Construindo trading systems à prova de icebergs - página 2

 
Figurelli, admiro muito seu trabalho e o considero um dos melhores programadores em linguagem MQL5, tanto quanto admiro o trabalho que mladen desenvolve em linguagem MQL4.  Sou iniciante em programação MQL. Basicamente, construo Eas e indicadores aproveitando estruturas ou "esqueletos" já disponíveis, modificando ou substituindo os algoritmos/indicadores originais. Já fiz inúmeros dessa maneira simples, alguns promissores, porém, ainda não consegui criar e configurar um que seja estável em qualquer condição de mercado e ao mesmo tempo bastante lucrativo. Em outras palavras, procuro o mais próximo daquilo que se pode chamar de  "santo graal", algo muito difícil de se conseguir, mas que acho ser possível. Considero que a proposta desse tópico, o qual estabelece 10 critérios a serem observados um a um, me ajudará nessa jornada. Por enquanto, a minha crença se baseia em cinco parâmetros: primeiro, um conjunto de algoritmos ou indicadores que identifique tendência de alta ou de baixa (indicadores de tendência); em segundo lugar, outro conjunto (de osciladores) que possa identificar a lateralização de mercado; terceiro, um conjunto que capture a "quebra" das duas primeiras condições (geralmente osciladores), seja para invalidar uma tendência, seja para invalidar a condição de lateralização; em quarto lugar, utilizo três tempos gráficos simultâneos (um para o sinal principal de entrada ou saída e os outros dois para filtragem e validação); em quinto e último lugar, o "Money Managment", para determinar o volume de cada operação, variável não apenas de acordo com percentual pré-definido do "AccountEquity" ou "AccountBalance", mas também, em conformidade com a condição de volatilidade de mercado, identificada através de um indicador embutido no bloco do programa que trata da gestão do dinheiro.
 
Iunctus:
Figurelli, admiro muito seu trabalho e o considero um dos melhores programadores em linguagem MQL5, tanto quanto admiro o trabalho que mladen desenvolve em linguagem MQL4. 

João Alexandre, muito obrigado pelos comentários e por compartilhar suas ideias aqui, na prática me considero um arquiteto de sistemas, o que me ajuda sempre a conectar os pontos nas mais variadas áreas, o que considero fundamental em programação de sistemas financeiros.
Gostei bastante da tua visão sistêmica e analisando tua metodologia e crenças, vejo diversas lógicas excelentes para enfrentar icebergs, que mostram que você já navega nesse oceano a um bom tempo!
A meu ver, as camadas 9 e 10, que serão exploradas em posts futuros, são as barreiras mais relevantes para existir um cálice sagrado ou "santo graal", pois estamos diante de um problema de complexidade infinita e com surgimento sem limites de atores, agentes e tecnologias.
Para sair da teoria e entrar na prática, imagine que você criou um sistema alfa com ganhos consistentes acima da média de mercado. O que irá acontecer quando os seus lotes começarem a crescer? Certamente as forças contrárias dos outros sistemas irão começar a competir fortemente buscando um equilíbrio, tornando o seu desafio cada vez maior.
No meu caso, o melhor sistema que consegui construir em 2013 com um alvo assim, foi em conta demonstração com crescimento 15.425%/ano. Esse sistema é utilizado por vários traders em conta real, que certamente sonham que esse ganho se repita em 2014. Mas eu não investo nesse EA em conta real, porque tenho certeza que a pressão contrária será ainda maior agora, principalmente se aumentar o número de candidatos ao sonho. Acredito que perdi o momento correto de investir nesse EA. Gostaria muito que esse EA fosse novamente bem em 2014, mas a lógica é que outro irá ocupar essa posição, com uma estratégia e tecnologia totalmente diferente.
E é nisso que acredito e trabalho fortemente, ou seja, na tecnologia e metodologia que irá superar o que tenho de melhor hoje.

 

figurelli:

 

... 


 O que irá acontecer quando os seus lotes começarem a crescer? Certamente as forças contrárias dos outros sistemas irão começar a competir fortemente buscando um equilíbrio, tornando o seu desafio cada vez maior.
No meu caso, o melhor sistema que consegui construir em 2013 com um alvo assim, foi em conta demonstração com crescimento 15.425%/ano. Esse sistema é utilizado por vários traders em conta real, que certamente sonham que esse ganho se repita em 2014. Mas eu não investo nesse EA em conta real, porque tenho certeza que a pressão contrária será ainda maior agora, principalmente se aumentar o número de candidatos ao sonho. Acredito que perdi o momento correto de investir nesse EA. Gostaria muito que esse EA fosse novamente bem em 2014, mas a lógica é que outro irá ocupar essa posição, com uma estratégia e tecnologia totalmente diferente.
E é nisso que acredito e trabalho fortemente, ou seja, na tecnologia e metodologia que irá superar o que tenho de melhor hoje.

Entendo como o aumento dos lotes/lucro possa comprometer o sucesso do EA sob o fundamento de que esse fato costuma acionar a competição de forças contrárias dos outros sistemas visando alcançar o ponto de equilíbrio. No entanto, não encaro isso como um obstáculo intransponível, visto que a liquidez do mercado Forex é absurda e que sempre podemos impor um limite máximo de lotes por operação e/ou diversificar os instrumentos. Mas penso que o principal motivo para não me preocupar com isso esteja associado ao fato de o mercado sempre se mover em tendência que persiste para cima, para baixo, ou para o lado, criando padrões repetitivos, até que acabem ou sejam desconfigurados. Creio que um EA construído de modo a identificar, de forma sistêmica, essas três possibilidades, antes de dar início a cada operação, seja o caminho mais seguro para alcançar o que procuro, ou seja, um EA estável em qualquer condição de mercado - mesmo que isso signifique ficar de fora sem abrir novas posições em determinadas ocasiões ou abrir posições de hedge temporárias, como na transição de uma condição de mercado para outra - e altamente lucrativo, lucro este que entendo que só se obtém com segurança através da alta frequência de negociações a lotes reduzidos, variáveis e controlados de acordo a volatilidade, e claro, uma vez identificada qual é a condição de mercado presente. No seu caso, o seu melhor EA cresceu em uma excelente média de 321% por semana! Isto é muita coisa e, mesmo sem conhecer seus conceitos básicos, acredito que tem tudo para funcionar com desempenho semelhante em 2014, talvez com alguns pequenos ajustes. Parabéns!  
 
Iunctus:
...o fato de o mercado sempre se mover em tendência que persiste para cima, para baixo, ou para o lado, criando padrões repetitivos, até que acabem ou sejam desconfigurados. Creio que um EA construído de modo a identificar, de forma sistêmica, essas três possibilidades, antes de dar início a cada operação, seja o caminho mais seguro para alcançar o que procuro...
Mas não isto que todos procuramos? Não é este o Graal o qual você se referiu, João!

Quem dominar o momento pontual de início destas três possibilidades tem o mercado na mão!

Minha avó tinha um ditado: “quem sabe? Só se tiver uma cigana na barriga” ou  então, você tiver um dom igual ao personagem Cris Johnson, interpretado por Nicolas Cage, no filme O Vidente, que possuía o dom de prever alguns minutos a frente do futuro próximo, ele usava para ganhar dinheiro em cassinos, no inicio do filme e ai vai... É um bom filme para distrair, recomendo!

Isto é futuro, e “o  futuro a Deus pertence”, outro ditado... acho que tô inspirado neste primeiro dia do ano. ;D

Sinceramente, não acho que alguém tenha um sistema ou criará um sistema que saiba pontualmente a direção do mercado. Se existe este alguém, não contou para ninguém e deve ser um desses “ Illuminati” das diversas teorias da conspiração que existe por ai!

Então,  João, o sistema que busco é um onde eu perca pouco dinheiro quando o mercado mudar de direção e quando eu identificar a sentido do mercado eu possa colocar minhas fichas e ganhar mais do que perdi.

Dessa forma serão três momentos:
  • 1º momento – mercado mudou de direção ... perdi!
  • 2º momento – mercado caminha numa direção ... tive lucro!
  • 3º momento – mercado mudou de direção ... perdi!

O meu sistema lucrativo seria  1º + 3º momento < 2º momento ou 2º momento > 1º + 3º momento que é a mesma coisa.

Bem, é claro que esta minha visão está muito simplista, existe muitas  variáveis no mercado.

Esta é somente mais uma idéia entre tantas! :)
 

...

Isto é futuro, e “o  futuro a Deus pertence”


Pois bem, Paulo Brasil, gostei muito do seu ponto de vista, mas a minha ideia sobre um sistema que identifique a condição de mercado de alta, baixa ou range está focada em dados passados imediatos, e não no futuro, vez que, como se sabe, todo e qualquer indicador ou algoritmo é alimentado por dados passados.  Claro que o passado pode ser dimensionado graficamente desde tick a tick até mensal, anual ou mais. O que eu tenho buscado é identificar a condição "PRESENTE" que possa gerar razoável probabilidade de repetição futura,  baseada nos dados passados recentes, os quais formam padrões repetitivos até que se desconfigurem. Neste ponto, concordo com você que a grande dificuldade de criar um sistema que seja bastante lucrativo a médio e longo prazo é lidar com as variações futuras do mercado APÓS ter sido aberta uma posição de compra ou venda baseada na condição "presente" identificada pelo sistema proposto. Por isso que mencionei a eventual estratégia de abertura de posição de hedge temporária. Sabemos que é um caminho árduo mas bastante estimulante e espero que possamos juntos construir neste tópico alguns princípios que sejam úteis, especialmente para grande massa de pequenos investidores/especuladores. 


Abs.

 
figurelli:

...No meu caso, o melhor sistema que consegui construir em 2013 com um alvo assim, foi em conta demonstração com crescimento 15.425%/ano. Esse sistema é utilizado por vários traders em conta real, que certamente sonham que esse ganho se repita em 2014. Mas eu não investo nesse EA em conta real, porque tenho certeza que a pressão contrária será ainda maior agora, principalmente se aumentar o número de candidatos ao sonho. Acredito que perdi o momento correto de investir nesse EA. Gostaria muito que esse EA fosse novamente bem em 2014, mas a lógica é que outro irá ocupar essa posição, com uma estratégia e tecnologia totalmente diferente.
E é nisso que acredito e trabalho fortemente, ou seja, na tecnologia e metodologia que irá superar o que tenho de melhor hoje.

Putz! 15.425% ?!? Figurelli, parabéns por esse EA viu!  é realmente impressionante, ainda que em backtests. fiquei intrigado por vc falar que não investe com ele em conta real, rs que seja como uma aposta de 100 dolares! correr o risco de ganhar mais de 10.000 dólares! mas muito bacana esse número, tenho certeza que incentivou ainda mais não só a mim como a outros a pensar em EA's cada vez mais inteligentes.

 
Iunctus:

... Sabemos que é um caminho árduo mas bastante estimulante e espero que possamos juntos construir neste tópico alguns princípios que sejam úteis, especialmente para grande massa de pequenos... investidores/especuladores. Abs.

Concordo em grau, gênero e número!

Nós pequenos especuladores somos quem nem as Rêmoras, esperando as sobras dos Tubarões. ;D 

 
rodrixl:

Putz! 15.425% ?!? Figurelli, parabéns por esse EA viu!  é realmente impressionante, ainda que em backtests. fiquei intrigado por vc falar que não investe com ele em conta real, rs que seja como uma aposta de 100 dolares! correr o risco de ganhar mais de 10.000 dólares! mas muito bacana esse número, tenho certeza que incentivou ainda mais não só a mim como a outros a pensar em EA's cada vez mais inteligentes.

Rodrigo, começando com 100$ suas chances são muito baixas, pois o lote mínimo é 0.01 , o ideal é sempre começar com no mínimo 1000$ (o que já é bastante arriscado conforme a estratégia, já que nesse caso estamos falando em alto risco) . Seja como for, depois que já se descobriu a performance é fácil, mas o problema é quando você está com 200 sistemas sob teste escolher aqueles que irão realmente performar no futuro sem investir 200 x 1000$, ou seja 200K$.

 

Ainda não falei sobre a camada 7, que envolve o destino do mercado e muitas questões relacionadas à visão estratégica e de futuro.

Mas segue uma dica de artigo recentemente traduzido para português e que ajuda a pensarmos um pouco em futuro ao invés de apenas testes do passado ou histórico.

Desenhando Emissões de Indicador no MQL5
https://www.mql5.com/pt/articles/26

Notem que quando projetamos linhas e pontos no futuro, a partir da inteligência e tendências observadas no passado, chegamos a novos campos de visão no cérebro, e começamos a ter novas ideias e perspectivas para a operação no mercado.

Sei que é um desafio modelar isso em algoritmos, mas a vantagem competitiva é que os robôs podem fazer isso de forma extremamente rápida e precisa.

E, a meu ver, uma boa parte do que não aparece no nosso iceberg está nessa visão do futuro.

Mas, mesmo que para você tudo isso não tenha a mínima utilidade, vale a pena visualizar os gráficos de emissões, pois no mínimo essas projeções futuras geram verdadeiras obras de arte da análise técnica e mostram o grande potencial pouco explorado da plataforma MT5.

Desenhando Emissões de Indicador no MQL5
Desenhando Emissões de Indicador no MQL5
  • 2013.12.30
  • Sergey Pavlov
  • www.mql5.com
Neste artigo, consideraremos a emissão dos indicadores - uma nova abordagem para pesquisa de mercado. O cálculo da emissão é baseado na intersecção de diferentes indicadores: mais e mais pontos com diferentes cores e formas aparecem após cada tick. Eles formam vários clusters na forma de uma nebulosa, nuvens, pistas, linhas, arcos, etc. Estas formas podem ajudar a detectar as molas e forças invisíveis que afetam o movimento dos preços do mercado.
 
figurelli:

Ainda não falei sobre a camada 7, que envolve o destino do mercado e muitas questões relacionadas à visão estratégica e de futuro.

Mas segue uma dica de artigo recentemente traduzido para português e que ajuda a pensarmos um pouco em futuro ao invés de apenas testes do passado ou histórico.

Desenhando Emissões de Indicador no MQL5
https://www.mql5.com/pt/articles/26

Notem que quando projetamos linhas e pontos no futuro, a partir da inteligência e tendências observadas no passado, chegamos a novos campos de visão no cérebro, e começamos a ter novas ideias e perspectivas para a operação no mercado.

Sei que é um desafio modelar isso em algoritmos, mas a vantagem competitiva é que os robôs podem fazer isso de forma extremamente rápida e precisa.

E, a meu ver, uma boa parte do que não aparece no nosso iceberg está nessa visão do futuro.

Mas, mesmo que para você tudo isso não tenha a mínima utilidade, vale a pena visualizar os gráficos de emissões, pois no mínimo essas projeções futuras geram verdadeiras obras de arte da análise técnica e mostram o grande potencial pouco explorado da plataforma MT5.

 

Muito bacana! tinha lido algo já sobre emissões, é interessante observar a concentração de pontos geralmente indica a região a ser atingida. Mais uma técnica bacana para prever o futuro rs! Parabens figurelli!

Razão: