[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 579

 
Heroix: E o que impede de desligar todas as lâmpadas, depois ligar apenas uma e contar seu TO?

Você não pode simplesmente apagar todas as luzes, você não tem o quadro completo. Você precisa de um critério pelo qual possamos julgar se já vencemos todos os cavalos. Poderia haver oooooo muitos deles.

Demasiados passos. Na solução que encontrei, você tem que dar duas voltas completas.

Mas a solução está certa ou não?

E em geral - não havia nenhum requisito de otimização na condição do problema.

 
Mathemat:

Você não pode simplesmente apagar todas as luzes, você não tem o quadro completo. Você precisa de um critério pelo qual possamos julgar se já vencemos todos os cavalos. Pode haver um inferno de muitos deles.

Mas é a decisão certa ou não?


Parece-me que sua solução é correta, mas altamente subótima. O número de passos crescerá como o quadrado do número de carros.

Se você quiser, eu posso lhe dar minha solução.

 
Mathemat:
Os cavalos estão de pé em uma única fileira ou em várias fileiras?
 

Se os cavalos estiverem de pé em fila. Entramos com um teodolito. Ligue 3 tochas adjacentes e meça os ângulos entre elas. A partir dos ângulos, calcule o número.

 

Dima, o único dispositivo de medição que você tem é o interruptor no cavalo e seu cérebro. Você não tem fisgas, teodolitos ou multímetros :)

Os cavalos não precisam estar em uma fila, mas podem ser arranjados.

sand: Если хотите я могу привести мое решение.

Sim, eu não me importo.

 

Idéia: Certifique-se de que apenas uma lâmpada esteja acesa, então, contando as lâmpadas da única lâmpada "acesa" para a próxima lâmpada "acesa", vamos realmente andar em círculo e contar todas as lâmpadas


(1) Escolha a primeira lâmpada acesa que vemos e a direção a ser tomada

(2) Executar um laço desligando todas as outras lâmpadas N. No início N = 1

(3) Uma vez alcançada a lâmpada N+1, faça o seguinte

---- (3a) Se a lâmpada não estiver acesa, acenda-a, aumente N em um e volte para (2)

---- (3b) Se a luz estiver acesa, ela pode ser a primeira luz. Para verificar isso, retroceda dois passos, ou seja, as lâmpadas N + N+1 para trás.

-------- (3bi) Se não houver luz, este é o fim do N-bulb.

-------- (3bii) Se a lâmpada ainda estiver ligada, voltar ao primeiro ponto (3b), aumentar N em um, e voltar ao ponto (2).


Atualização P.S.

 
Mathemat:

Sim, eu definitivamente não me importo.


Você está em uma determinada carroça. Se as luzes do carro estiverem apagadas, você as acende e começa a contar os carros. Você conta usando dois "balcões". O primeiro continua somando. Se você encontrar um carro com a luz apagada, você acrescenta 1 ao segundo contador. Se as luzes estiverem acesas, você "reinicia" o segundo contador e apaga as luzes. Se se verificar que o primeiro contador é duas vezes maior que o segundo contador, você contornou o trem inteiro e o segundo contador contém o número de vagões. Você precisará contornar o trem 2 vezes para contá-lo.
 

O primeiro contador é o número total de carros viajados e o segundo contador é o número acumulado de carros sem luzes viajando em sucessão. Isso é verdade?

P.S. Exemplo: o primeiro contador é 4, o segundo é 2. Passaram 4 carruagens, as duas últimas não tinham luz, e as duas primeiras tinham luz. Há 1000 carros no círculo (você não sabe, eu sei).

Como você sabe com certeza que concluímos a rodada?

Если свет горит вы "сбрасываете" второй счетчик и выключаете свет.

Aqui é onde não está claro. Será o primeiro vagão com as luzes apagadas (depois de reiniciar o segundo contador) - ou ele não conta?

 
DmitriyN:

Se os cavalos estiverem de pé em fila. Vindo com um teodolito...

A grafia correta é: com um teodolito.
 
Mathemat:

O primeiro contador é o número total de carros viajados e o segundo contador é o número acumulado de carros sem luzes viajando em sucessão. Isso é verdade?

P.S. Exemplo: o primeiro contador é 4, o segundo contador é 2. Passou por 4 carruagens, não houve luz nas duas últimas. Há 1000 carruagens no círculo (você não sabe disso, eu sei).

Como você pode ter certeza de que concluímos as rodadas?

Sim, você parece estar certo. No entanto, essa resposta foi creditada há mais de um ano))

Vou pensar sobre esta tarefa.

Razão: