EURUSD - Tendências, Previsões e Implicações (Parte 3) - página 788

 
Não se distraia com a América, o foco de risco é a Europa.

22-Abr-2011 14:44

Embora os receios de uma inadimplência da dívida soberana nos Estados Unidos tenham tentado inclinar o equilíbrio, a zona do euro continua sendo o ponto mais perigoso.

A Standard & Poor's deu um tiro de advertência aos Estados Unidos esta semana ao baixar sua perspectiva sobre a dívida soberana do país, citando temores de que as disputas políticas pudessem impedir os Estados de implementar as reformas fiscais necessárias para recuperar o controle de seu déficit estrutural.

Embora o momento da decisão tenha sido inesperado, o fato de a perspectiva ter baixado não foi um banho de água fria para a maioria dos observadores do mercado. Como Eric Jacobson, da Morningstar, salientou, a agência de classificação não disse nada de novo. O problema do déficit já atingiu um nervo, e o fato de Washington estar praticamente em uma situação sem ganhos também não assustou ninguém. A S&P estava absolutamente certa ao dizer que encontrar uma solução para o problema fiscal do país será muito difícil; as autoridades de Washington têm uma escolha difícil a fazer entre gastos com saúde, taxas de impostos e previdência social que dificilmente se mostrarão politicamente populares.

Entretanto, minhas noites sem dormir não são culpadas pelo medo de um rebaixamento da classificação soberana dos EUA. Sim, o clima político no país é muito tenso e desfavorável no momento, mas os problemas da dívida são resolvidos.

As negociações que evitaram um fechamento temporário do governo e o fato de que os políticos de ambos os lados estão expressando sua intenção e vontade de resolver os problemas oferecem a esperança de que um acordo possa eventualmente ser alcançado. É claro que é improvável que isto resolva o problema completamente, mas pelo menos será suficiente para manter a atual classificação AAA.

Neste momento, o que quer que o Congresso tente fazer para reduzir o déficit terá um efeito profundo no sentimento dos investidores. As tentativas do governo devem aumentar a confiança dos mercados, mas os aumentos de preços, impostos e deduções de pensão e saúde exercerão pressão sobre quase todos os investimentos. O déficit e as formas potenciais de lidar com ele devem estar no topo da lista de prioridades do governo, mas a probabilidade de uma inadimplência dos EUA não é algo com que se preocupar.

Entretanto, o fato de eu não estar preocupado com a questão de uma inadimplência dos EUA não significa que eu seja indiferente ao tema em questão. Na verdade, acredito que os problemas de dívida da Europa podem piorar seriamente. Tomemos a Grécia, por exemplo.

Nos últimos meses, praticamente desapareceu das manchetes perturbadoras e sensacionalistas que costumavam desordenar a mídia. E o tamanho crítico do peso da dívida não diminuiu nem desapareceu. O país adotou medidas draconianas de austeridade e agora Atenas está de volta ao cenário, já acompanhada daquela temida palavra "default".

A economia grega pode ter que dar um salto espetacular, arrecadar ainda mais fundos para seu resgate do que foi alocado no ano passado, ou sofrer uma inflação desenfreada a fim de evitar uma reestruturação da dívida. E temo que qualquer um dos cenários acima possa eventualmente se materializar.

Entretanto, no que diz respeito ao crescimento em larga escala, a probabilidade aqui não é muito alta. A Grécia não é muito competitiva em comparação com outros países europeus e há pouca esperança de que isso mude para melhor no futuro próximo, para colocar a questão sem rodeios. A UE agiu de forma decisiva ao estabelecer um fundo de estabilização, que uma vez ajudou a Grécia a evitar a inadimplência. No entanto, aumentar o tamanho do pacote de resgate será praticamente impossível. Os parlamentos europeus estão cada vez mais céticos em relação aos programas de resgate. É difícil imaginar outro pacote de resgate para a Grécia sem a participação dos portadores de obrigações.

Uma opção com inflação também é improvável porque a Grécia não tem controle sobre sua moeda. O BCE já começou a apertar sua política monetária a fim de combater a inflação na zona do euro. Jean-Claude Trichet não quer aceitar um aumento de preços em fuga só para resgatar os detentores de títulos gregos.

Isto deixa a opção de um inadimplemento da dívida soberana. Os detentores de títulos teriam que enfrentar uma redução em seu valor facial para que a Grécia finalmente colocasse sua crise para trás das costas. Sim, a imagem não vai ficar bonita. A reestruturação será barulhenta, confusa e agravará a situação em torno de outros estados conturbados da região, como a Irlanda e Portugal. A Grécia é um país pequeno e um padrão não seria catastrófico. No entanto, tal cenário teria um efeito negativo sobre os mercados globais. Portanto, os investidores não devem perder de vista a situação na Europa.
 
Na verdade, as divergências / por OsMA/ em todos os quadros /incluindo semanas e meses/ existem desde a semana passada. Somente na semana passada não houve FZR próximo acima de 1.4588 na H4, mas esta semana há, e os desviadores estão presentes em todos os quadros. Portanto, não há mais alvos no topo, a menos que haja algum falso positivo.
 

Boas Festas, a todos!!!

 

- Cristo ressuscitou! Leonid Ilyich...

- Obrigado... Eu já fui informado.

 

Todos estão votando que vamos subir. A propagação do interesse mostra que acima de 1,46-1,4650. Não há interesse mútuo no comércio.
É por isso que ainda estamos perto de 1,46 e vamos para o sul - por 1,3 o interesse mútuo no comércio também termina aí.
 
torgus:

Todos estão votando que vamos subir. Pela propagação do interesse, podemos ver que acima de 1,46-1,4650. Não há interesse mútuo no comércio.
É por isso que é cerca de 1,46 e devemos ir para o sul - o interesse bilateral no comércio também termina lá, em 1,3.

um quadro muito bonito, informativo... e até mesmo em russo.

Você pode me dizer de que site (ou melhor, do software) são esses dados?

 

Obrigado! Feliz Páscoa, a todos!

Quando começa a licitação?

 
sergeev:

um quadro muito bonito e informativo... e até mesmo em russo.

você pode me dizer de qual site (ou de preferência software) são esses dados?

a partir daqui
 

Sim, eu também pesquisei esse site no Google.

Por acaso você sabe onde os dados brutos são levados para calcular estes gráficos?

(na discussão alguém respondeu que de Chicago CME...)

 

Vamos direto para baixo... nada de subir e descer :) Eu escrevi anteriormente na página 787... Ou estou vendo o que eu quero ver?