Tudo sobre B3 (BM&F/Bovespa) - página 2

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Não aparece BOVESPA nos meus ativos

Thiago Duarte, 2019.07.16 23:32

Esse não é um problema, é algo natural. Os ativos disponíveis para negociação são os que sua corretora disponibiliza. O meta trader "de fábrica" contém alguns ativos forex majoritários (que contém o dólar) somente para praticar numa conta demo. A partir do momento que você vincular a conta de uma corretora irá aparecer os ativos que ela disponibiliza. No caso de uma corretora na B3 irá lhe mostrar os ativos daqui.


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Tudo sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5

Rogerio Figurelli, 2019.07.26 08:56

Decidi criar esse tópico para concentrar tudo (perguntas, respostas, cases, informações, etc.) sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5, principalmente com a inauguração dos servidores VPS localizados no datacenter Equinix SP3, próximo aos servidores da BM&F/Bovespa (B3) e corretoras da bolsa brasileira.


Para quem não sabe, agora você pode hospedar seus robôs no VPS com latência que podem chegar a 1 milissegundo até sua corretora.

Consulte a página https://www.mql5.com/pt/vps para obter maiores detalhes sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5.

A ideia da thread é ser agnóstica, ou seja, qualquer cidade ou corretora, mas evidentemente espera-se que a maior demanda de posts seja relacionada ao nosso mercado.

Algumas regras básicas:

1. Por favor não faça perguntas sobre outros assuntos aqui.
2. Se você já criou ou vai criar um tópico especificamente com sua pergunta coloque aqui apenas uma referência para ele para evitar redundância.
3. Por favor siga as regras do fórum (https://www.mql5.com/pt/about/rules)

Obrigado e boa discussão a todos!

Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Corretora brasileira que permita operar ouro (OZ1D) na BM&F pelo MT5

Heraldo Almeida, 2018.06.17 18:29

Prezados,

Alguém conhece alguma corretora brasileira que permita operar ouro (OZ1D) na BM&F pelo MT5 ?

Tentei XP, Rico, Clear e Modalmais.

A XP e a Clear permitem operar OZ1D no home broker padrão delas, mas no Metatrader o ativo não aparece.

Alguém opera ou já operou OZ1D, OZ2D ou outras commodities no Brasil pelo MT5 ?

Abraços

Heraldo


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Ordem encerrando 0.5 abaixo do Take Profit.

Rogerio Figurelli, 2019.08.03 03:07

Ótima informação  Joscelino Celso de Oliveira, obrigado por compartilhar, gostaria de ver essa agilidade por parte de nossas instituições e organizações para liberar o Forex no Brasil, mas provavelmente isso ainda vai levar algumas décadas, senão séculos!
Seja como for, apesar de considerar que o maior problema de adotar o RLP no nosso país é a questão de visibilidade, já que praticamente temos apenas uma Bolsa (B3), com regras totalmente centralizadas, o que não acontece nos principais mercados, como nos EUA, com mais de vinte players atuando (NYSE, NASDAQ, IEX, etc.), me parece que a oportunidade de melhorar a liquidez pode ser de fato um ponto positivo para a área de varejo e, principalmente, para os algotraders.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

É possível viver de day-trading?

Rogerio Figurelli, 2019.10.22 02:57

Boa noite a todos,

Provavelmente vocês já conhecem ou ouviram falar dessa pesquisa recente [1], encomendada pela CVM, onde algumas das principais conclusões são que:

"A probabilidade de alguém começar a fazer day-trade e conseguir, após o período de aprendizado, uma renda média diária acima de R$ 300,00, é igual a 15 dividido por 19.696 (0,08%). Considerando-se apenas as pessoas que operaram por mais de 300 pregões, essa probabilidade é 15 dividido por 1.558 (0,96%). É importante enfatizar que estamos ignorando possíveis custos de corretagem, cursos e tecnologia."

Acessando hoje (21/10/2019) o site da SSRN (Social Science Research Network), me chamou a atenção que a versão mais recente e atualizada do artigo, publicada nesse repositório [2], aparece entre os 10 maiores downloads.

Isso demonstra não apenas a excelente qualidade da pesquisa, e da equipe de professores responsáveis, como a relevância de suas conclusões.

Um ponto que considero muito relevante nesse trabalho, e que me parece um excelente assunto para debate nesse fórum, pois afinal estamos em um ambiente de trading sistêmico, é o resultado e crescimento dos sistemas HFT.

E a pergunta que não quer calar é: até que ponto as mudanças recentes e entrada do Retail Liquidity Provider (RLP) são reflexos diretos desse crescimento do HFT e resultados desanimadores dos day traders?

Sds.,

Rogério Figurelli

---

Referências:

[1] Só minoria ganha mais de R$ 300 por dia com 'day trade', diz pesquisa
https://valor.globo.com/financas/noticia/2019/03/08/so-minoria-ganha-mais-de-r-300-por-dia-com-day-trade-diz-pesquisa.ghtml

[2] Day Trading for a Living?
Fernando Chague, Rodrigo De-Losso and Bruno Giovannetti
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3423101



 

Bom dia a todos.

Estou e fase de estudos e treinamento intensivo para poder iniciar a operar em dezembro. Entretanto, tempos atrás abri uma conta na Rico e aportei um valor. Tem um saldo remanescente de R$ 33,70 e gostaria de operar esse valor no Mini Indices Bovespa e, para isso, preciso apenas de R$ 22,00, conforme orientação da própria corretora.

Eu tinha contratado o MT5 da corretora na versão "posição", e esta opção não permite tal operação. Por isso fui orientado a descontratar a plataforma e contratá-la novamente na versão "alavancagem". Isso já foi feito e, inclusive, já havia enviado solicitação à corretora para iniciar com tal possibilidade de operação. Entretanto, mesmo tendo seguido todas as orientações, a ordem não é executada quando clico em comprar ou vender.

Alguém poderia me dar uma orientação para solução do problema?

 
Cláudio Virote:

Bom dia a todos.

Estou e fase de estudos e treinamento intensivo para poder iniciar a operar em dezembro. Entretanto, tempos atrás abri uma conta na Rico e aportei um valor. Tem um saldo remanescente de R$ 33,70 e gostaria de operar esse valor no Mini Indices Bovespa e, para isso, preciso apenas de R$ 22,00, conforme orientação da própria corretora.

Eu tinha contratado o MT5 da corretora na versão "posição", e esta opção não permite tal operação. Por isso fui orientado a descontratar a plataforma e contratá-la novamente na versão "alavancagem". Isso já foi feito e, inclusive, já havia enviado solicitação à corretora para iniciar com tal possibilidade de operação. Entretanto, mesmo tendo seguido todas as orientações, a ordem não é executada quando clico em comprar ou vender.

Alguém poderia me dar uma orientação para solução do problema?

O que diz na sua sheet Diário do MT5?

Razão: