[Dúvida] Como confiar 100% em seu robô?

 

Bom dia, boa tarde ou boa noite senhoras e senhores!


Venho por meio deste tópico tirar mais uma de minhas dúvidas. Assim como acabei de publicar em outra postagem, estou passando da fase de teste em conta simulador ao vivo para operar em conta real, com isso, novas dúvidas irão surgindo de acordo com o caminhar do processo.


Após terminar a codificação de meus setups, foi possível que eu pudesse colher os dados e estuda-los, analisando se as estratégias eram ou não válidas. E é ai que nasce minha dúvida: uma vez que a estratégia foi validada e decidido que será utilizada na conta real, apesar dos testes realizados em backtests e na conta ao vivo, operando normalmente sem apresentar erros, como posso buscar ter algum tipo de proteção nas linhas de código para que de fato não ocorra nenhum problema indesejado? A prioridade seria então preservar as linhas de código para que funcionassem da maneira mais harmoniosa possível, barrando qualquer outro tipo de atividade que poderia apresentar um mal funcionamento do robô.


Agradeço novamente a atenção, tenham um ótimo dia!


Atenciosamente,

Christian Alves

 
Achei que eventualmente minha mensagem pode ter ficado confusa, mas o que estou buscando basicamente é verificar os códigos em testes unitários, pensei na possibilidade de criar "ifs" em suas diversas estruturas de código, e por exemplo, caso apresentasse algum tipo de erro parar as operações e desligar o EA (aceito sugestões, este foi somente um exemplo).
 
Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
  • 2014.04.23
  • www.mql5.com
A maior parte dos traders que operam com robôs, tanto no mercado Forex, como no mercado BM&FBovespa, geralmente focam apenas no lado bom, que é o p...
 
Christian Alves:

Bom dia, boa tarde ou boa noite senhoras e senhores!


Venho por meio deste tópico tirar mais uma de minhas dúvidas. Assim como acabei de publicar em outra postagem, estou passando da fase de teste em conta simulador ao vivo para operar em conta real, com isso, novas dúvidas irão surgindo de acordo com o caminhar do processo.


Após terminar a codificação de meus setups, foi possível que eu pudesse colher os dados e estuda-los, analisando se as estratégias eram ou não válidas. E é ai que nasce minha dúvida: uma vez que a estratégia foi validada e decidido que será utilizada na conta real, apesar dos testes realizados em backtests e na conta ao vivo, operando normalmente sem apresentar erros, como posso buscar ter algum tipo de proteção nas linhas de código para que de fato não ocorra nenhum problema indesejado? A prioridade seria então preservar as linhas de código para que funcionassem da maneira mais harmoniosa possível, barrando qualquer outro tipo de atividade que poderia apresentar um mal funcionamento do robô.


Agradeço novamente a atenção, tenham um ótimo dia!


Atenciosamente,

Christian Alves

Al das sugestões que estão no artigo indicado:

Comece operando com um contrato e seja babá só seu bebê, pelo menos no começo...

Deixe pouco dinheiro na corretora para que a própria margem não permita entrar em mais operações...

Vc poderia ter um EA monitor que olhe quantas ordens seu EA principal enviou e te manda msgm... Isso pq se o EA principal pode ter um erro que faça ele sair do gráfico...

E com o tempo vai passando a ter mais confiança...

Abs.
 
Christian Alves:

Bom dia, boa tarde ou boa noite senhoras e senhores!


Venho por meio deste tópico tirar mais uma de minhas dúvidas. Assim como acabei de publicar em outra postagem, estou passando da fase de teste em conta simulador ao vivo para operar em conta real, com isso, novas dúvidas irão surgindo de acordo com o caminhar do processo.


Após terminar a codificação de meus setups, foi possível que eu pudesse colher os dados e estuda-los, analisando se as estratégias eram ou não válidas. E é ai que nasce minha dúvida: uma vez que a estratégia foi validada e decidido que será utilizada na conta real, apesar dos testes realizados em backtests e na conta ao vivo, operando normalmente sem apresentar erros, como posso buscar ter algum tipo de proteção nas linhas de código para que de fato não ocorra nenhum problema indesejado? A prioridade seria então preservar as linhas de código para que funcionassem da maneira mais harmoniosa possível, barrando qualquer outro tipo de atividade que poderia apresentar um mal funcionamento do robô.


Agradeço novamente a atenção, tenham um ótimo dia!


Atenciosamente,

Christian Alves

Depois de testes exaustivos no OHLC e passou no meu crivo no Cada tick e o robo vai para conta real, faço é ficar observando até a primeira operação do dia. Com a abertura da primeira operação eu vejo já se os logs estão funcionando, se recebi a mensagem do push do metatrader que a operação foi aberta no celular e etc.Na corretora eu tento deixar o suficiente para o mês no meu caso é garantias e um valor de stop pra 3 dias.

Ainda assim todo final de dia revisão pra ver se foi seguido o que era pra ter sido, as vezes faço isso até quando as operações chegam ou quando, por exemplo, algo que achava que deveria ter sido aberto não foi. Para tentar ver a justificativa dada pelo robo para não ter sido feito (isso voce tambem tem que se preocupar em logar).

No meu caso, maior erro de quando comecei foi que TODO robo sofre de FOMO (Fear of Missing Out) e cabe ao programador colocar jeitos de uma operação que foi ignorada anteriormente continuar ignorada durante todo seu processo de vida (alguns podem discordar e tá tudo bem). Faço isso, porque se era pra ter sido entrado no passado e não foi, passado uma ou duas velas a condição passou a ser de que posso entrar. Considero essa entrada como atrasada e que em nenhum momento deve ser feita. Como disse, alguns podem não concordar e tá tudo bem.

EDIT: Tirando isso de lado, eu confio no robo porque eu vi o resultado dele que considerei relevante. Entretanto, isso não quer dizer que ele vai ser abandonado na conta real. Já que tem inumeros fatores que influenciam lá o andamento. Por exemplo, um dos robos que fiz de IFR2 na primeira versão em uma corretora a ordem de compra a mercado ia duplicada porque a mesma demorava para confirmar que foi criada (mesmo o estado initial da ordem, não vinha). Tudo isso tem que ser ajustado que é um processo meio de "descoberta" e aprendizado.

 
Christian Alves:

Bom dia, boa tarde ou boa noite senhoras e senhores!


Venho por meio deste tópico tirar mais uma de minhas dúvidas. Assim como acabei de publicar em outra postagem, estou passando da fase de teste em conta simulador ao vivo para operar em conta real, com isso, novas dúvidas irão surgindo de acordo com o caminhar do processo.


Após terminar a codificação de meus setups, foi possível que eu pudesse colher os dados e estuda-los, analisando se as estratégias eram ou não válidas. E é ai que nasce minha dúvida: uma vez que a estratégia foi validada e decidido que será utilizada na conta real, apesar dos testes realizados em backtests e na conta ao vivo, operando normalmente sem apresentar erros, como posso buscar ter algum tipo de proteção nas linhas de código para que de fato não ocorra nenhum problema indesejado? A prioridade seria então preservar as linhas de código para que funcionassem da maneira mais harmoniosa possível, barrando qualquer outro tipo de atividade que poderia apresentar um mal funcionamento do robô.


Agradeço novamente a atenção, tenham um ótimo dia!


Atenciosamente,

Christian Alves

Criar casca.

Assuma que tudo VAI dar errado. Do contrário você vai se ferrar.

Acredite, TUDO vai dar errado.

Principalmente porque as corretoras aqui no Brasil não estão NEM aí pro MT5, seja Futuros, seja Ações.

E, você tem que testar tudo em Produção, porque em conta DEMO vários status das ordens não funcionam...

;)