Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 85

 
alsu:
Mas terá de ser puxada por mais tempo para que a mola possa puxar com a força certa a segunda gaveta
Mais tempo não é proibido. Gosto de mais tempo.
 
alsu:
A primeira vez foi com fricção, por isso pode fazer a segunda?
Só se o vector for trocado. Então, pode bater as duas no lugar.
 

Alexei, não compreendo a contradição entre o seu raciocínio

alsu: Для того, чтобы второй ящик поехал, необходимо, чтобы пружина потянула его с силой k*M*g. С другой стороны, та же сила равна u*X, где u - коэффициент из закона Гука (жесткость пружины), а X - расстояние, который прошел первый ящик. Отметим, что на протяжении этого пути на него действовали внешние по отношению к системе сила трения k*m*g и сила F. Их суммарная работа равна (F-k*m*g)*X. Сила натяжения пружины - внутренняя для данной системы и , кроме того, потенциальная (не диссипативная), поэтому вся ее работа перетекает в потенциальную энергию натяжения пружины. В момент отрыва эта энергия согласно нашим условиям равна u*(X^2)/2.

Assim, a força mínima F pode ser obtida a partir da condição de que o trabalho total das forças externas deve ser igual à energia potencial acumulada no interior do sistema. Obtemos um sistema de equações:

k*M*g = u*X

(F-k*m*g)*X = u*(X^2)/2

Vamos substituir u*X da primeira equação pela segunda e depois de reduzirmos X obtemos F = k*(m+M/2)*g.

e pelo meu:

M: OK, vamos ter em conta o atrito. Aplicar K(m+delta)g. A aceleração começa, a mola comprime/extende.

O equilíbrio de forças é tal que apenas o K*delta*g actua sobre a mola devido ao consumo de energia por fricção, que a carregará e empurrará o corpo grande quando a mola equilibrar totalmente a pequena e esta parar.

Acontece que é preciso K(m+M)g. Mais uma vez se verifica que não importa qual o corpo a empurrar.

Mas a tua tem energia e a minha não precisa dela... Onde raio está o meu erro?

 
Lembro-me de uma frase que circula entre os criacionistas que se abanar peças de relógio numa caixa durante muito tempo, não será capaz de montar o relógio. Esteve por perto até que o tipo escreveu um emulador e mostrou que não só os relógios se reúnem ao acaso, como também evoluem, com os mais adaptados a derrubar os seus antepassados menos adaptados)))).
 
alsu:
Parece que não vai empatar, pela seguinte razão: se conseguirmos deslocar o centro de massa do sistema uma vez por F, podemos fazê-lo um número de vezes maior.
Existe uma diferença entre a situação inicial e a situação após a influência de F . Apesar do deslocamento do centro de massa, obtivemos a compressão das molas
 
alsu:

Lembro-me, entre os criacionistas havia uma frase que se se abanar as peças do relógio numa caixa durante muito tempo, não se pode montar o relógio. Esteve por perto durante algum tempo, até que o tipo escreveu um emulador adequado, e não mostrou evidentemente que o relógio não só é recolhido ao acaso, mas também evolui, com os mais aptos a derrubar os seus antepassados menos aptos)))).

!!

isto é dez!!!!!!

 

Mathemat:

O equilíbrio de forças é tal que, devido ao gasto friccional de energia, apenas K*delta*g actua sobre a mola, que tanto carregará como empurrará o corpo grande quando a mola equilibrar completamente o corpo pequeno e parar.

Onde raio está o meu erro?

Há uma força maior a actuar na mola do que você escreveu - ainda estamos a puxar a caixa com uma força F, e essa força menos a fricção é transferida tanto para a mola como para a segunda caixa
 
Mischek:
Não, há uma diferença entre a situação inicial e depois de F. Apesar do deslocamento do centro de massa, conseguimos a compressão das molas
Está bem. Digamos que no momento em que a segunda caixa se solta, libertamos a força. Onde irá parar o centro da massa? Parece-me que não está na posição inicial (terá de voltar lá!). Agora vamos devolver a força ao problema. Sendo todas as outras coisas iguais, obtivemos uma adição sob a forma de uma força que actua na direcção do movimento, que de forma alguma pode fazer recuar o sistema.
 
alsu:
Há uma força maior a actuar na mola do que a que escreveu - também estamos a puxar a caixa com força F, e esta força menos fricção é transferida tanto para a mola como para a segunda caixa

Se aplicámos K(m+delta)g a um pequeno, apenas K*delta*g actua na Primavera, uma vez que Kmg vai para a fricção. Será isto errado?

Não compreendo como se pode mover um corpo de massa (M+m) aplicando menos do que K(M+m)g.

 
Mathemat:

Não compreendo como se pode mover um corpo de massa (M+m) aplicando menos do que K(M+m)g.

Com pressa.
Razão: