Ea tem resultados diferente na conta real e no backtest

 
olá pessoal, eu baixei um EA e fiz o teste no testador de estrategia deu tudo certo, coloquei ele pra operar uma conta demo e ele não está indo igual nos testes, depois de fazer algumas operaçoes eu fui no testador de estrategia e coloquei no backtest para o robo ir no mesmo momento que foi a operação real, conclusão: deram resultados diferentes o backtest e o real, mas não era pra ser os mesmo resultados? teste no modo cada tick. caso queiram testar o Ea está ai
Arquivos anexados:
theofx.ex4  24 kb
 
Luiz Oliveira:
olá pessoal, eu baixei um EA e fiz o teste no testador de estrategia deu tudo certo, coloquei ele pra operar uma conta demo e ele não está indo igual nos testes, depois de fazer algumas operaçoes eu fui no testador de estrategia e coloquei no backtest para o robo ir no mesmo momento que foi a operação real, conclusão: deram resultados diferentes o backtest e o real, mas não era pra ser os mesmo resultados? teste no modo cada tick. caso queiram testar o Ea está ai

Você esperava mesmos resultados? Precisa estudar mais então.

NÃO DEIXE DE LER THREAD (POR COMPLETO) e, especialmente os comentários abaixo. Alerto que o mercado de capitais nao perdoa ingenuidade.

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Problemas para operar robôs scalp no mini-dólar

Trader_Patinhas, 2019.06.06 01:57

Há muitas diferenças entre conta demo e conta real. Para trades mais longos, essas diferenças costumam se insignificantes, mas para scalping de 1 ponto elas serão muito significativas.

As principais diferenças que podem (e devem) estar te afetando são:

1) Tempo de atraso na execução da ordem

Na conta demo a sua ordem a sua ordem é "executada" assim que chega no servidor MT5 da corretora.

Na conta real, após chegar no servidor MT5 da corretora, a ordem tem que ser enfileirada para envio e transmitida para o servidor da B3, onde será recebida, analisada e executada (se for ordem a mercado) ou enfileirada no book (se for ordem limite).

Como o atraso na conta real é muito maior, muitas vezes vc não consegue mais comprar ao preço que estava no momento em que vc a enviou (no caso de ordem ao mercado), ou não consegue executá-la (no caso de ordem limite).

2) Liquidez

Na conta demo, vc sempre consegue comprar/vender o volume total solicitado pelo preço de mercado vigente no momento (bid/ask).

Na conta real, nem sempre há volume de oferta suficiente para cobrir sua ordem pelo preço bid/ask e ocorre slippage (no caso de ordem a mercado) ou execução parcial (no caso de ordem limite).

3) Filas

Na conta demo, se o preço de mercado (bid/ask) atingir o preço configurado na sua ordem limite, o volume total da ordem é imediatamente executado naquele preço, pois não há fila de ordens.

Na conta real, mesmo que o preço configurado na ordem limite seja atingido, a sua ordem pode não ser executada, ou ser executada apenas parcialmente, caso o preço recue antes de chegar a vez da sua ordem na fila.

4) Interferência da sua ordem no mercado (para ativos de alta liquidez como dólar/índice isso não ocorre, mas pode ocorrer em ativos menos líquidos e eu já tive uma experiência amarga com isso)

Na conta demo a sua ordem não vai pro mercado, portanto é como se vc estivesse invisível.

Na conta real, a sua ordem entra na fila e todos veem que há uma ordem ali. Em ativos de alto spread e baixa liquidez (fundos imobiliários, ações pouco negociadas e opções fora do dinheiro), outros robôs reagem a ação do seu robô, modificando o curso das coisas. Certa vez construí um robô usando uma estratégia para negociar ativos pouco líquidos que lucrava rios de dinheiro na conta demo, mas, quando fui executá-la na conta real, tomei prejuízo porque outros robôs reagiam à presença da minha oferta melhorando as ofertas deles e levando o meu robô a aceitar preços menos vantajosos. A conta real até conseguia obter um resultado bruto positivo, mas ao serem descontados os custos operacionais ficava no prejuízo.

Resumo:

Para operar uma estratégia de scalping de 1 ponto no dólar, vc terá que levar em consideração os itens 1, 2 e 3 (pode ignorar o 4) e estar ciente de que o desempenho no Testador de Estratégias ou em conta demo não refletirá o que acontecerá na realidade.


 
Luiz Oliveira:
olá pessoal, eu baixei um EA e fiz o teste no testador de estrategia deu tudo certo, coloquei ele pra operar uma conta demo e ele não está indo igual nos testes, depois de fazer algumas operaçoes eu fui no testador de estrategia e coloquei no backtest para o robo ir no mesmo momento que foi a operação real, conclusão: deram resultados diferentes o backtest e o real, mas não era pra ser os mesmo resultados? teste no modo cada tick. caso queiram testar o Ea está ai

Luiz, resumindo é assim: 

- tem o testador de estratégia

- tem a conta demo

- tem a conta real

É uma sequência: o testador de estratégia é o mais distante da realidade, enquanto que a conta demo é mais próxima, mais ainda diferente da realidade.

O testador e a conta demo são aproximações otimistas em relação à realidade. Ter lucro na primeira não garante que vc terá lucro na segunda e ter lucro na segunda não garante que você terá lucro na terceira.

Na thread que o Joscelino te indicou acima, o que está aparecendo na mensagem em destaque são, na verdade, as diferenças entre conta demo e conta real (que já são muitas).

Além das diferenças em relação à conta real, o testador de estratégias ainda tem algumas diferenças adicionais em relação à conta demo, como por exemplo:

- até pouco tempo as variações de preço dentro das velas (ticks) não eram reais, mas simuladas (agora já existe um modo que usa tick reais, mas já li gente reclamando sobre isso aqui)

- o preço considerado na transação simulada muitas vezes é mais favorável (menor na compra e maior na venda) em comparação com o preço que será fechado numa transação em conta real

- ele otimiza os parâmetros da estratégia com base em back-testing - com a repetição dos testes e do ajuste dos parâmetros acaba gerando overfitting (a estratégia fica "viciada" no período onde ela foi treinada, dando bons resultados no backtest, mas sendo incapaz de generalizar esses bons resultados em períodos futuros

Não estou querendo dizer que o testador e a conta demo não sejam ferramentas úteis e valiosas. Elas são sim. Quero dizer apenas que vc não deve confiar que os mesmos resultados financeiros se repetirão numa conta real, devido aos diversos fatores expostos aqui e na thread que o Joscelino indicou. O robô tem que estar lucrando com muita consistência no testador e na conta demo, para que se possa ter alguma segurança de que ele não fará feio na conta real.

 

Luiz Oliveira,

Complementando as explanações do @Trader_Patinhas, sugiro que você leia este artigo.

[ ]'s

Razão: