Discussão do artigo "Otimização. Algumas idéias simples"

 

Novo artigo Otimização. Algumas idéias simples foi publicado:

O processo de otimização pode exigir recursos significativos de seu computador ou mesmo dos agentes de teste da MQL5 Cloud Network. Este artigo compreende algumas idéias simples que eu uso para a facilitação do trabalho e a melhoria do Strategy Tester do MetaTrader 5. Eu tive essas idéias a partir da documentação, fórum e artigos.

Tendo encontrado uma estratégia coerente para o EA negociar, nós lançamos ele no gráfico EURUSD, certo? Pode a estratégia ser mais rentável em outros pares de moedas? Há outros pares de moedas em que a estratégia dará melhores resultados, sem necessidade de aumentar o lote em progressão geométrica?

O que vai acontecer se nós escolhermos EURUSD e o período padrão H1 e, em seguida, se não estamos satisfeitos com o resultado, alteramos para EURJPY em H4?

Além disso, se temos um sistema de operação de 64 bits, o que nos permite parar de se preocupar com a velocidade de testar o sistema, podemos esquecer combinações absurdas dos parâmetros de entrada do sistema de negociação, que tomam parte na enumeração completa durante a otimização e que resulta que nós temos que negligenciar nos relatórios finais?

Eu resolvi esses "pequenos problemas" sozinho e neste artigo vou partilhar as soluções eficazes. Eu aprecio no entanto, que pode haver outras soluções mais ideais.

Autor: Jose Miguel Soriano

 
Muito bom o seu artigo José! A tempos estava procurando uma maneira de otimizar não só por timeframe, mas também por ativos. Parabéns pela iniciativa!!!

Caso tenha interesse, tenho uma sugestão que poderia lhe ser útil. Seria interessante otimizar desta maneira?

Parâmetros externos para otimizar:

Numero de ativos: 1
Ativos: EURUSD

Ou

Numero de ativos: 2
Ativos: EURUSD; USDJPY
ou
Ativo1: EURUSD
Ativo2: USDJPY

Etc.

Otimizando assim a quantidade de Numero de ativos e Ativos. No seu caso a otimização é feita individualmente para cada ativo ou um setup para todos os ativos ao mesmo tempo?

Uma outra maneira seria automatizar a otimização assim que colocar o EA para rodar em algum gráfico. Para EAs que só operam por fechamento de vela (no meu caso por exemplo), seria possível otimizar pelas velas do gráfico, sem ser pelo Strategy Tester?
Razão: