Como identificar se um EA é Ruim, Mediano ou Excelente no quesito Rentabilidade

 

Pessoal,  

Como posso saber se meu robô esta rentável?  

Estou gerando alguns backtests em diversos períodos e timeframes, porem  gostaria de saber quais os pontos devo ter maior atenção justamente para identificar possíveis falhas.

Há algum índice que eu possa me basear, justamente para ter uma noção se ele está me gerando lucro em curto/medio e longo prazo? 

Arquivos anexados:
Robo.png  236 kb
 
nelsonlucas:

Pessoal,  

Como posso saber se meu robô esta rentável?  

Estou gerando alguns backtests em diversos períodos e timeframes, porem  gostaria de saber quais os pontos devo ter maior atenção justamente para identificar possíveis falhas.

Há algum índice que eu possa me basear, justamente para ter uma noção se ele está me gerando lucro em curto/medio e longo prazo? 

https://www.amazon.com.br/Evaluation-Optimization-Trading-Strategies-English-ebook/dp/B000SH2CRE/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&keywords=robert+pardo&qid=1577999455&sr=8-1
 
nelsonlucas:

Pessoal,  

Como posso saber se meu robô esta rentável?  

Estou gerando alguns backtests em diversos períodos e timeframes, porem  gostaria de saber quais os pontos devo ter maior atenção justamente para identificar possíveis falhas.

Há algum índice que eu possa me basear, justamente para ter uma noção se ele está me gerando lucro em curto/medio e longo prazo? 

Nelson, 

O que é rentável para você pode não ser para mim, ou vice-e-versa, enfim... não é simples assim. 

Mas, se o EA é usado para fins particulares, então é mais fácil. Basta você efetuar essa pergunta a você mesmo. Vou dar exemplo próprio. Se eu tiver 10 mil reais, quanto e quais formas consigo fazer esse dinheiro evoluir anualmente com o mínimo de risco possível de perdê-lo?  Se meu EA conseguir cobrir isso, então ele está sendo rentável para mim, pois corro riscos no mercado, então meu EA precisa ser mais rentável que outros meios.

Agora se for para fins comerciais... ai meu amigo melhor estudar profundamente sobre o assunto. Flávio no post acima indicou um excelente livro, pode apostar que é uma excelente leitura.

Eu tive um mestre no passado que praticava várias vezes uma frase simples comigo, mas só depois fui entender como é uma sábia frase:   " - Ruy, se você fechar seu dia no zero-a-zero é lucro meu amigo, pois tratando-se de mercado financeiro não perder é lucro." Meu grande e amado amigo Alysson, seja onde estiver descanse em paz e obrigado por essa frase :)

 
nelsonlucas:

Pessoal,  

Como posso saber se meu robô esta rentável?  

Estou gerando alguns backtests em diversos períodos e timeframes, porem  gostaria de saber quais os pontos devo ter maior atenção justamente para identificar possíveis falhas.

Há algum índice que eu possa me basear, justamente para ter uma noção se ele está me gerando lucro em curto/medio e longo prazo? 

Tem uma frase no mercado que diz: "Pegue seu dinheiro e caia fora - antes que a besta da aleatoriedade devore tudo!" . 

Se sua estrategia automatizada for capaz de agir assim, ao meu ver, esta em bom caminho. 

Cuidado com o termo "rentabilidade" quando estiver atuando de forma especulativa. 

Por fim, muito mais importante que índices (etc) eh: aumentar a disciplina, reduzir a ambição e cortar as perdas.

$uce$$o.

Razão: