Existe alguma maneira de otimizar o Backtest?

 
Olá, tudo bem, recentemente eu encomendei um robô para operações em médias, o robô é muito bom o problema é o backtest.
Eu precisava testar várias variações da minha estratégia pra chegar em uma mais estável (com menor drawdown e uma porcentagem vencedora ok). E eu precisaria usar o tick a tick pois minha estratégia só funciona assim, e aí esta o problema pois eu fui testar uma variação mais ou menos longa (uns 7 meses) e demoraria 1h e 30m somente para um teste e eu precisaria fazer várias variações de testes sem contar que eu queria fazer um de 5 anos pra saber a performance em todos os tipos de mercado.
Mas eu não sei quantas horas seriam preciso prava verificar cada uma das variações sem contar que meu pc travou 2 vezes tentando fazer esses backtest.
O que eu gostaria de saber é se existe uma maneira de melhorar o Backtest, por exemplo: eu tentei fazer o Backtest no período em que teve o maior drawdown mas não sei se todas as variações teriam esse mesmo drawdown. 

 
jefferson-link: Olá, tudo bem, recentemente eu encomendei um robô para operações em médias, o robô é muito bom o problema é o backtest. Eu precisava testar várias variações da minha estratégia pra chegar em uma mais estável (com menor drawdown e uma porcentagem vencedora ok). E eu precisaria usar o tick a tick pois minha estratégia só funciona assim, e aí esta o problema pois eu fui testar uma variação mais ou menos longa (uns 7 meses) e demoraria 1h e 30m somente para um teste e eu precisaria fazer várias variações de testes sem contar que eu queria fazer um de 5 anos pra saber a performance em todos os tipos de mercado. Mas eu não sei quantas horas seriam preciso prava verificar cada uma das variações sem contar que meu pc travou 2 vezes tentando fazer esses backtest. O que eu gostaria de saber é se existe uma maneira de melhorar o Backtest, por exemplo: eu tentei fazer o Backtest no período em que teve o maior drawdown mas não sei se todas as variações teriam esse mesmo drawdown. 

Normalmente quando um EA demora assim tanto tempo para fazer uma back-test com ticks, é porque está muito mal escrito e é muito pouco eficiente.

Quanto tem acesso ao código fonte, é possível melhorar o despenho do EA, corrigindo os problemas que causam a lentidão.

No entanto, se não tiver acesso à fonte, então há pouco que se pode fazer, except usar uma maquina mais veloz e com mais memoria, ou utilizando o "MQL5 network cloud" (que custa dinheiro).

 
Fernando Carreiro #:

Normalmente quando em EA demora assim tanto tempo para fazer uma back-test com ticks, é porque está muito mal escrito e é muito pouco eficiente.

Quanto tem acesso ao código fonte, é possível melhorar o despenho do EA, corrigindo os problemas que causam a lentidão.

No entanto, se não tiver acesso à fonte, então há pouco que se pode fazer, except usar uma maquina mais veloz e com mais memoria, ou utilizando o "MQL5 network cloud" (que custa dinheiro).

Obrigado pela resposta, eu tenho sim o código fonte mas eu não entendo nada de programação então eu estou conversando com a pessoa que desenvolveu o robô pra mim para ver se ele consegue tirar algumas funções que eu coloquei no robô que não afetariam a base do robô nos backtests e ver se ele consegue otimizar o código só para o backtest.

E quanto a esse serviço " MQL5 network cloud" depois que eu criei esse post eu fui atrás de backtests aqui e achei ele, mas eu tentei usar ele e acabou não funcionando para mim, eu clico com o botão direito e ativo o e vou em "usar mql5 cloud" mas não usa esses processadores da nuvem, mesmo eu tendo dinheiro no site e estar logado no mql5 do metatrader. Mas mesmo assim ele não funciona, existe algum outro passo para pode usar que eu não sei? 

Arquivos anexados:
Sem_t0tulo.png  28 kb
 
jefferson-link #: ... E quanto a esse serviço " MQL5 network cloud" depois que eu criei esse post eu fui atrás de backtests aqui e achei ele, mas eu tentei usar ele e acabou não funcionando para mim, eu clico com o botão direito e ativo o e vou em "usar mql5 cloud" mas não usa esses processadores da nuvem, mesmo eu tendo dinheiro no site e estar logado no mql5 do metatrader. Mas mesmo assim ele não funciona, existe algum outro passo para pode usar que eu não sei? 

Só ira utilizar para otimizações, não para back-test singular/normal. Também se o EA utilizar certas funções que não são permitidas no MQL5 Cloud (por exemplo, se utilizar DLL's or Custom Symbols), então não irá conseguir utilizar.

 
Fernando Carreiro #:

Só ira utilizar para otimizações, não para back-test singular/normal. Também se o EA utilizar certas funções que não são permitidas no MQL5 Cloud (por exemplo, se utilizar DLL's or Custom Symbols), então não irá conseguir utilizar.

ok entendi, o meu backtest seria o normal mesmo por isso que não usa os núcleos.

Razão: