[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 93

 
TheXpert >>:
Подсказывать дальше?


DAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASádico
 
Você precisa encontrar o quinto ponto pertencente ao quadrado, utilizando as propriedades do quadrado.
 
Mathemat писал(а) >>

Em princípio, já estamos bem avançados e desenhamos círculos nos lados do quadrilátero. Resta encontrar o ponto de partida certo de um círculo de onde começar a desenhar para obter um quadrado exato.

O que eu gostei sobre este problema é que os 4 círculos de interseção resultantes representam um sistema interessante. É evidente que os lados da praça passam por seus pontos de cruzamento. Entretanto, se pegarmos qualquer segmento que passe por qualquer um destes pontos, e o completarmos ainda mais pelos pontos de sua intersecção com os círculos (espero que você veja o que quero dizer), então esta polilinha se fechará e obteremos um retângulo inscrito nestes 4 círculos. Visualmente, acontece que um retângulo muda suas proporções mantendo os cantos ao girar (mudando o ângulo do segmento original). O quadrado que estamos procurando é o único caso particular deste retângulo quando os lados se tornam iguais. E no caso degenerado acima mencionado, o retângulo acaba sendo um quadrado e não muda suas proporções quando girado.

Isto me levou a uma idéia engraçada: podemos construir dois retângulos arbitrários em lados opostos da praça que estamos procurando, e então iterativamente encontrá-la por divisão binária do ângulo entre eles. :-)

Mas não consigo pensar em um método de construção direta.

PS

Alexey, belo problema. Mas não no sentido de resolvê-lo na classe. :-)

 
TheXpert >>:
Необходимо найти пятую точку, принадлежащую квадрату, используя свойства квадрата.


como uma dica (

A dosagem não pode ser aumentada?

 
Mathemat писал(а) >>

Em princípio, já estamos bem avançados e desenhamos círculos nos lados do quadrilátero. Tudo o que resta é encontrar o ponto de partida certo de um círculo, que é o ponto de partida a partir do qual devemos começar a desenhar para obter um quadrado exato.

Resolvi o problema sem desenhar círculos, estou sentado, rindo, esperando como tudo termina :))))

 

Tenho que ir embora.

E aqui estão eles... eles estão distribuindo pistas em doses homeopáticas, logo estarão empurrando as pistas para palavras cruzadas, sádicos

 

Sim, Yuri, eu tenho procurado como eles estão conectados, esses retângulos. Eu não consegui encontrar nenhum.

2 TheXpert: O ponto de interseção diagonal provavelmente não vai ajudar.

Você pode centralizar o lado de um quadrado e depois traçar uma linha reta através dele e um vértice do quadrilátero. Em princípio, este elemento é o mais lógico: a construção inequívoca só é possível no caso não degenerado.

Ah, também: neste ponto o quadrado é tocado por um círculo inscrito.

 
Mischek >>:
а дозировку нельзя увеличить ?

Propriedades de um quadrado ;) -- é um retângulo com lados iguais. É isso aí, não há mais o que contar.

 
TheXpert >>:

Свойства квадрата ;) -- это прямоугольник с равными сторонами. Все, дальше подсказывать некуда.


É isso aí, eu sou um down-ambicil (
 

Eis a minha solução:

1. Qual é a soma dos ângulos interiores do quadrado?

2. Qual é a soma dos ângulos de um quadrilátero?

3) Qual é a soma dos ângulos de um ângulo expandido?

4. A que é igual a soma dos ângulos de um triângulo?

-

Usando 4 pontos você pode construir um número infinito de retângulos, mas apenas um será um quadrado :)