Ferramenta similar a Times & Trades

 

Olá,

Alguem saberia me informar se o Metatrader 5 tem uma ferramenta que registra as ordens executadas no mercado e mostra em uma janela, para que possamos identificar fluxo de negociação em algum ativo especifico. Ferramenta similar ao Times & Trades?

Obrigado,

 SurferXP 

 
SurferXP:

Olá,

Alguem saberia me informar se o Metatrader 5 tem uma ferramenta que registra as ordens executadas no mercado e mostra em uma janela, para que possamos identificar fluxo de negociação em algum ativo especifico. Ferramenta similar ao Times & Trades?

Obrigado,

 SurferXP 

Olá SurferXP, ótima pergunta, existe a funcionalidade de profundidade de mercado (DOM) e acesso ao livro de ofertas (basca clicar sobre o nome do ativo com o botão da direita do mouse e selecionar Profundidade de Mercado).

Também existem diversas funções específicas para serem codificadas em um EA, mas o nível de informação é ainda básico quando comparamos com outras ferramentas, uma vez que é um recurso relativamente novo em todo MT5.

Mas da minha experiência com o histórico de evolução do MT5, acredito que esse é um recurso que irá melhorar muito, principalmente por demandas de mercados como o do Brasil.

 
SurferXP:

Olá,

Alguem saberia me informar se o Metatrader 5 tem uma ferramenta que registra as ordens executadas no mercado e mostra em uma janela, para que possamos identificar fluxo de negociação em algum ativo especifico. Ferramenta similar ao Times & Trades?

Obrigado,

 SurferXP 

Olá SurferXP, por favor procure na Base de Código do site MQL5.com. Caso não encontre nada por lá você pode tentar na seção Mercado e, por último, você pode pedir para alguém desenvolver tal ferramenta na seção de Serviços Freelance.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Malacarne 

 
Malacarne:

Olá SurferXP, por favor procure na Base de Código do site MQL5.com. Caso não encontre nada por lá você pode tentar na seção Mercado e, por último, você pode pedir para alguém desenvolver tal ferramenta na seção de Serviços Freelance.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Malacarne 

Ferramentas no padrão Times & Trades apresentam o nome da corretora compradora e vendedora. Algumas compilam o acumulado por corretora.

Infelizmente, até onde eu saiba (espero estar enganado), esse é um recurso inexistente no MT5, que teria que ser desenvolvido inicialmente na camada Trade Server, portanto não existe na plataforma cliente, nem no MQL5.com, e como a arquitetura é fechada só a MQ pode incorporar essa funcionalidade.

 
figurelli:

Ferramentas no padrão Times & Trades apresentam o nome da corretora compradora e vendedora. Algumas compilam o acumulado por corretora.

Infelizmente, até onde eu saiba (espero estar enganado), esse é um recurso inexistente no MT5, que teria que ser desenvolvido inicialmente na camada Trade Server, portanto não existe na plataforma cliente, nem no MQL5.com, e como a arquitetura é fechada só a MQ pode incorporar essa funcionalidade.

Com todo respeito, Figurelli, discordo plenamente de você. Talvez o padrão de Times and Trades que você conheça seja aquele baseado em nomes de corretoras, entretanto eu sou capaz de lhe mostrar pelo menos três ferramentas profissionais de trading automatizado que usam Times and Trades onde não constam nomes de corretoras. Logo, isso não depende em absolutamente nada da MetaQuotes e pode, com absoluta certeza ser codificado para MetaTrader.
 
Malacarne:
Com todo respeito, Figurelli, discordo plenamente de você. Talvez o padrão de Times and Trades que você conheça seja aquele baseado em nomes de corretoras, entretanto eu sou capaz de lhe mostrar pelo menos três ferramentas profissionais de trading automatizado que usam Times and Trades onde não constam nomes de corretoras. Logo, isso não depende em absolutamente nada da MetaQuotes e pode, com absoluta certeza ser codificado para MetaTrader.

Obrigado por compartilhar tua opinião, essa é apenas a minha, e talvez alguém tenha uma diferente e até melhor que a nossa.

Conheço vários padrões, mas me refiro ao que se chama no Brasil de Livro Completo. No início as corretoras e bolsas liberavam informações muito básicas, similares ao que temos hoje no MT5. Fazendo uma busca no Google por Livro Completo encontramos um nível de informações bem superior ao apresentado pelo MT5, como comentei.

Também se pegares a principal ferramenta (PRO) da corretora brasileira que trouxe o MT5 para o Brasil vais ver que o Times & Trades é baseado no Livro Completo.

Mas note que a relevância disso não está na nossa divergência, mas no fato de que infelizmente os robôs que podemos construir hoje no MT5 não são tão completos em termos de informações de profundidade de mercado, e portanto considero esse recurso fundamental para melhoria da plataforma, principalmente na BM&FBovespa onde o mercado é centralizado e esse nível de informação pode ser decisivo.

E pode ter certeza que as outras plataformas concorrentes irão explorar essa deficiência, por isso considero ótima a pergunta e oportunidade para reconhecermos essa fragilidade e necessidade de melhoria. 

 
figurelli:

Obrigado por compartilhar tua opinião, essa é apenas a minha, e talvez alguém tenha uma diferente e até melhor que a nossa.

Conheço vários padrões, mas me refiro ao que se chama no Brasil de Livro Completo. No início as corretoras e bolsas liberavam informações muito básicas, similares ao que temos hoje no MT5. Fazendo uma busca no Google por Livro Completo encontramos um nível de informações bem superior ao apresentado pelo MT5, como comentei.

Também se pegares a principal ferramenta (PRO) da corretora brasileira que trouxe o MT5 para o Brasil vais ver que o Times & Trades é baseado no Livro Completo.

Mas note que a relevância disso não está na nossa divergência, mas no fato de que infelizmente os robôs que podemos construir hoje no MT5 não são tão completos em termos de informações de profundidade de mercado, e portanto considero esse recurso fundamental para melhoria da plataforma, principalmente na BM&FBovespa onde o mercado é centralizado e esse nível de informação pode ser decisivo.

E pode ter certeza que as outras plataformas concorrentes irão explorar essa deficiência, por isso considero ótima a pergunta e oportunidade para reconhecermos essa fragilidade e necessidade de melhoria. 

Mais uma vez com todo respeito, discordo plenamente de você. Na sua resposta você usa dois conceitos completamente diferentes e que, claramente, não devem ser confundidos. Uma coisa é o Livro de Ofertas, outra coisa absolutamente diferente é o Times and Trades !!!

Com relação à questão levantada por você sobre o "nome das corretoras", tanto o Livro de Ofertas quando o Times and Trades podem ou não ter nomes de corretoras (só para constar, me lembro de usar há 10 anos atrás a ferramenta oficial de negociação da Bovespa, chamada de MegaBolsa, onde era possível, por exemplo, além de listar tanto o livro de ofertas quanto o times and trades pelo nome da corretora, também era possível simplesmente listar as ordens pelo número de registro da corretora junto à Bovespa).

No MetaTrader o Livro de Ofertas (como conhecemos no Brasil) não existe, mas em seu lugar nós temos uma ferramenta chamada "Profundidade de Mercado", cuja abreviação é conhecida, em inglês, por DOM.

Ainda no MetaTrader o Times and Trades não existe, mas como já disse numa resposta anterior desse mesmo tópico, é perfeitamente possível codificar essa funcionalidade para o MT5.

Por fim, olhando para o que o foi pedido originalmente pelo criador do tópico (registrar as ordens executadas no mercado e mostrar em uma janela, para que possamos identificar fluxo de negociação em algum ativo especifico), a única resposta possível para a pergunta é: sim, é possível fazer isso no MT5.

 

Esta uma questão muito técnica, gostaria de deixar uma sugestão para o Malacarne, sei que isto vai requerer disposição de tempo, mas como disse, é apenas uma sugestão.

Malacarne, teria como você fazer uma biblioteca modelo, a exemplo da https://www.mql5.com/pt/code/2095 postada por você,  codificando um exemplo desta funcionalidade que vc diz ser possível para atender a necessidade do nosso novo membro e talvez de outros programadores e investidores que estão começando a usar o Terminal MetraTrader 5 em suas análises fundamentais e técnicas. 

Simple Display Panel
Simple Display Panel
  • votos: 22
  • 2014.01.14
  • Rodrigo Malacarne
  • www.mql5.com
The code is designed to be a simple reference of how to create movable (drag) panels and populate it with information.
 

Surfer,

 

Pelo que entendi o seu proposito seria monitorar volume de um ativo durante o pregão e em real time saber se esta projeção (final do dia) e relevante?

Se positivo será que um indicador do tipo OBV ou MFI com periodos diarios nao resolveria?

Isso evitaria a captura do "times and trades" e economizaria bastante desenvolvimento 

Bons negócios 

Paulo

 
PauloBrasil:

Esta uma questão muito técnica, gostaria de deixar uma sugestão para o Malacarne, sei que isto vai requerer disposição de tempo, mas como disse, é apenas uma sugestão.

Malacarne, teria como você fazer uma biblioteca modelo, a exemplo da https://www.mql5.com/pt/code/2095 postada por você,  codificando um exemplo desta funcionalidade que vc diz ser possível para atender a necessidade do nosso novo membro e talvez de outros programadores e investidores que estão começando a usar o Terminal MetraTrader 5 em suas análises fundamentais e técnicas. 

Olá Paulo, obrigado pela moderação, mas sem dúvida as funcionalidades do DOM estão disponíveis no MT5 (nas corretoras que disponibilizam acesso) e com exemplos prontos no Help da plataforma, como indiquei os links na minha primeira resposta.

Minha referência é apenas quanto ao nível de informações, como por exemplo a identificação da corretora, algo que acredito todos concordam que não existe, sendo esse ou não um recurso de Times & Trades, uma vez que a divergência de opiniões me parece puramente conceitual e não técnica.

Abs. 

 
figurelli:

Olá Paulo, obrigado pela moderação, mas sem dúvida as funcionalidades do DOM estão disponíveis no MT5 (nas corretoras que disponibilizam acesso) e com exemplos prontos no Help da plataforma, como indiquei os links na minha primeira resposta.

Minha referência é apenas quanto ao nível de informações, como por exemplo a identificação da corretora, algo que acredito todos concordam que não existe, sendo esse ou não um recurso de Times & Trades, uma vez que a divergência de opiniões me parece puramente conceitual e não técnica.

Abs. 

O figurelli está corretíssimo em todas as suas colocações, o servidor não está fornecendo a informação de qual corretora executou determinado negócio, esse é o ponto, se tivesse essa informação com certeza com as ferramentas disponíveis no metatrader seria possível fazer um indicador igual a times & trades ou livro completo, porém a informação não está disponível.

Encontrei o referido campo no MT5 conta demo na janela de ativos habilitando a coluna "bank", porém aparece somente a palavra Metaquote para todos no lugar onde deveria estar o nome da corretora que executou o negócio, claramente o campo para informação existe no software porém o servidor não está disponibilizando ainda.

Gostaria de ratificar a solicitação de melhoria na profundidade de informações do MetaServer, pois passados 5 meses da solicitação inicial, pelo menos na conta demo que estou testando agora, a informação em questão ainda não está disponível.

Razão: