Tudo sobre Corretoras/Brokers - página 2

 
André Barbisan:

Olá Figurelli e All,

Vi o tópico "Por que o Metatrader 5 trava tanto ?" e me motivei a fazer a seguinte pergunta...

É possível colocar no código do robô uma função para realizar o "Network Rescan"? Melhor ainda, seria possível definir um server específico para tal reconexão?

Pergunto isso pois sou usuário da XP, e frequentemente, o server perde a conexão (pelo menos vejo que a atualização de cotações está parada a algum tempo) e tenho que manualmente realizar o rescan.

Outra coisa: porque isso acontece? É problema na corretora? Existe alguma mitigação que possa ser realizada do meu lado (usuário)?

Obrigado!

Melhor resposta:

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Por que o Metatrader 5 trava tanto ?

Rogerio Figurelli, 2019.04.28 16:51

Bom dia a todos,

Sem dúvida esse é um tópico bastante relevante, segue minha opinião sobre os vários pontos já levantados. Antes de mais nada gostaria de deixar claro que minha visão é focada em encontrarmos soluções para a melhoria de qualidade, pois acredito bastante no potencial do produto, e não tenho nenhum conflito de interesses com fabricantes e ou corretoras, apesar de ser um moderador desse site.

1) Quanto ao VPS
Note que ter uma "boa" VPS não significa apenas ter a menor latência, mas também ter uma boa capacidade de processamento, com "bom" dimensionamento dos principais recursos, principalmente de estabilização do sistema operacional. Acredito que não seja o caso do @sergiomt, portanto essa observação é geral para qualquer usuário, pois muitas vezes vejo plataformas instaladas em servidores gratuitos com o mínimo desempenho.

2) Quanto a outras plataformas funcionarem bem
Sem nenhum desmérito a outras plataformas, notem que o MT5 possui uma arquitetura aberta para desenvolvimento extremamente avançada, que no meu entender foi herdada do expertise em Forex, onde ela é líder absoluta de mercado pelo menos no quesito de volume de usuários. Acompanho essa evolução de plataformas no Brasil desde 1998 e uso o MetaTrader desde sua versão MT3 e sempre ele esteve, na minha opinião, muito à frente das plataformas locais, principalmente em abertura para desenvolvimento de EAs e Indicadores personalizados, algo muito recente e extremamente limitado ainda (infelizmente) em nosso país. Dessa forma, é evidente que os riscos assumidos pela MetaQuotes e corretoras que disponibilizam essa plataforma é muito maior, justamente pelo nível de abertura de desenvolvimento, com maiores chances de falhas e riscos (como acontece, por exemplo, quando comparamos plataformas abertas e proprietárias) para qualquer aplicação, com inúmeros exemplos de mercado. Aliás, essa é uma lógica da tecnologia da informação: quanto mais avançada a tecnologia, maiores os riscos, maiores as chances de erros/falhas, mas, principalmente, maiores as possibilidades e oportunidades de resultados. Não por menos, a indústria de software só cresceu no mundo passando os riscos para os usuários, o que também não concordo, mas essa é a realidade e os termos de uso são muito claros nesse sentido (para quem é muito novo, note que foi Bill Gates a pessoa chave nesse processo, e isso foi fundamental para não estarmos usando o MS-DOS em nossas máquinas até hoje).

3) Quanto ao MT5 funcionar bem no exterior e/ou com Forex
É importante não esquecer que o MT5 for criado e lançado em 2010 justamente com um recurso diferenciado: a capacidade de operar no mercado de ações. Ou seja, partindo de uma plataforma líder em Forex (a MT4) foi criada uma tecnologia que incorpora as duas funcionalidades, o que é no meu entender uma grande inovação, principalmente que em 2010 não existia nada no mesmo nível de competitividade. Sem dúvida os riscos aumentaram muito com essa inovação, o que no meu entender justifica o fato de ainda existir o MT4 no mercado, totalmente focado em Forex, e que sempre me pareceu estar cada vez mais baseado na própria plataforma do MT5 (não tenho acesso a essas questões estratégicas, essa é apenas uma especulação). Dessa forma, é natural que o MT5 tenha performance excelente para Brokers/Corretoras MT5 em qualquer lugar no mundo, já que esse é o expertise de longo tempo. Mas quando entra o mercado acionário os problemas aumentam exponencialmente. Note-se que a B3 (BMF e Bovespa) foram pioneiras em testes do MT5, e acompanhei isso desde o início, ajudando em vários momentos no processo de identificação de problemas, quando iniciaram as operações em 2014 através da corretora XP, pioneira no Brasil com o MT5.

4) Quanto à qualidade das corretoras
Acredito que uma boa parte dos problemas está em duas questões: conhecimento especializado no MT5 e integração dos fornecedores de market data com as corretoras. Justamente o que já comentei antes em termos de abertura do MQL4/MQL5, se essas plataformas servidoras não estiverem bem ajustadas por profissionais especializados tanto em B3 e Forex, como na própria plataforma, os riscos são muito grandes de ter problemas. Então o investimento não passa apenas pela questão de tecnologia, mas de treinamento especializado e qualificação das equipes.

5) Quanto a soluções
No meu entender esse é o item que devemos focar, a menos que alguém me convença que existe alguma outra plataforma no mesmo nível e que isso não vale a pena. Sendo pragmático, nesse sentido, como existe uma limitação até onde o usuário e os fornecedores de robôs podem proteger (ver lista mais detalhada em https://www.mql5.com/pt/forum/23409), assim como as próprias corretoras em relação à plataforma, e a tecnologia apresenta grande evolução e abertura, me parece que o mais adequado seja uma colaboração entre usuários e profissionais nas corretoras. Como fazer isso? Também não tenho uma resposta, e acredito que seja um primeiro passo para discussão aqui, ficando essa minha sugestão.

Fico também à disposição para esclarecer qualquer ponto da minha opinião sobre o assunto, e colaborar na solução dos problemas apontados.

Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Por que o Metatrader 5 trava tanto ?

Rogerio Figurelli, 2019.06.24 12:37

Olá  Charles, recomendo avaliares, além da corretora, outros fatores, como sua infraestrutura, latência, algoritmos das ferramentas, robôs ou indicadores que você está utilizando, etc., etc..
Quanto a comparar com outras plataformas, como já mencionei anteriormente, esse não me parece um bom parâmetro, pois o MT5 é o único com uma capacidade tão grande e aberta de desenvolvimento, o que certamente aumentam os riscos para esse tipo de problema. Esse é o ônus de se trabalhar com uma plataforma de fato, aberta para qualquer sistema externo, e no estado da arte para os principais mercados do mundo.
Seja como for, o que constato e talvez possa ajudar o colega, a partir da minha experiência teórica e prática de longo tempo usando a plataforma, e com uma base de sistemas de medição e monitoração já construída, é que geralmente quando identifico algum problema ele é relacionado a um desses outros fatores, uma vez que já conheço os pontos fortes e fracos das corretoras.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Saldo no Metatrader 5

lucasregis, 2018.10.23 18:44

Galera estou testando (no testador de estratégias) há semanas um expert no mt5, porém para ele funcionar na conta Real e Demo, no Saldo deve ter dinheiro lá, no testador de estratégias a gente coloca o dinheiro inicial, porém, o robo nao vai funcionar em produção por conta desse saldo que aparece zerado mesmo tendo grana na corretora (RICO)...


Alguem sabe como coloco um valor nesse saldo, mesmo que seja para o robo funcionar, nem precisa ser o valor da corretora...


tem como???

Obrigado, e segue o print



 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Ordem encerrando 0.5 abaixo do Take Profit.

Joscelino Celso de Oliveira, 2019.08.01 15:08

Não sei se vocês sabem, mas a B3 colocou no ano passado em discussão um novo mecanismo de execução de ordens para clientes pessoa física ("varejo"). Na verdade foi uma consulta pública, com várias manifestações de partes interessadas ...

Segue o link pra quem quiser ir diretamente na fonte: 

http://www.b3.com.br/pt_br/regulacao/consulta-publica/rlp-e-novas-regras-para-oferta-direta/

Basicamente o novo mecanismo chama-se RLP (Retail Liquidity Provider), e tem muitas manifestações contra e a favor do mesmo ...

O mecanismo vai permitir que clientes de varejo (apenas de varejo) executem ordens a mercado sem slippage (depende obviamente do tamanho do lote).

O legal das manifestações: XP totalmente a favor do novo mecanismo, e Virtu radicalmente contra ...

Motivo: a Virtu é "market maker" em mais de 25.000 ativos no mundo todo, e também atua nos dois principais ativos aqui no Brasil: WIN e WDO ...

Com o RLP a Virtu certamente deixará de abocanhar muitas ordens de clientes de varejo, que acabam sendo executadas com slippage alto em momentos de alta volatilidade (certamente a Virtu pega boa parte dessas ordens)

Pra quem não entendeu nada, segue um resumo, feito pela CM Capital:

https://www.cmcapital.com.br/vantagens-da-rlp/


PS: Contribuição do Rodrigo Malacarne.


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Corretoras brasileiras que permitem negociação por meio de robôs no MT5

Trader_Patinhas, 2019.08.10 21:27

Eu tive uma experiência positiva com a Modal no ressarcimento de um prejuízo que tive numa ocasião em que o servidor MT5 deles congelou.

Foi a única vez que tive problema e fui ressarcido em 24 horas. Deu um certo trabalho, tive que argumentar, mandar log, evidências demonstrando que minha posição estava com lucro no momento do travamento e que o robô já havia reposicionado o stop-loss pra dentro da zona de lucro, etc., etc. ... mas acataram a reclamação e me ressarciram no dia seguinte.

Com a Clear eu tive muitos problemas operando manualmente, principalmente de não respeitar stop-loss e não conseguir zerar ordem. Mas, como os prejuízos foram quantias irrisórias, nunca me dei ao trabalho de reclamar. Mas pra eu ter coragem de colocar um robô operando lá com exposição financeira pesada eles vão ter que "comer feijão" pra ganhar minha confiança, kkk !

Com a Terra minha experiência também é relativamente boa, nunca tive problemas, mas ultimamente o servidor deles tem caído com uma certa frequência (eu que dei sorte de isso nunca acontecer com meu robô posicionado).


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Activtrades vs ICmarkets

Bernardo G., 2019.08.22 16:53

bom dia a todos,

Tendo em vista a lentidão na execução de ordens e spreads absurdos de corretoras brasileiras, resolvi pesquisar a respeito de corretoras estrangeiras.

vi aqui no fórum e pesquisando na internet, a activ e icmarkets. Eu quero operar um EA scalper, e pelo que eu entendi, a icmarkets, por ter contas do tipo ECN, seria a mais vantajosa. Mas durante a pesquisa, vi muitas reclamações a respeito dela, e que possivelmente, a activ, apesar de ser STP, teria execução e spreads muito parecidos, boas taxas de operacao, e por ser maior, traria uma confiabilidade maior, sem contar que possui o BRA50.

Alguem operando uma delas ou com alguma experiência no assunto, poderia dar um feedback em relação a isso? Vi alguns tópicos aqui, mas não achei nada conclusivo ou atual.

Obrigado


 
Rogerio Figurelli:


bom dia a todos,

Tendo em vista a lentidão na execução de ordens e spreads absurdos de corretoras brasileiras, resolvi pesquisar a respeito de corretoras estrangeiras.

vi aqui no fórum e pesquisando na internet, a activ e icmarkets. Eu quero operar um EA scalper, e pelo que eu entendi, a icmarkets, por ter contas do tipo ECN, seria a mais vantajosa. Mas durante a pesquisa, vi muitas reclamações a respeito dela, e que possivelmente, a activ, apesar de ser STP, teria execução e spreads muito parecidos, boas taxas de operacao, e por ser maior, traria uma confiabilidade maior, sem contar que possui o BRA50.

Alguem operando uma delas ou com alguma experiência no assunto, poderia dar um feedback em relação a isso? Vi alguns tópicos aqui, mas não achei nada conclusivo ou atual.

Obrigado

IC Markets óbvio. Uma das melhores do mundo, Activtrades nem compete. Uma corretora com muito mais usuários acaba tendo mais reclamações mas eu nunca vi uma única ordem executada errada na IC Markets...

 
Boa tarde,
Sou iniciante e ontem, 30/08, operei na corretora Modal
DOL V19, 39 ordens( 1 x 15 contratos / 1 x 10 contratos / 37 x 5 contratos - entre compras e vendas)
Abaixo seguem os custos, que achei muito altos.
Todos os dados estão na nota de corretagem da Modal
Modal----------- para cada 5 contratos dentro de cada ordem R$3,00 de corretagem, totalizando R$126,00
BMF------------- Taxa registro R$534,68              Emol+f.gar R$ 277,20
Impostos ------- ISS R$8,01            IRRF Projeção R$3,12.
Existe algum pacote ou qualquer outra coisa em qualquer corretora que diminuam estes custos para operar dolar?
Porque de R$1.250,00 de ganho bruto, ficaram R$300,99

Como ainda haverá o IR de 20% sobre o ganho líquido, restarão R$240,79.
É comum este custo de 80,737% ????
 
LivreEscolha:
Boa tarde,
Sou iniciante e ontem, 30/08, operei na corretora Modal
DOL V19, 39 ordens( 1 x 15 contratos / 1 x 10 contratos / 37 x 5 contratos - entre compras e vendas)
Abaixo seguem os custos, que achei muito altos.
Todos os dados estão na nota de corretagem da Modal
Modal----------- para cada 5 contratos dentro de cada ordem R$3,00 de corretagem, totalizando R$126,00
BMF------------- Taxa registro R$534,68              Emol+f.gar R$ 277,20
Impostos ------- ISS R$8,01            IRRF Projeção R$3,12.
Existe algum pacote ou qualquer outra coisa em qualquer corretora que diminuam estes custos para operar dolar?
Porque de R$1.250,00 de ganho bruto, ficaram R$300,99

Como ainda haverá o IR de 20% sobre o ganho líquido, restarão R$240,79.
É comum este custo de 80,737% ????

A Modal tem um plano de corretagem zero, em que vc paga uma taxa fixa por mês (acho que é 19,90) e não paga corretagem. Isso te faria economizar os R$ 126 de corretagem.

Para emolumentos e taxa de registro, que é a maior parte do custo, não tem jeito. Essas tarifas são da B3 e serão exatamente as mesmas em qualquer corretora. 

O motivo pelo qual o custo das tarifas ficou proporcionalmente alto (80% do lucro bruto) é que o seu resultado bruto, embora positivo, na verdade foi muito próximo de zero. Vc operou um total de 210 contratos com ganho bruto de R$ 1250,00 o que significa que vc teve um lucro bruto médio de R$ 5,95 por contrato. Como o contrato de DOL vale R$ 50,00 por ponto, isso significa que o lucro bruto médio dos seus trades foi de R$ 5,95 / R$ 50,00 = aproximadamente 0,12 pontos, o que praticamente equipara o lucro bruto com os custos operacionais do DOL, que são na faixa de 0,10 ponto.

Se vc melhorar o desempenho (ou aumentando a taxa de acerto ou alongando os trades vencedores) para 1 ponto de lucro em média, por exemplo, os custos operacionais se reduzirão a 10% do lucro bruto ... se melhorar para 2 pontos de lucro em média, eles se reduzirão a 5%, e assim por diante ... mas lembrando que sempre vai ter os 20% do IR sobre o lucro, dos quais não tem como escapar, a menos que vc consiga compensá-los com deduções (despesas médicas, etc.) e assim recebê-los de volta no ano seguinte.

Perceba que os custos operacionais dependem somente do volume negociado, e não de quanto lucrou. Se o lucro médio por contrato for muito próximo de zero, os custos operacionais podem até superar o lucro bruto (nesse cálculo a proporção ficaria acima de 100%). Por isso não faz muito sentido calcular essa proporção entre duas coisas que não são proporcionais.

Razão: