Interessante e Humor - página 2957

 
Dmitry Fedoseev:
Sim... 17+19=36, não 26))
Eu também tenho 26))
 

Tarefa matemática para a classe 3:

Quem obteve um resultado de "1"?

 
Andrey F. Zelinsky:

Qual é o absurdo do problema?

Um problema normal com uma condição normal.

É um exemplo um pouco infeliz, mas há comentários de professores para tais exemplos.

De facto, quanto mais problemas deste tipo houver, mais depressa e melhor a criança aprenderá a trabalhar com condições incompletas.

Mas se os pais começam a contar aos seus filhos o absurdo dos problemas nos livros escolares e da incompetência dos professores, podem simplesmente criar um falhado.

A questão é essa. Não há comentários do professor.

A tarefa é absurda porque uma criança não pode adivinhar ou adivinhar o que está a faltar no problema.

neste caso, como acima - "as maçãs foram substituídas por megabytes" - não há condição no problema de que todos os ficheiros em todas as pastas sejam iguais.

Tem uma pasta no seu computador com ficheiros onde todos os ficheiros são iguais. Tenho a certeza que ninguém tem uma pasta desse tipo.

Se aceitar a condição de que todos os ficheiros são iguais, o problema pode ser resolvido da seguinte forma:

1. 17 + 19 = 36

2. 7308/36 = 203

3. 17*203 = 2351

4. 19*203 = 3857

Resposta: 1 pasta 2351 mgb, 2 pasta 3857 mgb.

 
IURII TOKMAN:

O problema é esse: não há comentários do professor.

O absurdo do problema é que as crianças ainda não conseguem pensar ou adivinhar o que falta no problema

neste caso, como acima - "as maçãs foram substituídas por megabytes" - não há condição de que todos os ficheiros em todas as pastas sejam iguais.

Tem uma pasta no seu computador com ficheiros onde todos os ficheiros são iguais. Tenho a certeza que ninguém tem uma pasta desse tipo.

Se aceitar a condição de que todos os ficheiros são iguais, o problema pode ser resolvido da seguinte forma:

1. 17 + 19 = 36

2. 7308/36 = 203

3. 17*203 = 2351

4. 19*203 = 3857

Resposta: 1 pasta 2351 mgb, 2 pasta 3857 mgb.

Podemos assumir que este problema foi compilado por uma pessoa que está longe dos computadores e não tem qualquer ideia sobre sistemas operativos e sistemas de ficheiros. Ou a pessoa pensava que os alunos da 4ª classe também não têm ideia sobre computadores e peculiaridades do armazenamento de ficheiros em discos de computador e que o resolverão por analogia com o mesmo tipo de problemas.
 
IURII TOKMAN:

O problema é esse: não há comentários do professor.

O absurdo do problema reside no facto de as crianças ainda não poderem pensar ou adivinhar o que falta no problema

neste caso, como foi dito acima - "as maçãs foram substituídas por megabytes", não há condição no problema de que todos os ficheiros em todas as pastas sejam iguais

Nas escolas, dezenas de tarefas semelhantes com condições muito semelhantes são resolvidas de uma forma monótona e metódica.

E tais problemas semelhantes são resolvidos em mais de uma ou duas lições.

Se o seu filho sabe que os ficheiros são de tamanhos diferentes, como afirma, então o que o faz pensar que seria difícil para o seu filho ter ficheiros iguais?

Não exagere o problema ou menospreze as capacidades da criança.

p.s. Se uma criança não consegue resolver tal problema (digamos este), a razão não está no problema.

 

Discordar. A solução para este problema resume-se à questão - será que achei bem, uma vez que o tio me embotou? É necessária demasiada abstracção. O problema é mais susceptível de ser utilizado pelos estudantes de psicologia como ilustração do pensamento abstracto, ou da patologia do pensamento na vida adulta.

A criança não sabe que está agora na categoria de problemas com maçãs. O ponto do problema é a aritmética, não a capacidade de abstracção.

 
Dmitry Fedoseev:

Discordar. A solução para este problema resume-se à questão - será que achei bem, uma vez que o tio me embotou? É necessária demasiada abstracção. O problema é mais susceptível de ser utilizado pelos estudantes de psicologia como ilustração do pensamento abstracto, ou da patologia do pensamento na vida adulta.

A criança não sabe que está agora na categoria de problemas com maçãs. O ponto do problema é a aritmética, não a capacidade de abstracção.

+++
 
Lembro-me de passar a química na escola. E quando o instituto tinha química e me deu uma série de testes que tive de fazer para a sessão seguinte, tive de procurar um livro de texto com uma colecção de problemas de química. Resolvi problemas para a sessão procurando problemas análogos, fazendo o algoritmo, e resolvendo os problemas de teste, simplesmente colocando os valores certos no algoritmo. Foi bom ter tido muito tempo, de sessão em sessão pude dedicar o meu tempo.
 
Dmitry Fedoseev:

Discordar. A solução deste problema resume-se à questão - será que adivinhei correctamente, uma vez que o meu tio desmaiou?

O que tem isto a ver com "o tio ser burro"? Existe um livro de texto, mas é o professor que dá a tarefa. O professor avalia a capacidade da turma para resolver um problema. Se o problema não for bem sucedido e tiver uma condição imprecisa, e se for necessário um esclarecimento adicional para o resolver, o professor normalmente fornecerá comentários.

Se existe um problema sobre ficheiros e pastas, significa que as crianças da 4ª classe já sabem, até certo ponto, sobre o tema "Informática". E eles sabem que os ficheiros têm tamanhos. E com esta tarefa uma criança é bastante capaz de ver a incompletude da condição e de fazer os pressupostos necessários para resolver tal tarefa.

 
Lilita Bogachkova:

Um problema de matemática para a classe 3:

Quem obteve um resultado de "1"?

Tenho 12, se a equação tiver *, /, então multiplicar e dividir primeiro, se houver parênteses, depois resolver entre parênteses, e depois tudo o resto.
Razão: