Qual o seu estilo de operação?

 

Olá pessoal, vejo muita gente discutindo questões técnicas no fórum, e acho que esse é realmente um dos grandes diferenciais da comunidade MQL5.com. Entretanto, aqui também existe espaço para discutirmos coisas mais gerais, como por exemplo o estilo preferido de operação de cada um (logo, estamos falando de um tema altamente subjetivo !!!).

Podemos rapidamente elencar alguns estilos de operação: scalping, day trading, swing trading, position trading, etc. Entretanto, existem infinitas variantes possíveis para cada um desses estilos. Por exemplo, em minha opinião, para cada tipo de ativo existe um estilo de operação mais adequado (atenção, eu disse "minha opinião" !!!).

Tome por exemplo alguém querendo fazer position trading em Forex... Não acredito que seja possível ficar 5 anos posicionado em Forex, até mesmo por conta dos custos de transação envolvidos. Por outro lado, acredito ser muito difícil fazer scalping com ações (especialmente se você tiver um custo de transação alto). Logo, aí vai minha lista:

■ Mercado futuro: scalping / day trading
■ Mercado à vista (ações): swing trading
■ Forex: day trading / swing trading 

Alguém com opinião diferente? Alguém aí é fã de position trading? :-) 

 

Poderia ser muito interessante. Embora, eu acho que a primeira coisa a fazer pode ser para explicar todos estes estilo de negociação diferente, como há provavelmente um monte de iniciantes aqui que só conhecem um ou dois deles.

 

Day Trade

É a modalidade de negociação que ocorre no mesmo dia, ou seja, o investidor nunca leva a operação para os próximos dias, ele sempre zera a operação no mesmo dia em que ela foi iniciada.
Não importa se ele compra na primeira hora do pregão e vende na última hora ou se compra as 11h55 da manhã e vende as 11h59, ambas as operações são chamadas de Day Trade.
O day trader utiliza basicamente a análise gráfica, com gráficos intraday de 1min, 5min, 15min, 30min e 60min (os mais comuns). Também opera ativos de alta liquidez, que possibilitem entradas e saídas rápidas. Ele não pode correr o risco de não encontrar compradores ou vendedores quando quiser encerrar sua operação.
Day Trade exige bastante conhecimento em análise gráfica, alto grau de disciplina e uma estratégia bem formada antes de iniciar uma operação. O day trader procura ganhos pequenos e rápidos, algo como 0,5%, 1%, 2%, ou poucos centavos, tudo em um único dia. Pode parecer pouco, mas se ele conseguir esse tipo de ganho ao longo do tempo, a soma no final será bastante interessante.
O day trader precisa ter tempo disponível para operar no mercado, além de pagar uma tributação alta; 20% sobre o lucro, sendo que não há limite de isenção. Ele também gasta mais em corretagens.


Swing Trade

Consiste em um prazo um pouco maior que o Day Trade, cerca de 1 a 5 dias, não mais que isso. Quem utiliza essa modalidade também se baseia na análise gráfica, em geral, utilizando gráficos diários e semanais, buscando ganhos maiores que o day trader, algo em torno de 5%, 6%, 8% em poucos dias.
Exige paciência e estratégia bem definida para tentar capturar os movimentos mais fortes das ações. O swing trader opera menos vezes, procurando acertar o ponto exato de reversão dos movimentos de curto prazo. Também é necessário um bom conhecimento em análise gráfica e muita disciplina. A liquidez dos ativos operados pode ser um pouco menor que no caso do Day Trade, mas também se exige uma boa liquidez dos papéis. Também é necessário que se tenha tempo para operar no mercado.

Position Trade
É o prazo de operação que pode ir de algumas semanas a alguns meses, dificilmente passando de 3 ou 4 meses. Também é baseado em análise gráfica, sendo os tempos gráficos mais comuns os semanais e mensais, mas pode contar com a análise fundamentalista como aliada na escolhas de boas empresas.
Busca-se um retorno maior que nos prazos menores, algo acima de 10%, 15%, 20%. Também pode ser utilizado por investidores que mantém posições em derivativos e operam cobertos, oferecendo as ações como garantia durante o prazo das operações.
Também exige bom conhecimento em análise gráfica e uma boa estratégia definida antecipadamente. A liquidez dos ativos negociados pode ser bem menor que no caso do Day Trade e do Swing Trade, pois o investidor tem mais tempo para entrar ou sair de uma posição.

 Scalping

O scalping é uma estratégia de negociação bastante popular no mercado Forex, que envolve a abertura e liquidação rápida de posições nos mais diversos pares de divisas ou matérias-primas. Geralmente as posições ficam abertas entre 1 e 5 minutos, contudo existem casos, em que os scalpers mantêm as suas posições abertas por menos de um minuto – no caso de haver bastante volatilidade no mercado. O scalping é usado para uma negociação intra-diária, onde se pode chegar a abrir e fechar diversas posições em em menos de 1 hora, de forma a obter uma boa rentabilidade com um risco menor.

 

OBS: pesquisado no google 

 

Muito boa a ideia do tópico, acredito que uma grande vantagem do Forex em relação ao Swing está na facilidade de poder operar vendido (short position).

No mercado à vista e futuro, hoje existe essa facilidade no Intraday, principalmente com ativos de grande liquidez, mas quando se entra em Swing os riscos e custos já mudam.

Para ficar position no Forex por muitos anos tem que ser com lotes muito baixos, garantindo um SL alto, talvez superior a 2000 pips, o que limita muito o retorno e realmente perde o sentido, devido ao risco inerente desse mercado.

Dessa forma, eu só faria uma alteração na lista apresentada, que é incluir o Intraday no mercado à vista, já que ele é muito utilizado com estratégias em robôs que buscam reduzir custos e riscos para operar vendido. 

Ou seja, com essa alteração ficariam todos iguais, e o position cada vez mais fora da realidade de mercado. Aliás, isso se confirma nas estatísticas históricas, onde o tempo médio de posição aberta vem diminuindo ao longo dos anos.

 

Hoje estava conversando com um amigo aposentado do BB, faz três anos ele investiu R$ 7000,00 num mix de ações sugerido pelo seu gerente somente para funcionários ativos e aposentados do BB. Hoje o valor do pacote de ações está valendo R$ 6000,00 .

Ou seja, se em ações o Position Trade já é arriscado, imagine em Forex!!!!

Outra coisa que eu já entendi, se vc quer investir em ações, vc não pode comprar e esquecer o dinheiro como fazemos  nos investimentos tradicionais, achando que daqui a dez vai poder comprar a sua casa, fazer a sua viagem dos sonhos... você pode chegar no banco e ter uma grande e péssima notícia....

Ou seja, para investimentos na Bolsa ou em Forex, é necessário um embasamento teórico e uma assessoria de quem entende que esteja sempre lhe orientando e alertando para todas as situações.

No caso do meu amigo... faltou a assessoria para orientá-lo e hoje está no prejuízo! 

Razão: