Indicador RSI com média móvel

 
Olá, por gentileza, alguém tem ou sabe me indicar onde posso conseguir o indicador RSI plotado juntamente com sua média móvel? Pelo que vi o RSI nativo tem apenas a linha do próprio indicador.
 
Rodorush:
Olá, por gentileza, alguém tem ou sabe me indicar onde posso conseguir o indicador RSI plotado juntamente com sua média móvel? Pelo que vi o RSI nativo tem apenas a linha do próprio indicador.

Olá, você pode colocar um indicador MA sobre o RSI, e em "aplicar a" selecionar "dados do indicador anterior". 

 
Rodorush:
Olá, por gentileza, alguém tem ou sabe me indicar onde posso conseguir o indicador RSI plotado juntamente com sua média móvel? Pelo que vi o RSI nativo tem apenas a linha do próprio indicador.

Olá Rodorush,

Acredito que você esteja interessado em um indicador que faça isso automaticamente. Pelo que já procurei no site MQL5.com, não me lembro de cabeça de ter visto algo assim na Base de Código.

Mas através da função iRSI você consegue calcular o índice de força relativa não apenas de uma série de preços, mas também de um manipulador de indicador qualquer.

Portanto, acredito que não existe pronto para uso, mas é perfeitamente possível de ser codificado.

Abraços,
Malacarne 

 

Olá, HVilela, obrigado pela dica, tentei fazer aqui da seguinte forma: Inserir->Indicadores->Relative Strength Index->OK em seguida Inserir->Indicadores->Moving Average->Aplicar a... Não aparece "dados do indicador anterior". Esta opção só aparece quando adiciono uma Média móvel no gráfico de velas e em seguida adiciono outra média móvel, ou seja, a segunda média pega os dados da primeira. Será que estou esquecendo de algo?

Amigo Malacarne, é isso mesmo, estou precisando utilizar esta combinação RSI+Média em linha de código. Mas achei interessante também a solução do Vilela pois eu poderia aferir o meu indicador, que no caso estou vendo terei que fazer na mão. Muito obrigado pela atenção que vocês dão como sempre.

 
Pessoal, consegui colocar a média móvel sobre o RSI. Ocorre que para dar certo é preciso abrir a janela "Navegador", clicar, arrastar e soltar o indicador de média móvel em cima da janela do indicador RSI. Aí sim ficam disponíveis no campo "Aplicar a:" as opões: "Dados do indicador anterior" e "Os primeiros dados do indicador". Agora vou tentar fazer via código também. Muito obrigado.
 
Prezado, Malacarne, para finalizar, informo que consegui fazer conforme a sua dica, ou seja, passei para iMA o manipulador do iRSI e as médias são devidamente calculadas, já inclusive aferi com os valores da janela do terminal. Muito obrigado mais uma vez pela atenção dos senhores. Tudo de bom!
 
Rodolfo Andrade:
Pessoal, consegui colocar a média móvel sobre o RSI. Ocorre que para dar certo é preciso abrir a janela "Navegador", clicar, arrastar e soltar o indicador de média móvel em cima da janela do indicador RSI. Aí sim ficam disponíveis no campo "Aplicar a:" as opões: "Dados do indicador anterior" e "Os primeiros dados do indicador". Agora vou tentar fazer via código também. Muito obrigado.

Cara você é um gênio! Parabéns! 

 

Rodolfo Andrade:

Pessoal, consegui colocar a média móvel sobre o RSI. Ocorre que para dar certo é preciso abrir a janela "Navegador", clicar, arrastar e soltar o indicador de média móvel em cima da janela do indicador RSI. Aí sim ficam disponíveis no campo "Aplicar a:" as opões: "Dados do indicador anterior" e "Os primeiros dados do indicador". Agora vou tentar fazer via código também. Muito obrigado.


Você é realmente um gênio.

Eu estava usando o trading view para isso, porém pro mini indice, tem um delay e temos que pagar para ser em tempo real.
Desenvolvi um setup no qual isso é muito necessário e pelo mt5 fica bem mais facil.

A parte do dados do indicador anterior não é necessário, pode usar Aplicar a: "Close" mesmo

 
Pessoal me procurou no particular com dúvida de como exatamente codificar isso, aí eu expliquei assim, espero que ajude...


1.Definir as variáveis como vetores.
double rsi[], ma[];

2.Inverter a ordenação do vetor, conforme documentação: https://www.mql5.com/pt/docs/series
ArraySetAsSeries(rsi,true);
ArraySetAsSeries(ma,true);


3.Armazenar os respectivos manipuladores:
rsiHandle = iRSI(NULL, 0, rsiPeriod, rsiTypePrice);
maHandle = iMA(NULL, 0, maPeriod, maShift, maType, rsiHandle);
E é aqui que está o pulo do gato... você passa o manipulador do RSI como parâmetro de iMA para que seja calculado a média dos preços de RSI

4.Aí é só armazenar os valores dos manipuladores nos respectivos vetores:
CopyBuffer(rsiHandle,0,0,3,rsi);
CopyBuffer(maHandle,0,0,3,ma);


Documentação sobre MQL5: Séries Temporais e Acesso a Indicadores
Documentação sobre MQL5: Séries Temporais e Acesso a Indicadores
  • www.mql5.com
Estas são funções para trabalhar com séries de tempo e indicadores. Uma série de tempo difere de um array de dados usual pela sua ordenação reversa - elementos de séries de tempo são indexados do final de um array para seu início (a partir do mais recente para o mais antigo). Para copiar valores de séries de tempo e dados de indicadores, é...
 

Como eu transfiro um servidor MQL5, já contratado, de uma corretora pra outra?

Grato

Josimar

 
Rodolfo Andrade:
Pessoal me procurou no particular com dúvida de como exatamente codificar isso, aí eu expliquei assim, espero que ajude...


1.Definir as variáveis como vetores.

2.Inverter a ordenação do vetor, conforme documentação: https://www.mql5.com/pt/docs/series


3.Armazenar os respectivos manipuladores:
E é aqui que está o pulo do gato... você passa o manipulador do RSI como parâmetro de iMA para que seja calculado a média dos preços de RSI

4.Aí é só armazenar os valores dos manipuladores nos respectivos vetores:



Cara muito Obrigado!!!


Tava me matando aqui pra colocar uma média móvel em um ATR personalizado que estou fazendo e vc veio com a resposta! Muito Obrigado!


Agora entendi, na hora de fazer o "CopyBuffer" da média que será plotada no indicador, ao invés de colocar PRICE_CLOSE põe a handle do indicador principal...


Vlw Cara! Td de bom!

Razão: