Por que o Metatrader 5 trava tanto ?

 

Mesmo depois que passei a usar uma boa VPS (ping não mais do que 3ms) percebo que três corretoras que disponibilizam o Metatrader convivem com constantes travamentos ao longo de quase todos os pregões.

Sem falar na lentidão com que em alguns momentos algumas ordens são executadas

Será mesmo tão dificil assim resolver isso de uma vez por todas ?

Pois raramente, nas mesmas três corretoras, o Tryd e o Profit travam


Tem alguma (ou várias) explicações para isso ? Tem alguma solução definitiva ?

 
sergiomt:

Mesmo depois que passei a usar uma boa VPS (ping não mais do que 3ms) percebo que três corretoras que disponibilizam o Metatrader convivem com constantes travamentos ao longo de quase todos os pregões.

Sem falar na lentidão com que em alguns momentos algumas ordens são executadas

Será mesmo tão dificil assim resolver isso de uma vez por todas ?

Pois raramente, nas mesmas três corretoras, o Tryd e o Profit travam


Tem alguma (ou várias) explicações para isso ? Tem alguma solução definitiva ?

Man, tenho registrado inúmeros problemas de sincronização e desconexão operando de forma automatizada. Meu EA faz as checagens. Estou documentando para notificar extrajudicialmente as corretoras.

[ ]'s

 
Pois é, este é um tema pouco explorado aqui no fórum. Já me disseram que a lentidão e travamentos ocorrem pois no Brasil não há servidores 'reais' do Metatrader, fato que justificaria a enorme diferença para as outras duas plataformas que mencionei. Sempre que reclamo (já até desisti) junto às três corretoras 'mais famosas' que oferecem a MT5 as respostas variam em torno de três temas: Minha conexão, meu PC, e/ou que de fato está ocorrendo uma instabilidade no sinal e que já estão resolvendo. Sempre assim. Por isso migrei para uma boa VPS, mas não adiantou, apenas revelou que não é nada do lado de cá. Ao meu ver, se o risco de prejuízo financeiro existe (e como existe), ninguém deveria usar um sistema que não garantisse pelo menos 99% de conexão estável.  
 

O caso é o seguinte : Trabalho com divisa ( forex ) a 10 anos e nunca passei nem perto do mercado de ações brasileiro. Este ano tive a curiosidade de conhecer o mercado. Baixei o MT5 de uma corretora e o problema relatado por vocês realmente existe. Porque  ele existe ? O problema é sua conexão com a internet ? NÃO ; O problema é seu computador ? NÃO ; Na verdade o problema também não é a plataforma MT5, pois uso a mesma plataforma para operar forex sem problemas. Então qual é o problema. O problema é que os SERVIDORES das corretoras brasileiras, que estão hospedadas no Brasil, são um LIXO ... Trabalho com uma corretora sediada em Moscou, o servidor é em Singapura e a ordem sai do MT5 no Brasil. Minha ordem executa mais rápido do que a ordem das corretoras no Brasil. As corretoras no Brasil, no que tange a tecnologia, estão na idade da pedra, porque querem, pois a tecnologia de ponta existe. Aqui em nosso país, infelizmente está muito atrasado na prestação de serviço, em todos os seguimentos, não estou falando apenas das corretoras. Em todos os seguimentos o serviço prestado é precário, triste realidade ...

 
Bolsa de Valores de São Paulo - Ibovespa:

O caso é o seguinte : Trabalho com divisa ( forex ) a 10 anos e nunca passei nem perto do mercado de ações brasileiro. Este ano tive a curiosidade de conhecer o mercado. Baixei o MT5 de uma corretora e o problema relatado por vocês realmente existe. Porque  ele existe ? O problema é sua conexão com a internet ? NÃO ; O problema é seu computador ? NÃO ; Na verdade o problema também não é a plataforma MT5, pois uso a mesma plataforma para operar forex sem problemas. Então qual é o problema. O problema é que os SERVIDORES das corretoras brasileiras, que estão hospedadas no Brasil, são um LIXO ... Trabalho com uma corretora sediada em Moscou, o servidor é em Singapura e a ordem sai do MT5 no Brasil. Minha ordem executa mais rápido do que a ordem das corretoras no Brasil. As corretoras no Brasil, no que tange a tecnologia, estão na idade da pedra, porque querem, pois a tecnologia de ponta existe. Aqui em nosso país, infelizmente está muito atrasado na prestação de serviço, em todos os seguimentos, não estou falando apenas das corretoras. Em todos os seguimentos o serviço prestado é precário, triste realidade ...

 
Thiago Silva:
Passo por este problema constante também obrigado por esclarecê-lo 
 

Bom dia a todos,

Sem dúvida esse é um tópico bastante relevante, segue minha opinião sobre os vários pontos já levantados. Antes de mais nada gostaria de deixar claro que minha visão é focada em encontrarmos soluções para a melhoria de qualidade, pois acredito bastante no potencial do produto, e não tenho nenhum conflito de interesses com fabricantes e ou corretoras, apesar de ser um moderador desse site.

1) Quanto ao VPS
Note que ter uma "boa" VPS não significa apenas ter a menor latência, mas também ter uma boa capacidade de processamento, com "bom" dimensionamento dos principais recursos, principalmente de estabilização do sistema operacional. Acredito que não seja o caso do @sergiomt, portanto essa observação é geral para qualquer usuário, pois muitas vezes vejo plataformas instaladas em servidores gratuitos com o mínimo desempenho.

2) Quanto a outras plataformas funcionarem bem
Sem nenhum desmérito a outras plataformas, notem que o MT5 possui uma arquitetura aberta para desenvolvimento extremamente avançada, que no meu entender foi herdada do expertise em Forex, onde ela é líder absoluta de mercado pelo menos no quesito de volume de usuários. Acompanho essa evolução de plataformas no Brasil desde 1998 e uso o MetaTrader desde sua versão MT3 e sempre ele esteve, na minha opinião, muito à frente das plataformas locais, principalmente em abertura para desenvolvimento de EAs e Indicadores personalizados, algo muito recente e extremamente limitado ainda (infelizmente) em nosso país. Dessa forma, é evidente que os riscos assumidos pela MetaQuotes e corretoras que disponibilizam essa plataforma é muito maior, justamente pelo nível de abertura de desenvolvimento, com maiores chances de falhas e riscos (como acontece, por exemplo, quando comparamos plataformas abertas e proprietárias) para qualquer aplicação, com inúmeros exemplos de mercado. Aliás, essa é uma lógica da tecnologia da informação: quanto mais avançada a tecnologia, maiores os riscos, maiores as chances de erros/falhas, mas, principalmente, maiores as possibilidades e oportunidades de resultados. Não por menos, a indústria de software só cresceu no mundo passando os riscos para os usuários, o que também não concordo, mas essa é a realidade e os termos de uso são muito claros nesse sentido (para quem é muito novo, note que foi Bill Gates a pessoa chave nesse processo, e isso foi fundamental para não estarmos usando o MS-DOS em nossas máquinas até hoje).

3) Quanto ao MT5 funcionar bem no exterior e/ou com Forex
É importante não esquecer que o MT5 for criado e lançado em 2010 justamente com um recurso diferenciado: a capacidade de operar no mercado de ações. Ou seja, partindo de uma plataforma líder em Forex (a MT4) foi criada uma tecnologia que incorpora as duas funcionalidades, o que é no meu entender uma grande inovação, principalmente que em 2010 não existia nada no mesmo nível de competitividade. Sem dúvida os riscos aumentaram muito com essa inovação, o que no meu entender justifica o fato de ainda existir o MT4 no mercado, totalmente focado em Forex, e que sempre me pareceu estar cada vez mais baseado na própria plataforma do MT5 (não tenho acesso a essas questões estratégicas, essa é apenas uma especulação). Dessa forma, é natural que o MT5 tenha performance excelente para Brokers/Corretoras MT5 em qualquer lugar no mundo, já que esse é o expertise de longo tempo. Mas quando entra o mercado acionário os problemas aumentam exponencialmente. Note-se que a B3 (BMF e Bovespa) foram pioneiras em testes do MT5, e acompanhei isso desde o início, ajudando em vários momentos no processo de identificação de problemas, quando iniciaram as operações em 2014 através da corretora XP, pioneira no Brasil com o MT5.

4) Quanto à qualidade das corretoras
Acredito que uma boa parte dos problemas está em duas questões: conhecimento especializado no MT5 e integração dos fornecedores de market data com as corretoras. Justamente o que já comentei antes em termos de abertura do MQL4/MQL5, se essas plataformas servidoras não estiverem bem ajustadas por profissionais especializados tanto em B3 e Forex, como na própria plataforma, os riscos são muito grandes de ter problemas. Então o investimento não passa apenas pela questão de tecnologia, mas de treinamento especializado e qualificação das equipes.

5) Quanto a soluções
No meu entender esse é o item que devemos focar, a menos que alguém me convença que existe alguma outra plataforma no mesmo nível e que isso não vale a pena. Sendo pragmático, nesse sentido, como existe uma limitação até onde o usuário e os fornecedores de robôs podem proteger (ver lista mais detalhada em https://www.mql5.com/pt/forum/23409), assim como as próprias corretoras em relação à plataforma, e a tecnologia apresenta grande evolução e abertura, me parece que o mais adequado seja uma colaboração entre usuários e profissionais nas corretoras. Como fazer isso? Também não tenho uma resposta, e acredito que seja um primeiro passo para discussão aqui, ficando essa minha sugestão.

Fico também à disposição para esclarecer qualquer ponto da minha opinião sobre o assunto, e colaborar na solução dos problemas apontados.

Sds.,
Rogério Figurelli

Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
  • 2014.04.23
  • www.mql5.com
A maior parte dos traders que operam com robôs, tanto no mercado Forex, como no mercado BM&FBovespa, geralmente focam apenas no lado bom, que é o p...
 
Bolsa de Valores de São Paulo - Ibovespa:

O caso é o seguinte : Trabalho com divisa ( forex ) a 10 anos e nunca passei nem perto do mercado de ações brasileiro. Este ano tive a curiosidade de conhecer o mercado. Baixei o MT5 de uma corretora e o problema relatado por vocês realmente existe. Porque  ele existe ? O problema é sua conexão com a internet ? NÃO ; O problema é seu computador ? NÃO ; Na verdade o problema também não é a plataforma MT5, pois uso a mesma plataforma para operar forex sem problemas. Então qual é o problema. O problema é que os SERVIDORES das corretoras brasileiras, que estão hospedadas no Brasil, são um LIXO ... Trabalho com uma corretora sediada em Moscou, o servidor é em Singapura e a ordem sai do MT5 no Brasil. Minha ordem executa mais rápido do que a ordem das corretoras no Brasil. As corretoras no Brasil, no que tange a tecnologia, estão na idade da pedra, porque querem, pois a tecnologia de ponta existe. Aqui em nosso país, infelizmente está muito atrasado na prestação de serviço, em todos os seguimentos, não estou falando apenas das corretoras. Em todos os seguimentos o serviço prestado é precário, triste realidade ...


Estou passando pelo mesmo problema... obrigado pelo esclarecimento.
 
kara, pensei que fosse só comigo esse problema de travar. Mas pelo visto é o típico problema do Brasil!
 
Meu resumo,
  1. Se você opera MANUALMENTE no Brasil (B3), não utilize o MT5. Porque inclusive vc vai sofrer o Spread do Book na hora do Take Profit. Use soluções nacionais, onde os Stops vão pra Bolsa. Não tem cabimento técnico vc usar o MT5 para operar manualmente, ele sequer tem uma boleta minimamente decente para operar. Se preço é o problema, você não deveria estar na Bolsa. Não vou citar qual a melhor plataforma nacional porque meu post vai ser banido.

  2. Se você opera via robôs na B3, aguente o MT5...  Minha sugestão, segundo experiência de colegas, use a corretora que começa com "T".

  3. Comece a estudar e dar mais atenção ao PineScript para o futuro a médio-longo prazo, e afie seu conhecimento em C# (NinjaTrader).

;)

 

Pessoal, este tópico me parece importante. Eu vim atrás de um problema específico, não achei praticamente nada via Google ("metatrader problema volatilidade indice" e mais alguma outra tentativa q n lembro, mas acho q seria o suficiente), mas encontrei este tópico de vocês na lista deste fórum.

Então pergunto gentilmente a vocês, mais experientes: o que vocês definem como travamento?

Em meu caso, após ficar mais tranquilo em utilizar o MT5, comecei a notar que em todo momento de grande volatilidade e volume deixa o MT5 "travado". O exemplo mais clássico é o momento do payroll, mas como uso rompimento com frequência, difícil o dia que não passo sem testemunhar o travamento, em particular no mini-índice. Isso acontece nos MT5 de vocês, ou estou aqui falando de um outro "travamento"?

Desconexões acontecem, mas aí entendo que pode ser tanto a corretora como às vezes a provedora de minha conexão que não esteja cooperando. E são raríssimos momentos.

Para ambos os problemas que mencionei, não chego a ter problemas, pois é raríssimo que eu use qualquer ordem a mercado. Estando apregoadas, noto que o servidor do MT5 de minha corretora mostra o "trabalho realizado" quando "recupera a consciência" sem maiores problemas, execuções que determinei, etc., sem maiores problemas.

O problema disto é apenas a sensação de insegurança: até hoje não tive problemas com ordens que estavam no "caminho" do estouro ou derretida (como disse, devem ter sido feitas pelo servidor), mas fica aquela estranheza de que uma hora isso não vai dar certo. Fora a tensão do tipo: vamos! vai logo! bora MT! :-) Geralmente são umas congeladas de 3 a 5 segundos, mas já houve episódios de mais de 20 segundos (hoje mesmo teve um desses, pré-Corpus Christi com o mini-índice rasgando pra cima de 100k). E o outro ponto é q às vezes vc pode querer realizar alguma segunda ou terceira ação após suas ordens serem executadas e, obviamente, precisa de um tempo para sincronizar a mente depois do descongelamento.

Concluindo, achei que era a corretora - é aquela que todos falam mal (vocês sabem qual é - mas eu tenho problema zero até o momento). Aí testei na outra mencionada pelo amigo do post acima, que supostamente tem DMA(2 ou 4), 64 linhas de book e bla bla bla, equipe dedicada ao MT5... comportamento idêntico, nem uma única diferença.

Isto não acontece com nenhuma outra plataforma em absoluto?

Razão: