Locatário - página 29

 
Mathemat:

Apenas não use a linguagem do ACS, por favor. Quanto mais simples, melhor.

Por que você não gosta tanto desta linguagem...

A propósito, esta linguagem permite expandir o modelo quase infinitamente, introduzindo relações adicionais, condições, restrições...

Por exemplo, você pode considerar cinco contas diferentes, com seus diferentes acréscimos, e oito bolsos, com diferentes recheios, e até mesmo rácios estipulados entre os bolsos.

Para isso, meu modelo precisa ser ampliado com alguns blocos e conexões. E para seu modelo, Alexey, é uma tarefa impossível.

 

Obrigado Alexey por apontar o erro em minhas tentativas de obter uma expressão analítica para a quantidade de retiradas ao longo do tempo t. De fato, eu derivei a porcentagem k ANTES que os juros q fossem creditados na conta.

Dado o acima exposto, proponho novamente obter um valor analítico (corrigido) para a retirada e compará-lo com a forma iterada da entrada. Para o caso discreto, o depósito crescerá de acordo com a fórmula:

,

aqui, o índice será sucessivamente percorrido por todos os valores de 1 a t e

O erro costumava estar no último summand, onde i-1 estava no lugar do índice i .

Para os fundos extraíveis, podemos escrever:

Para esta representação iterativa, uma notação analítica pode ser obtida:

Alexei, esta expressão deve corresponder àquela que você obteve por indução. Se não houver erros, comparemos agora os valores para a fórmula iterativa e para a representação analítica:

Aqui, pontos vermelhos mostram valores de todos os meios derivados pela fórmula de iteração, em função do valor relativo do k/q - acho que tal representação é mais clara (graças a Oleg - ele me inspirou). O azul é o análogo analítico. Vê-se que a coincidência é exata e para os t e q especificados há um máximo pronunciado de kOpt para os meios derivados.

Na verdade, após as correções feitas, é proposto encontrar uma expressão analítica para o kOpt . Encontre o derivadode k:

Equalámo-lo a zero:

Verificamos que não cometemos nenhum erro e o zero desta expressão coincide com o máximo dos fundos retirados:

Bem, tudo está bem! Resta encontrar uma solução aceitável para o zero desta derivada do tipo besta em forma analítica.

P.S. É uma bagunça.

 
avtomat:

na verdade, parece lógico que k é uma fração de q

desde

"retirar mensalmente uma certa porcentagem k da conta que não exceda o valor de q" .

não é essa a questão... Mas...

Isto é importante, pois a fórmula é diferente.

Temos em janeiro mês B=100

Em B = 100 é cobrado (30% ie q = 0,3) - temos em fevereiro (1 + 0,3)*B = 1,3 * 100 = 130 = (1 + q)*B

ou seja, uma sobretaxa de 0,3*B = 30 = q*B

Até agora é o mesmo que o meu.

Removemos uma parte desta sobretaxa (50%, ou seja, k=0,5) k*q*B = 0,5*0,3*100 = 15

Como resultado para o cálculo das taxas para fevereiro, temos B=130-15=115

e então

Em fevereiro temos B=115

Oleg, você é incorrigível :) k é uma porcentagem, não uma fração!!!

Você parece tê-lo a 0,15, ou seja, 15%. É nisso que vamos nos basear.

Mas é aí que nossos caminhos divergem. Em geral, eu não opero mais com frações, mas apenas com porcentagens.

15% de todo o depósito acumulado que retiramos: k*(1+q)*B = 0,15*(1+0,3)*100 = 19,5

Como resultado para o cálculo das taxas para fevereiro temos B=130-19,5=110,5

e ainda

Como resultado, no mês de fevereiro, temos B=110,5.

Como solucionador de problemas, deixeSergey pensar sobre qual opção é melhor para ele.

P.S. Eu vejo sua resposta, Sergey. Bem, eu já escrevi a solução antes. Minha fórmula não coincidiu com a sua :(

 
avtomat: Por que você não gosta tanto desta linguagem...

Esta linguagem é bastante adequada para descrever sistemas dinâmicos lineares. Oleg, seu raciocínio sobre as funções da malha, francamente, acabou de me matar. O problema original não apresentava tais complexidades.

Concordo com a flexibilidade.

 
Mathemat:

Isto é importante, pois a fórmula é diferente.

Até agora é o mesmo que o meu.

Oleg, você é incorrigível :) k é uma porcentagem, não uma fração!!!

Você parece tê-lo igual a 0,15, ou seja, 15%. É nisso que vamos nos basear.

Mas é aí que nossos caminhos divergem. Em geral, eu não opero mais com frações, mas apenas com porcentagens.

15% de todo o depósito acumulado que retiramos: k*(1+q)*B = 0,15*(1+0,3)*100 = 19,5

Como resultado, para calcular as taxas para fevereiro temos B=130-19,5=110,5

e então

Temos B=110,5 em fevereiro.

Sergey , como solucionador de problemas, deixe-o pensar sobre qual opção lhe convém melhor.

P.S. Eu vejo sua resposta, Sergey. Bem, eu já escrevi a solução antes. Minha fórmula não coincidiu com a sua :(

Parece que de fato - todos resolvem "o problema dele ou dela".

Para entrar no depósito é meio inaceitável no saque, este será outro problema.

;)

E a piada com juros e ações - a bomba!

Chorando

 
Mathemat:

P.S. Eu vejo a resposta, Sergey. Bem, eu já escrevi a solução antes. Minha fórmula não coincidiu com a sua :(

Uh-huh... Vamos dar um passo de cada vez.

Uma forma iterativa:

Ele mostra o crescimento do depósito. O primeiro termo no lado direito da equação mostra quanto dinheiro estava lá quando os juros foram cobrados q. O segundo prazo mostra quanto dinheiro será adicionado após o acúmulo e o terceiro prazo mostra quanto será deduzido do que foi após a retirada dos juros k.

Você tem algum comentário a fazer?

 

Eu acho que vejo o erro em mim mesmo, Alexei! - Na fórmula iterativa de retirada

Estou essencialmente retirando uma porcentagem k de um depósito já "retirado" (ver a fórmula acima). A maneira correta de escrevê-lo é assim:

Então, a forma analítica será assim:

Provavelmente corresponde ao seu agora. Indo para ver...

Mathemat:

В конце t-го месяца на счете (по индукции) останется D((1+q)(1-k))^t.

Vamos ver o que resta na minha conta no final do período t:

Portanto, sobrarão alguns:

Você tem: D((1+q)(1-k))^t.

Não temos os mesmos denominadores.

 

Minha fórmula:

Removido = k(1+q) * ( 1-r^t ) / (1-r)

r = (1+q)(1-k)

Saída da fórmula: https://www.mql5.com/ru/forum/131914/page27, meu posto às 23:21.

É difícil chamá-lo de bonito.

Experimente-o diretamente, sem iterações. As iterações podem sempreser parafusadas em depois.

 
Mathemat:.

Experimente-o diretamente, sem iterações. As iterações podem sempreser parafusadas em depois.

Você está certo!

Tem que ser assim:

Agora é uma partida. Phew...

 

Aqui vamos nós, recomeçando tudo de novo :) A história do touro branco...

Oleg, participe, se estiver claro.

FreeLance: Залазить в депозит вроде при снятии низзя - это будет другая задачка.

E quem entra ali? Até agora tudo bem: com os números apresentados, há mais na conta do que havia no início do mês.

Merda, uma anuidade pós-numerando, pelo amor de Deus...

Razão: