Backteste - Pode confiar nos resultados?

 

Como vai pessoal, desenvolvi esse EA da imagem, e nos backtestes do periodo de 01/04/2020 até 20/07/2020 está dando um resultado muito bom, pelo gráfico dá pra ver que é muito ascendente, como eu ainda não tinha desenvolvido nenhum EA com uma estratégia parecida com essa fico na dúvida se no real os resultados serão parecidos, coloco para rodar todos os dias no real mas não deixo muito tempo, sei que para ter certeza que os resultados serão parecidos com o do backteste terei que deixar rodando. Qual a opnial de vocês a respeito destes resultados?

Arquivos anexados:
EA_NOVO.png  118 kb
 
Vanroger Moraes:

Como vai pessoal, desenvolvi esse EA da imagem, e nos backtestes do periodo de 01/04/2020 até 20/07/2020 está dando um resultado muito bom, pelo gráfico dá pra ver que é muito ascendente, como eu ainda não tinha desenvolvido nenhum EA com uma estratégia parecida com essa fico na dúvida se no real os resultados serão parecidos, coloco para rodar todos os dias no real mas não deixo muito tempo, sei que para ter certeza que os resultados serão parecidos com o do backteste terei que deixar rodando. Qual a opnial de vocês a respeito destes resultados?

A nível de desenvolvimento eu uso backtest apenas para dois objetivos: 1) Ter uma noção se pelo menos o EA está indo numa direção que possa valer a pena dar continuidade. 2) Testar o código. 
Por outro lado para decidir se vou ou não usar um EA em conta produtiva eu pego o resultado do backtest e se for BOM eu abato 50% e ainda assim fico meio desconfiado as vezes, e então, se eu achar promissor (depois de ponderar operações vs tarifas, assertividade, riscos e capital empacado no trem), dai sim vou para Produtiva. 

Backtest as vezes dá resultados muito diferentes da realidade, tanto para ruim quanto para bom. Eu particularmente não considero backtest como fator de decisão, inclusive para meus próprios EA´s as vezes dá resultado negativo no backtest e na produtiva positivo; o inverso idem. 

Meu Guru nr 3 do MQL5 Rogério (pois Joscelino é meu Guru nr 1, e Jonathan é meu Guru nr 2) já tentou me ajudar dando uma série de documentações sobre Backtest, o que considera, como utilizá-lo e suas métricas, mas meu nível de inteligência não foi suficiente para entender ou aceitar aquela complexidade toda somente para usar um backtest. Prefiro botar 50 REAL na conta produtiva e testá-lo.

Mas, se você tiver mais paciência que eu (pois inteligência provavelmente você já tem), então valerá a a pena estudar a longa documentação sobre Backtest que tem aqui no MQL5 nas seções Artigos e Documentação. Use o Localizar.

Abraços e bons ganhos com seu EA.

 

Eis um tópico que gosto muito de debater.

Mas de cara eu já lhe dou a resposta:

Backtest só é confiável se você tiver respeitando dois critérios:

1º Você tem uma base de dados de ticks (histórico) confiáveis. (Ou você coletou esses ticks dia após dia ou você comprou de quem já fez esse trabalho.).

2º Você ter certeza que seu EA não tem erros na lógica de envio/execução de ordens.

Eu comecei a usar o backtest depois que consegui uma base de dados confiável maior que 1 ano. Depois disso é tiro e queda, deu bom no backtest e as operações condiz com a lógica programada... Bazinga! Pode colocar na real.

 
testes de qualidade deve ser 100 taxa de juros e é baseado na vida real de tiques, só assim os resultados de testes que você pode confiar
 
Vanroger Moraes:

Como vai pessoal, desenvolvi esse EA da imagem, e nos backtestes do periodo de 01/04/2020 até 20/07/2020 está dando um resultado muito bom, pelo gráfico dá pra ver que é muito ascendente, como eu ainda não tinha desenvolvido nenhum EA com uma estratégia parecida com essa fico na dúvida se no real os resultados serão parecidos, coloco para rodar todos os dias no real mas não deixo muito tempo, sei que para ter certeza que os resultados serão parecidos com o do backteste terei que deixar rodando. Qual a opnial de vocês a respeito destes resultados?

  1. Essa curva sugere Overfitting...
  2. Backtest no MT5 é FALSO, pois não respeita fila no Book de Ofertas.
  3. Se for Scalping, esqueça, você estará morto na conta Real.
  4. Backtest é para aqueles que nunca operaram a própria estratégia "na mão". Do contrário, não precisariam de Backtest.
Razão: