B3 (não opero por enquanto Forex). Independente de corretagem, RLP ou custódia, eu sempre busco sossego e suporte. Para day trade irei operar robôs, portanto, servidores e serviços consistentes e confiáveis é o meu objetivo, não busco preço...

;)

 

Boa postagem Ruy,

Tem alguma experiência com VPS ? principalmente esta oferecida aqui a 10 U$ por mês ? 

Faz diferença enorme nos trades via robôs ou nem tanto ?

Dizem que contra travamentos, ordens não executadas e portanto prejuízo financeiro não muda quase nada pois eles acontecem no servidor da corretora


Alguém pode enriquecer com mais opiniões ?

 
sergiomt:

Boa postagem Ruy,

Tem alguma experiência com VPS ? principalmente esta oferecida aqui a 10 U$ por mês ? 

Faz diferença enorme nos trades via robôs ou nem tanto ?

Dizem que contra travamentos, ordens não executadas e portanto prejuízo financeiro não muda quase nada pois eles acontecem no servidor da corretora


Alguém pode enriquecer com mais opiniões ?

Obrigado Flávio,

Obrigado Sérgio,

VPS é tudo de bom para rodar EA´s.

Eu tenho uma boa infra-estrutura de hardware em meu escritório, todo voltado para minhas operações. Equipamentos de alta performance, nobreak, internet + redundante como backup, etc. Mesmo assim nada se compara a VPS, principalmente no quesito segurança e velocidade da conexão.

As vezes testo com conexão local + VPS em contas reais, mesmo EA, entrando as operações no mesmo momento, mas na liquidez do GAIN a VPS dá sempre 1 real ou 2 A mais por contrato negociado em BMF, efeito do spread de mercado + velocidade da conexão. Coloca isso em 10, 20, 50 contratos, você tem grande diferença. Teve dia que o meu resultado do dia na VPS pagou os 10 dólares só nessa diferença da velocidade.

E olhe que minha experiência com VPS é super-recente, tem menos de 1 mês. Eu utilizo apenas essa aqui do MQL5 de US$ 10.00/mês.

E a VPS vai me ajudar a economizar dinheiro, pois não vou precisar mais ter internet backup, desktop backup, coisas que hoje tenho, gera custo mensal, energia, manutenção e o aproveitamento é pequeno.

E o setup dela é muito fácil de trabalhar, basicamente não precisa configurar nada, ela já vem prontinha.

Você só trabalha com 1 instância do MT5 nela, ou seja, consegue rodar apenas 1 EA por vez para cada assinatura. Eu localmente tenho várias instâncias do MT5 rodando ao mesmo tempo, então no mesmo mercado aberto eu fico com a VPS rodando meu único EA comercial, e nas instâncias locais eu rodo também o mesmo EA em outra conta real só que com a "mão" mais cheia, e várias outras instâncias de testes rodando em contas demos outros  EA´s que ainda estou testando e ajustando para o futuro. Chego a rodar 5 EA´s simultaneamente as vezes. Infelizmente essas outras instâncias tenho que rodar local, ou então teria que ter várias assinaturas de VPS.

Eu me enrolei um pouco com o sincronismo do MT5 local vs VPS, tem um sincronismo que eu não tive paciência de estudar como funciona dai mexia alguma coisa local quando via tinha desabilitado o EA da VPS. Então criei uma instância local para acessar apenas a conta com VPS. Assim ficou show de bola.

 
sergiomt:

Boa postagem Ruy,

Tem alguma experiência com VPS ? principalmente esta oferecida aqui a 10 U$ por mês ? 

Faz diferença enorme nos trades via robôs ou nem tanto ?

Dizem que contra travamentos, ordens não executadas e portanto prejuízo financeiro não muda quase nada pois eles acontecem no servidor da corretora


Alguém pode enriquecer com mais opiniões ?

Encerro aqui minha participação nesta thread...

já comentei sobre o processo e os meios de aprendizado...

Dizem que contra travamentos, ordens não executadas e portanto prejuízo financeiro não muda quase nada pois eles acontecem no servidor da corretora

Boa Sorte!

 

Perfeito Ruy,

Eu estou de olho na VPS da contabo, dizem que é uma das melhores. Mas para ser viável terei que optar pelo plano Linux, aí eu não sei como será a performance do MT5 pois teria que usar um programa intermediário, que é o WINE. Aí eu não sei se rodará meu EA perfeitamente.

Agora com este seu depoimento sobre a VPS daqui...sei lá, é um caso a pensar.

A vantagem (única) que vejo numa VPS externa é poder rodar quantos terminais quiser, em quantas corretoras quiser.

Aqui da minha estrutura o ping da contabo fica em torno dos 22 ms.

Isto porque eu também divido meu capital entre duas corretoras com o mesmo EA nos daytrades, deste modo acho que eu teria que contratar 2 planos de 10 dólares desta VPS-Metaquotes.

Razão: