[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 170

 
Mathemat >>:

Окружности расположены именно так и не иначе?

Sim. Ou seja, cada um toca nos outros dois, nenhum círculo fica no outro círculo.

ZS: Eu mesmo não me lembro mais da solução.

 
TheXpert >>:

Кто решит задачку и докажет правильность своего решения, может считать себя крутым математиком.

Для трех окружностей произвольного радиуса найти треугольник максимальной площади, вписанный в заштрихованную фигуру.


Но это так -- если будет куча свободного времени и амбиций и желание сломать мозг.


Não funciona assim.

Traçar uma linha ligando os dois pontos

um em que o círculo esquerdo toca a parte superior direita.

o outro, onde o círculo superior direito toca o círculo inferior direito

paralelamente a esta linha, desenhe uma linha dentro da área tracejada, de modo que ela toque o círculo superior direito

um dos lados está pronto

os outros da mesma forma

nenhuma prova (

 
Mathemat >>:

alsu, большая просьба, не выкладывай решение. Думаю, ты ее давно решил.

Richie, хочешь почувствовать радость решения скучной математической задачки - пусть даже с небольшими подсказками?

P.S. Ладно, Richie уже спит, наверно. Будем решать, кому интересно и кто не спит еще.

então eu postarei cerca de 2.000 pontos

Mathemat >>:

Há 2000 pontos marcados no avião, nenhum dos quais três se encontram na mesma linha

.

Provar que é possível traçar uma linha (não passar por nenhum dos pontos marcados) que tem 1000 pontos em cada lado

.

Considere algum sistema de coordenadas cartesianas xOy, no qual os pontos têm coordenadas (xi,yi), i=1...2000.

Se xi!=xj para qualquer i!=j, então é obviamente suficiente ordenar o conjunto de pontos, organizando-os em abcissas ascendentes e dividindo-o ao meio. Se a é a maior abcissa do grupo 1 (com xi menor), e b é a menor do grupo 2 (com xi maior), então, escolhendo algumas a<x0<b e desenhando a linha x=x0 obtemos a solução.


Se ainda encontrarmos xi=xj para alguns pares i!=j, então aplicamos o seguinte método. Introduzir um sistema de coordenadas x'Oy' com o mesmo centro, mas girado em torno dele pelo ângulo alfa. As abcissas dos pontos são transformadas pela lei xi'=xi*cos(alfa). Mudando gradualmente o ângulo alfa de 0 para 2pi, de tempos em tempos obteremos abcissas coincidentes no novo sistema de coordenadas. O conjunto de todos os subconjuntos de pontos não vazios com potência superior a 1 (ou seja, o conjunto de variantes de suas abcissas xi') é finito, portanto finito é o mapeamento para o conjunto de todos os ângulos alfa correspondentes às partidas dadas. Entretanto, como se sabe que o conjunto de todos os ângulos de rotação tem o poder de um continuum, podemos dizer que existe um alfa=alfa0 tal que em nenhum par de pontos os abscissas coincidem. Neste caso, a construção descrita na primeira parte da solução é possível.


--------

Eu acrescentaria que a condição de não haver três pontos na mesma linha não é utilizada na prova e, portanto, não é essencial. De fato, é suficiente que os pontos sejam simplesmente diferentes em pares.

 

Merda. Não pensei muito sobre a finitude do conjunto de linhas.

Mischek >>:

А так не прокатит -

Pode funcionar... Terei que reconstruir a solução. Terei tempo para desenhar.

___________________

Vai funcionar :) Mas não vai ser fácil provar :) . Mas... Vale a pena tentar.

Então o problema se transforma nisto: provar que este triângulo tem a área máxima de todos aqueles inscritos nesta figura.

 
Mathemat >>:

Окружности расположены именно так и не иначе?

o raio é arbitrário, portanto pode ser diferente

 
Ninguém escreve sobre as fichas, então se eu não as tiver até hoje à noite, eu mesmo as escreverei. é tarefa de uma criança :))
 

Eu já escrevi a solução, veja antes. Richie não quer se sentir feliz com isso, que assim seja.

2 TheXpert: No problema dos três círculos, a solução geométrica é necessária? Ou um analítico é suficiente?

 
Isso é um desafio - um cientista polonês provou que Deus existe. Citação - "Geller desenvolveu uma fórmula complexa que permite que tudo, mesmo a aleatoriedade, seja explicado através de cálculos matemáticos.
 
Mathemat >>:

Да я уже написал решение, смотри чуть раньше. Richie не хочет ощущать радость, ну и ладно.

2 TheXpert: в задаче о трех окружностях - геометрическое решение обязательно? Или достаточно аналитического?

É improvável que a analítica exista. O geométrico não precisa, é fácil lá, você só precisa de uma prova.

 
LeoV >>:
Вот это задачка, так задачка - Польский ученый доказал, что Бог существует. Цитата - "Геллер разработал сложную формулу, которая позволяет объяснить все, даже случайность, путем математических подсчетов".


A fórmula no estúdio,

não aceitamos no ex4.

...embora ...com certeza o ajuste

Razão: