Por que o Metatrader 5 trava tanto ? - página 3

 
Antonio Marques:
Uso o meta5 em uma corretora e o Profit em outra, na mesma maquina e rede, portanto mesmo windows. O meta5 uso na corretora "Limpeza" e o Profit uso na corretora "Milionário" entenderam né. Percebo que em momentos de alta volatilidade, tanto na parte da manha como após as 15:00 ou mesmo com alguma noticia, realmente as vezes meu mt5, fica travado, não atualiza valores e demora as vezes minutos para voltar. Enquanto isso o Profit fica lento, mas continua funcionando. Antigamente na corretora Milionário usava o MT5 e era ótimo, isso em 2016 e 2017, e na mesma época usava o MT5 na corretora Limpeza e já havia uma demora tanto no enviou das ordens e como na confirmação das operações. A corretora Limpeza, era lenta porque o servidor de analise de risco "segurava" "retardava" o enviou de ordens, tanto que ela ficava enviando mensagens no diário do MT5, passando o valor do seu capital como margem. Passaram alguns anos e a corretora Cheese_P, comprou a Milionário e a Limpeza, acredito que hoje eles usam as mesmas tecnologias no servidores do MT5, isso porque tanto que os servidores de conta demo no MT5 na Limpeza e Milionário, aparecem com o mesmo nome, e tempos de acesso praticamente iguais.  Alguns meses antes de entrar o famigerado "RLP", percebi que as corretoras, a Mae e as 02 filhas em operações de mini-indice e minidolar, já estavam fazendo o RLP informalmente, pois todas as operações no time and trades apareciam como direto, mesmo em quantidade pequenas 01, 02,03 contratos, qualquer quantidade de contato.  Coisas que antigamente não aconteciam e todo mundo sabe que direto é negocio entre clientes na mesma corretora. Depois que a B3, liberou o RLP, tenho quase certeza disso, a ordem do MT5  entra na corretora, os servidores de risco liberam a negociação, deve haver um servidor que fica esperando a contraparte para fechar o RLP. Percebo que quando trava o MT5, acontece o seguinte. Se eu estive posicionado e não tiver uma stop e um gain, já enviados para a corretora e se algum player ou vários dão boletadas e aumentam o volume, os servidores das corretoras se perdem, normalmente o MT5, só volta a funcionar quando os valores do indice ou do dolar estão próximos do valor que havia travado, ai meu amigo é um sufoco. Se tiver ganhando você não consegue sair com gain, pois o Mt5 só volta a funcionar próximo do preço que travou e já voltando e  já quando você esta no Loss e não consegue sair não tem o que fazer é torcer para ele voltar também no preço mas corre o risco de ser zerado pela corretora. O que faço para amenizar quando o MT5 esta travado e começo a perder, como já estou com o Profit aberto, abro uma operação contraria no mesmo ativo e quantidade. Resumindo "acho" que o problema no MT5 no Brasil, acontece por causa das corretoras.  O RLP e a diminuição de margens para operar que as corretoras colocaram, fazem com que os servidores de risco tenham um papel essencial neste negocio e acabam amarrando as ordens e gerando estes travamentos. Isso também acontece com o Profit e com o Tryd mas em menor proporção.

Antonio, existem dezenas de variáveis que causam esses travamentos etc. Desde hardware local até problemas na outra extremidade com excesso de tráfego na corretora, etc.

Só para você ter ideia, vou dar um exemplo meu. Tenho um equipamento parrudo, um desktop que comprei da Dell para suportar processamento pesado. Essa máquina é exclusivamente para plataformas e operações no mercado. Para ter ideia nem Office tenho instalada nela, é Windows, Anti-virus e as Plataformas que uso/usava. Entre elas ProfitPro e MetaTrader 5.

E um notebook I7 com SSD + HD, 20gb RAM, boa placa de video, etc, esse eu uso para conversar agora com você, para acessar as corretoras, bancos,  youtube, internet, fórum, programações, utilizar o MT5 em contas Demo, etc.

As vezes, por preguiça de usar duas máquinas, uso só o notebook, mas dai percebo que a conta real seja da Rico, da Clear (pois tenho em ambas) ou de outra corretora estão travando, dai apenas fecho no notebook e ligo e desktop e problema resolvido. Isso antes de usar VPS porque agora só rodo conta real em VPS. Então, neste exemplo foi problema da Corretora?, da minha internet?, não, foi hardware local apenas. 

Não to dizendo que a Corretora A não seja ruim, ou a B é melhor, etc... todas tem seus problemas, todas travam, todas dão erros em ordens e realmente algumas corretoras são melhores que outras. Mas travamentos não é só problema de Corretora. 

Quanto a plataforma, é visível a olho leigo quanto a olho técnico que para operações manuais o Profit vai ter desempenho muito superior tanto em velocidade quanto em recursos que o MT5, pois o Profit foi desenvolvido e destinado para operação manual. Por outro lado MetaTrader 5 é muito mais robusto, muito mais potente e com um leque maior de possibilidades de coisas que você pode desenvolver dentro dele, inclusive muito forte nas automações (EA´s, Indicadores, Scripts).  Então comparar Profit com MetaTrader 5 é como comparar uma BMW com um Caminhão Volvo do mais top de linha. Qual é melhor? depende, se você quer correr, passear, etc a BMW, se você quer força e tração o Caminhão. Não é porque ambos são veículos ,então que são comparáveis para a mesma função.

Você pode usar o MT5 para operações manuais, mas ai é como usar um caminhão para passear. 

E ainda, algumas pessoas (que não necessariamente é seu caso) se preocupa com internet, corretora, etc, e esquece que está usando um notebook com 100 programas instalados, 50 janelas abertas, rodando música, video e ainda com o MT5 aberto e dai quer que seu MT5 não trave. Eu tenho 47 anos e mais de 20 anos trabalhando como executivo financeiro em empresa grande. O que aprendi nesses anos todos é que máquina para trabalho é exclusiva para trabalho, e máquina para acessar banco, internet, fórum, redes sociais, site de notícias etc não é máquina para trabalho.

Mas desculpe se falei um monte de coisas que pode não ser úteis para você, mas com certeza será útil para algumas outras pessoas refletirem. Por fim concordo com você que as duas corretoras que você aponta em seu post não são as melhores em performance para mercado B3.

 
Alguém usa o Bra50 que equivale ao indice Bovespa poderia dar um testemunho aqui comparando as execuções de ordens?
 
Marcio Sales Santana:
Alguém usa o Bra50 que equivale ao indice Bovespa poderia dar um testemunho aqui comparando as execuções de ordens?


Operar esse ativo e qualquer outro via corretora de fora, as ordens 'decolam', nem pensam para executar, é muito rápido.

A diferença é percebida mesmo na hora de fazer login, nas corretoras brasileiras e corretoras de fora. Também é possível notar a diferença no tempo para carregar os gráficos.

 

Não podemos esquecer da quantidade de ticks que ocorrem diariamente na B3 contra X bolsas só nos EUA..

Resolvi comparar agora, a quantidade de ticks de um dia do ibov (2,7 milhões) vs SP500 (65 mil) em uma corretora de fora.

Como não temos concorrência, todas as requisições passam pela B3, é um bombardeio de informação correndo ao mesmo tempo.

 
Uau, eu tive o mesmo problema ... =(
 

é possivél um indicador fazer a plataforma MetaTrader5 ficar travando?

 
Ruy Christian Hoffmann:

Antonio, existem dezenas de variáveis que causam esses travamentos etc. Desde hardware local até problemas na outra extremidade com excesso de tráfego na corretora, etc.

Só para você ter ideia, vou dar um exemplo meu. Tenho um equipamento parrudo, um desktop que comprei da Dell para suportar processamento pesado. Essa máquina é exclusivamente para plataformas e operações no mercado. Para ter ideia nem Office tenho instalada nela, é Windows, Anti-virus e as Plataformas que uso/usava. Entre elas ProfitPro e MetaTrader 5.

E um notebook I7 com SSD + HD, 20gb RAM, boa placa de video, etc, esse eu uso para conversar agora com você, para acessar as corretoras, bancos,  youtube, internet, fórum, programações, utilizar o MT5 em contas Demo, etc.

As vezes, por preguiça de usar duas máquinas, uso só o notebook, mas dai percebo que a conta real seja da Rico, da Clear (pois tenho em ambas) ou de outra corretora estão travando, dai apenas fecho no notebook e ligo e desktop e problema resolvido. Isso antes de usar VPS porque agora só rodo conta real em VPS. Então, neste exemplo foi problema da Corretora?, da minha internet?, não, foi hardware local apenas. 

Não to dizendo que a Corretora A não seja ruim, ou a B é melhor, etc... todas tem seus problemas, todas travam, todas dão erros em ordens e realmente algumas corretoras são melhores que outras. Mas travamentos não é só problema de Corretora. 

Quanto a plataforma, é visível a olho leigo quanto a olho técnico que para operações manuais o Profit vai ter desempenho muito superior tanto em velocidade quanto em recursos que o MT5, pois o Profit foi desenvolvido e destinado para operação manual. Por outro lado MetaTrader 5 é muito mais robusto, muito mais potente e com um leque maior de possibilidades de coisas que você pode desenvolver dentro dele, inclusive muito forte nas automações (EA´s, Indicadores, Scripts).  Então comparar Profit com MetaTrader 5 é como comparar uma BMW com um Caminhão Volvo do mais top de linha. Qual é melhor? depende, se você quer correr, passear, etc a BMW, se você quer força e tração o Caminhão. Não é porque ambos são veículos ,então que são comparáveis para a mesma função.

Você pode usar o MT5 para operações manuais, mas ai é como usar um caminhão para passear. 

E ainda, algumas pessoas (que não necessariamente é seu caso) se preocupa com internet, corretora, etc, e esquece que está usando um notebook com 100 programas instalados, 50 janelas abertas, rodando música, video e ainda com o MT5 aberto e dai quer que seu MT5 não trave. Eu tenho 47 anos e mais de 20 anos trabalhando como executivo financeiro em empresa grande. O que aprendi nesses anos todos é que máquina para trabalho é exclusiva para trabalho, e máquina para acessar banco, internet, fórum, redes sociais, site de notícias etc não é máquina para trabalho.

Mas desculpe se falei um monte de coisas que pode não ser úteis para você, mas com certeza será útil para algumas outras pessoas refletirem. Por fim concordo com você que as duas corretoras que você aponta em seu post não são as melhores em performance para mercado B3.


é possivél um indicador fazer a plataforma MetaTrader5 ficar travando?

 
mauriciotassi:

é possivél um indicador fazer a plataforma MetaTrader5 ficar travando?

Bom dia,

Sim.

 
mauriciotassi:

é possivél um indicador fazer a plataforma MetaTrader5 ficar travando?

Acredito que não apenas os indicadores, mas os outros adicionais disponíveis também influem no comportamento, tempo de resposta e travamentos.
 
Joscelino:

Man, tenho registrado inúmeros problemas de sincronização e desconexão operando de forma automatizada. Meu EA faz as checagens. Estou documentando para notificar extrajudicialmente as corretoras.

[ ]'s

Cara, muito interessante essa documentação. Poderia compartilhar, pois estou passando pelos mesmos problemas.

Desde já obrigado,

Abraço.

Rafa

Razão: