Tudo sobre B3 (BM&F/Bovespa)

 

Decidi criar esse tópico para concentrar tudo (perguntas, respostas, cases, informações, etc.) sobre B3 (BM&F/Bovespa) e robôs para o mercado brasileiro.

Algumas regras básicas:

1. Por favor não faça perguntas sobre outros mercados aqui.
2. Se você já criou ou vai criar um tópico especificamente com sua pergunta coloque aqui apenas uma referência para ele para evitar redundância.
3. Por favor siga as regras do fórum (https://www.mql5.com/pt/about/rules)

Obrigado e boa discussão sobre B3 (BM&F/Bovespa) a todos!

Rogério Figurelli

Regras
Regras
  • www.mql5.com
Por favor, seja educado na participação deste fórum. Quaisquer mensagens que possam ofender outros visitantes do fórum são proibidas. As discussões negativas sobre qualquer banco, corretoras, de outras empresas ou instituições financeiras estão proibidas. Estas postagens estão sujeitas à remoção. Todas as discussões sobre as relações pessoais...
 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Metatrader no Brasil - BMF Bovespa

Anjinho, 2015.03.02 20:15

Vou criar este tópico e me colocar a disposição, caso alguém tenha dúvidas na utilização do Metatrader 5 no Brasil.

 

Posso ajudar tanto na linguagem de programação, como na utilização do sistema em si.

 

Abraços,

Carlos Erbesdobler - Anjinho

Niterói - RJ 


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Não aparece BOVESPA nos meus ativos

william_oliveira, 2019.02.28 01:40

Boa noite! 

Instalei o metatrader mas não aparece bovespa como ativo.

Pelo terminal web via navegador também não aparece bovespa como ativo. Alguém sabe qual o problema?

Obrigado.


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Backtest WIN e WDO BMF Bovespa

acruche, 2019.01.19 19:25

Olá pessoal,

Estou com dificuldades em usar o backtest, faço a programação de minha estratégia e quando vou testar no win ou wdo as ordens são abertas, mais quando o preço atinge o takeprofit ou stoploss as ordens não são fechadas.

Fiz todo o código de venda e compra. E não deu certo, também tentei usar a bliblioteca CTrade, porém, acontece a mesma coisa. As ordens abrem, porém quando o takeprofit ou stoploss a ordem continua aberta.

Alguém teve esse problema?


Obrigado


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Negociando WIN

Felipe Dourado Goncalves De Souza, 2017.06.27 02:35

Galera, boa noite

Seguinte: montei um robô para operação com WINQ17, porém, após o vencimento, vou ter que alterar manualmente para a próxima letra do contrato? Não daria para fazer nada automaticamente?

Grande abs!


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Sequência em que as ordens são processadas

Trader_Patinhas, 2019.02.05 03:19

Oi Samuel.

No caso eram operações de arbitragem, explorando ineficiências de mercado, ou seja, distorções transitórias na proporção entre preços de diferentes ativos que deveriam estar sempre correlacionados. Estas distorções normalmente se desfazem rapidamente, pois logo algum robô percebe e explora a distorção, restabelecendo o equilíbrio do mercado. Se o seu robô for o primeiro a perceber e conseguir agir antes dos outros, vc ganha dinheiro sem risco.

Exemplos de arbitragem: units x ações preferenciais e ordinárias, ações x opções, opções do mesmo ativo com diferentes strikes e/ou vencimentos, box de 4 pontas, lote cheio da ação x mesma ação no mercado fracionário, ADR's de empresa brasileira x ações da mesma empresa na B3, contratos futuros com diferentes vencimentos x taxa de juros, triangulações entre 3 moedas, triangulação entre commodities no Brasil e no exterior e câmbio USD/BRL, etc.

Essas oportunidades surgem a qualquer momento, em qualquer direção, geralmente causadas por algum comprador ou vendedor que faz um movimento grande e repentino, e geralmente só podem ser capturadas com lucro se você comprar/vender pelo menos uma das pontas de forma passiva, com ordem pendente em preço um pouco afastado do bid/ask, para capturar uma variação súbita e inesperada de um ativo antes que o(s) preço(s) do(s) ativo(s) correlacionado(s) se mexa(m).

Claro que dá pra evitar o problema do "zé-com-zé" que eu relatei colocando a "isca" (a ordem pendente) somente em uma das pontas de cada vez, mas nesse caso perdem-se metade das oportunidades.


 

Tem algum problema eu querer operar o "Bra50" ao inves do "wind" morando aki no brasil  ??

 
marcelo12300:

Tem algum problema eu querer operar o "Bra50" ao inves do "wind" morando aki no brasil  ??

Olá @marcelo12300, quanto ao Bra50 provavelmente você está referenciado a um instrumento financeiro baseado em indicador e CFD, como existe por exemplo na Activtrades.
Se for esse o caso, é possível sim operar como brasileiro, utilizando uma corretora internacional, mas você tem que se adaptar às regras de Forex (veja mais nesse outro tópico em https://www.mql5.com/pt/forum/309783).
Sds.,
Rogério Figurelli

Você tem alguma questão sobre FOREX! Pergunte Aqui!
Você tem alguma questão sobre FOREX! Pergunte Aqui!
  • 2019.04.05
  • www.mql5.com
Decidi criar esse tópico para concentrar dúvidas sobre FOREX e robôs para esse mercado. Algumas regras básicas: 1...
 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Por que o Metatrader 5 trava tanto ?

Rogerio Figurelli, 2019.04.28 16:51

Bom dia a todos,

Sem dúvida esse é um tópico bastante relevante, segue minha opinião sobre os vários pontos já levantados. Antes de mais nada gostaria de deixar claro que minha visão é focada em encontrarmos soluções para a melhoria de qualidade, pois acredito bastante no potencial do produto, e não tenho nenhum conflito de interesses com fabricantes e ou corretoras, apesar de ser um moderador desse site.

1) Quanto ao VPS
Note que ter uma "boa" VPS não significa apenas ter a menor latência, mas também ter uma boa capacidade de processamento, com "bom" dimensionamento dos principais recursos, principalmente de estabilização do sistema operacional. Acredito que não seja o caso do @sergiomt, portanto essa observação é geral para qualquer usuário, pois muitas vezes vejo plataformas instaladas em servidores gratuitos com o mínimo desempenho.

2) Quanto a outras plataformas funcionarem bem
Sem nenhum desmérito a outras plataformas, notem que o MT5 possui uma arquitetura aberta para desenvolvimento extremamente avançada, que no meu entender foi herdada do expertise em Forex, onde ela é líder absoluta de mercado pelo menos no quesito de volume de usuários. Acompanho essa evolução de plataformas no Brasil desde 1998 e uso o MetaTrader desde sua versão MT3 e sempre ele esteve, na minha opinião, muito à frente das plataformas locais, principalmente em abertura para desenvolvimento de EAs e Indicadores personalizados, algo muito recente e extremamente limitado ainda (infelizmente) em nosso país. Dessa forma, é evidente que os riscos assumidos pela MetaQuotes e corretoras que disponibilizam essa plataforma é muito maior, justamente pelo nível de abertura de desenvolvimento, com maiores chances de falhas e riscos (como acontece, por exemplo, quando comparamos plataformas abertas e proprietárias) para qualquer aplicação, com inúmeros exemplos de mercado. Aliás, essa é uma lógica da tecnologia da informação: quanto mais avançada a tecnologia, maiores os riscos, maiores as chances de erros/falhas, mas, principalmente, maiores as possibilidades e oportunidades de resultados. Não por menos, a indústria de software só cresceu no mundo passando os riscos para os usuários, o que também não concordo, mas essa é a realidade e os termos de uso são muito claros nesse sentido (para quem é muito novo, note que foi Bill Gates a pessoa chave nesse processo, e isso foi fundamental para não estarmos usando o MS-DOS em nossas máquinas até hoje).

3) Quanto ao MT5 funcionar bem no exterior e/ou com Forex
É importante não esquecer que o MT5 for criado e lançado em 2010 justamente com um recurso diferenciado: a capacidade de operar no mercado de ações. Ou seja, partindo de uma plataforma líder em Forex (a MT4) foi criada uma tecnologia que incorpora as duas funcionalidades, o que é no meu entender uma grande inovação, principalmente que em 2010 não existia nada no mesmo nível de competitividade. Sem dúvida os riscos aumentaram muito com essa inovação, o que no meu entender justifica o fato de ainda existir o MT4 no mercado, totalmente focado em Forex, e que sempre me pareceu estar cada vez mais baseado na própria plataforma do MT5 (não tenho acesso a essas questões estratégicas, essa é apenas uma especulação). Dessa forma, é natural que o MT5 tenha performance excelente para Brokers/Corretoras MT5 em qualquer lugar no mundo, já que esse é o expertise de longo tempo. Mas quando entra o mercado acionário os problemas aumentam exponencialmente. Note-se que a B3 (BMF e Bovespa) foram pioneiras em testes do MT5, e acompanhei isso desde o início, ajudando em vários momentos no processo de identificação de problemas, quando iniciaram as operações em 2014 através da corretora XP, pioneira no Brasil com o MT5.

4) Quanto à qualidade das corretoras
Acredito que uma boa parte dos problemas está em duas questões: conhecimento especializado no MT5 e integração dos fornecedores de market data com as corretoras. Justamente o que já comentei antes em termos de abertura do MQL4/MQL5, se essas plataformas servidoras não estiverem bem ajustadas por profissionais especializados tanto em B3 e Forex, como na própria plataforma, os riscos são muito grandes de ter problemas. Então o investimento não passa apenas pela questão de tecnologia, mas de treinamento especializado e qualificação das equipes.

5) Quanto a soluções
No meu entender esse é o item que devemos focar, a menos que alguém me convença que existe alguma outra plataforma no mesmo nível e que isso não vale a pena. Sendo pragmático, nesse sentido, como existe uma limitação até onde o usuário e os fornecedores de robôs podem proteger (ver lista mais detalhada em https://www.mql5.com/pt/forum/23409), assim como as próprias corretoras em relação à plataforma, e a tecnologia apresenta grande evolução e abertura, me parece que o mais adequado seja uma colaboração entre usuários e profissionais nas corretoras. Como fazer isso? Também não tenho uma resposta, e acredito que seja um primeiro passo para discussão aqui, ficando essa minha sugestão.

Fico também à disposição para esclarecer qualquer ponto da minha opinião sobre o assunto, e colaborar na solução dos problemas apontados.

Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

WDO$, WDO$D e WDO$N igual no MINI índice o que USAR e ONDE?

Marcos Kronhardt, 2014.12.25 22:18

Boa tarde pessoal:

Hoje surgiu uma dúvida cruel, temos na lista de ATIVOS:

- WDO$, WDO$D e o WDO$N
- WIN$, WIN$D e o WIN$N

Ja vi pessoal usando todos, com quem falo diz que o que ele usa é XYZ e diz que é o melhor, então vamos conversar e botar os pingos nos iis de forma adequada e ORDENADA.

1) PARA QUE SERVE CADA UM?
2) QUAL SE USA EM QUAL SITUAÇÃO MELHOR?

Vamos padronizar isso e começar a usar o potencial que a ferramenta tem a nosso favor mas de forma adequada, organizada  e correta.

Abraços.

Marcos SK

Razão: