Discutir os conflitos entre programadores e clientes. Uma discussão de situações ambíguas entre o programador e o cliente, e uma classificação dos programadores mais conflituosos. - página 16

 
Integer:
Este é um assunto diferente, poderia ser chamado de não-conformidade com a missão.

se houver muitas variáveis, pode não ser um problema com o trabalho, mas sim com a definição das variáveis.

o que é bem possível - quando o cliente é literalista e não pode expressar exactamente o que quer

 
Lembrei-me de outra anedota: um cliente teve problemas com um nome de variável no próprio código (não na janela de propriedades), dizendo que o nome não corresponde ao objectivo da variável.
 
Mischek:

Não estás a lutar por ninguém, estás a lutar com o teu... estupidez contra a qual estás a lutar, quietamente contigo próprio.

E os clientes continuam simplesmente a encomendar.

Não tenho experiência a comunicar em fóruns, posso estar a falar sozinho se não se considerar um interlocutor e, portanto, não um ser humano. Admito perfeitamente a probabilidade de não ser ouvido por aqueles a quem se destina. Quando comecei a fazer uma encomenda, nem sequer pensei em ler nada sobre os artistas, certamente todos os clientes são iguais. Mas o tempo está a passar e em breve seremos muitos de nós e viremos e talvez eu me torne presidente:)
 
abolk:

se houver muitas variáveis, pode não ser um problema com o trabalho, mas sim com a definição das variáveis.

o que é bem possível - quando o cliente é um escritor de cartas e não pode expressar exactamente o que quer

Claro que você vem a uma oficina e diz que eu quero um Mercedes, e eles desenrolam um tractor de cinco rodas, claro que você fica indignado, mas um empregado da oficina diz-lhe, bem, eu sou um vidente, olhe que balde, a terra vai cavar, eu sei que você vai querer definitivamente cavar no futuro, mas e que tal cinco rodas? És tão cabeça de roda que não compreendes a tua felicidade, temos de te agradecer por isso. É assim que as coisas são.
 
Bormotun:
Claro, vai-se a uma loja de automóveis e diz-se: "Quero um Mercedes", e eles dão-lhe um tractor de cinco rodas...

Mas problemas:

MERCEDES BENZ 1600.

Não disse que não queria um tractor, ou disse que queria um autocarro Mercedes?

Por favor:

MERCEDES BENZ 0325

AAH! Queres uma escavadora Mercedes, não queres?

Por favor:

 
Integer:

Mas problemas:

MERCEDES BENZ 1600.

Disse que não queria um tractor, ou disse que queria um autocarro Mercedes?

Não se compra este tipo de coisas numa loja de automóveis, mas numa loja de ferragens. Digo-lhe que não está a ler com atenção, se eu sou um escritor de cartas você é um escritor de cartas :)
 
Bormotun:
Eles não vendem este tipo de milagre numa loja de automóveis, vendem-no numa loja da especialidade. Digo-vos, não estão a ler com atenção).
Então está a imaginar coisas erradas, não pode haver tractores ou autocarros numa loja de automóveis.
 
Integer:
Depois está a imaginar coisas fora do lugar, não pode haver tractores ou autocarros numa loja de automóveis.
Parece-lhe que assim é porque não conheceu nenhum vendedor desse tipo.
 
Bormotun:
Parece que assim é porque ainda não conheceu tais vendedores.
Portanto, se um concessionário de automóveis lhe entregar um tractor, sabe que eles também vendem tractores, por isso a sua mensagem de 2012.05.11 17:33 está errada.
 
Bormotun:
Eles não vendem tal milagre numa loja de automóveis, mas numa loja de equipamento especial, já lhe disse, você não lê com atenção, se eu sou literalista, então você é literalista :)

Este é um exemplo típico de como o cliente não consegue compreender os termos de referência formais.

O cliente pediu um Mercedes, o empreiteiro ofereceu-lho (e quaisquer que sejam os intermediários a quem tenha adquirido o Mercedes, cujo equipamento especial é problema do empreiteiro), a encomenda é cumprida e tem de ser paga.

Se quiser um carro executivo Mercedes, então escreva-o dessa forma,

Receberá um corretor telepático que lhe oferecerá um Mercedes A150 e ficará novamente insatisfeito.

Já alguma vez se perguntou por que razão os advogados se expressam de uma forma tão complicada? Na verdade, eles complicam deliberadamente a sua linguagem para evitar ambiguidade.

A situação é semelhante com os RPT; não deve ser ambígua.

Razão: