Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real - página 6

 
figurelli :

Note, se você afirma isso, está reconhecendo que faltou essa parte no seu código, e que a simples reversão não era suficiente.

Além disso está afirmando que é necessário fazer um 'cheque' antes do loop, reconhecendo a necessidade apontada no novo item proposto, portanto o risco não estava apenas em minha mente, estava na sua também e percebeu, só depois de criticar, que realmente precisava desse código.

Seja como for, para mim é suficiente que você reconheça que no seu código original faltava esse 'cheque' e que sua premissa de inversão não era suficiente, porque o mais importante não é a nossa divergência, mas a preocupação em passarmos uma mensagem correta para os desenvolvedores que utilizam ou utilizarem loops como esses em contas reais para se protegerem contra possíveis situações de overflow, o que eu realmente considero uma situação de risco.


Não há nenhum risco na codificação, se você sabe como codificar.
 
angevoyageur:
Não há nenhum risco na codificação, se você sabe como codificar.

Essa é uma utopia, o risco sempre está presente, pois nenhum código é perfeito, e os bugs estão presentes da pequena à grande empresa de software.

Eu erro, você erra (mesmo que nunca admita disso), todos erramos.

O problema para mim, está no fato de que não basta saber codificar no MT5, pois o domínio e controle do trader é limitado à plataforma cliente.

Dessa forma, minha visão é que você tem que criar artefatos de proteção contra o risco, como o tópico e item 17 propõe, e entender e dominar bem a arquitetura do sistema, especificamente aqui na BM&FBovespa, pois os riscos não estão só na camada cliente e de codificação no MT5, mas principalmente em todos aspectos que envolvem as diversas camadas entre o cliente e os diversos servidores, tanto na corretora como na bolsa. 

A prova disso são depoimentos aqui no Fórum de quem teve problemas até mesmo utilizando o MQL5 Wizard diretamente no nosso mercado.

Ou seja, na área de finanças quantitativas todo cuidado é pouco, mesmo para os gênios da codificação.

 

Acrescentei mais um item ao meu checklist, uma vez que tenho recebido seguidamente dúvidas relacionadas a códigos que teoricamente funcionam em testes no Forex, mas que no mercado brasileiro não são operacionais.

18. O código fonte que você está utilizando já foi testado em conta real na BM&FBovespa?

Aliás, esse é um cuidado a mais para quem comprar robôs prontos ou até mesmo utilizar o Wizard. 

 

Excelente topico.

Parabens Figurelli pela iniciativa e a todos que contribuiram até agora.

 
wanderer00:

Excelente topico.

Parabens Figurelli pela iniciativa e a todos que contribuiram até agora.

Legal Alexandre, obrigado, abraço!
 
Tópico show de bola! parabéns a todos! peguei só o finalzinho da discussão e já gostei rs, vou ler tudo depois pois vale a pena! abraços!
 
rodrixl:
Tópico show de bola! parabéns a todos! peguei só o finalzinho da discussão e já gostei rs, vou ler tudo depois pois vale a pena! abraços!
Obrigado Rodrigo, tua participação será um privilégio. Abraço!
 
Figurelli, robot tem sido motivo de testes continuos por minha parte, mas não consigo apertar o botão ON ou STOP na hora certa, meus resultados não tem sido bons. Vou checar a sua lista o passo para reverter esta situação. Parabens pelo artigo.
 
JoseFilho:
Figurelli, robot tem sido motivo de testes continuos por minha parte, mas não consigo apertar o botão ON ou STOP na hora certa, meus resultados não tem sido bons. Vou checar a sua lista o passo para reverter esta situação. Parabens pelo artigo.
Perfeitamente José, obrigado pelo feedback, o que precisar ou tiver dificuldade pode postar aqui.
 

Figurelli, ainda sobre:

7. O robô consegue operar por mais de 5 dias consecutivos de forma totalmente automática sem necessitar intervenções manuais?

Notei isso em alguns experts desenvolvidos por mim, principalmente naqueles que abriam múltiplas posições em vários ativos e demandavam o uso de diversas classes por import e etc. Inicialmente pensei  em algo relacionado a estouro de memória e etc, mas não cheguei a uma conclusão sólida sobre isso. Precisava então recompilar e reinserir o mesmo para que voltasse a funcionar de forma correta. Nos seus estudos, existe algo que frequentemente ocasiona esse tipo de problema?

Razão: