Até que ponto os indicadores gráficos "clássicos" são úteis e confiáveis? - página 2

 
figurelli:
Malacarne, em relação às médias móveis, na minha opinião nesse caso o MACD funciona ainda melhor, pois leva em consideração a convergência/divergência das médias, e você pode optar ou não por utilizar essa informação.
É um bom indicador, mas no fundo, no fundo, baseia-se em... médias móveis! :-)
 
Malacarne :
É um bom indicador, mas no fundo, no fundo, baseia-se em... médias móveis! :-)
Concordo. MACD está atrasado, e muito.
 
Malacarne:
É um bom indicador, mas no fundo, no fundo, baseia-se em... médias móveis! :-)
Sim, exatamente isso que comentei, aliás ele é totalmente baseado em médias móveis, do topo ao fundo ;-)
 
angevoyageur:
Concordo. MACD está atrasado, e muito.
Sem dúvida, mas o que estou comentando é que entre médias móveis apenas e MACD, eu prefiro MACD.

A não ser que médias móveis estejam na moda novamente ;-)
 

Obrigado a todos pelos comentário, como dito pelo Figurelli, primeiro tópico a gente nunca esquece :) 

Concordo com o Figurelli quando diz que são excelentes ferramentas para identificação de padrões estatísticos, penso que por um certo tempo certa ação respeita certo indicador, seria justamente a percepção que tenho dos mercados de capitais é:  Um caos com momentos de lógica aleatórios, imagino um monte de padrões "sorteados" aleatoriamente.R estando a nós identificar quando começa, quando termina e principalmente, qual o padrão da vez.

Estou desenvolvendo um expert baseado na tentativa de identificar esses padrões nos momentos que ocorrem baseando na estatística, a idéia é ter várias estratégias baseadas em indicadores clássicos a principio (que seriam meus padrões) , analisando oportunidades a cada novo candle,onde cada estratégia vai registra a que preço ela compraria e a que preço venderia, e avalia qual seria o lucrop/prejuizo da operação

a partir da avaliação do lucro/prejuizo a estratégia vai atualizando sua pontuação baseado na taxa de acertos e lucratividade daquela estratégia praquela ação naquele momento, a partir daí o sistema vai escolher qual estratégia tem maior pontuação naquele momento (últimos x dias ou horas etc - aqui é a fase de tentar identificar o quando começa e quando termina, observem q sempre vou pegar o quando termina apenas pois já vai ter começado quando eu identificar), e utiliza ela para a próxima compra/venda e as estratégias continuam se auto-avaliando até que consigam ser a "melhor estratégia no momento".

O gerenciamento do dinheiro/risco vai ser baseado na taxa de acerto da estratégia, uma estratéga com 80% de acerto, pode aplicar até 80% do capital disponível.

Ainda inclui um stop gain móvel que começa com o menor lucro esperado para aquela estratégia afim de evitar perder grana em boas entradas.

 Estou terminando a implementação e posto os resultados pra vocês, mas oq acham? seria uma boa abordagem para utilizar indicadores num EA ? a estatística de acertos / erros que vai definir qual estratégia o EA vai usar naquele momento.

Numa versão futura  penso em separar estratégias de compra e de venda, e usar uma rede neural para avaliar os pesos ideais de cada estratégia de compra ou venda.

 
rodrixl:

O gerenciamento do dinheiro/risco vai ser baseado na taxa de acerto da estratégia, uma estratéga com 80% de acerto, pode aplicar até 80% do capital disponível.

Essa é justamente a ideia por trás de uma técnica de Money Management desenvolvida por Ralph Vince, chamada de "Optimal F": quanto maior a taxa de acerto, mais capital pode ser empregado nas operações.

O chamado "Optimal F" é calculado da seguinte maneira:

F = ((B+1).P-1)/B

onde B é a razão de trades com ganho sobre trades com prejúizo e P é a percentagem de trades com ganho.

O valor de F é simplesmente o fator utilizado para definir a quantidade de ações/contratos a serem comprados/vendidos, de acordo com a seguinte regra:

N = (F.(equity/risk))/price

onde N é a quantidade de ações/contratos. Tem uma fonte interessante sobre isso nesse link. Espero ter ajudado!

Abraços,
Malacarne 

The Optimal F Money Management Style - For Dummies
The Optimal F Money Management Style - For Dummies
  • www.dummies.com
Over the years, day traders have developed many different ways to manage their money. Some of these are rooted in superstition, but most are based on different statistical probability theories. The underlying idea is that you should never place all of your money in a single trade, but rather put in an amount that is appropriate given the level...
 
rodrixl:

Obrigado a todos pelos comentário, como dito pelo Figurelli, primeiro tópico a gente nunca esquece :) 

Concordo com o Figurelli quando diz que são excelentes ferramentas para identificação de padrões estatísticos, penso que por um certo tempo certa ação respeita certo indicador, seria justamente a percepção que tenho dos mercados de capitais é:  Um caos com momentos de lógica aleatórios, imagino um monte de padrões "sorteados" aleatoriamente.R estando a nós identificar quando começa, quando termina e principalmente, qual o padrão da vez.


Legal Rodrigo, gostei muito da tua expressão "padrão da vez".

Quanto ao teu EA, com identificação de padrões estatísticos, me parece uma linha bem interessante a de testes interno adaptativos, mas o mais importante é colocar as ideias no papel e testar.

Recomendo dares uma olhada no artigo abaixo, pois administra ordens virtuais que poderiam ser os testes com teus diversos indicadores, dá uma olhada pois pode acelerar teu desenvolvimento.

https://www.mql5.com/pt/articles/88


Um Administrador de ordem virtual para rastrear ordens dentro do ambiente MetaTrader 5 de posição centrada
Um Administrador de ordem virtual para rastrear ordens dentro do ambiente MetaTrader 5 de posição centrada
  • 2014.01.22
  • Paul
  • www.mql5.com
Esta biblioteca de classe pode ser adicionada a um Expert Advisor do MetaTrader 5 para possibilitar que seja escrito com uma abordagem de ordem cêntrica amplamente similar ao MetaTrader 4, em comparação com a abordagem baseada em posição do MetaTrader 5. Ela faz isso mantendo um registro das ordens virtuais no cliente do terminal do MetaTrader 5, enquanto mantém uma parada de quebra protetora para cada posição para proteção contra desastres.
 
rodrixl:
 

Estou desenvolvendo um expert baseado na tentativa de identificar esses padrões nos momentos que ocorrem baseando na estatística, a idéia é ter várias estratégias baseadas em indicadores clássicos a principio (que seriam meus padrões) , analisando oportunidades a cada novo candle,onde cada estratégia vai registra a que preço ela compraria e a que preço venderia, e avalia qual seria o lucrop/prejuizo da operação

Bom desenvolvimento rodrixl. Continue nos dando notícias!



rodrixl:
 

...O gerenciamento do dinheiro/risco vai ser baseado na taxa de acerto da estratégia, uma estratéga com 80% de acerto, pode aplicar até 80% do capital disponível.

Bem.... eu particularmente hoje não arriscaria 80% do capital disponível, pois uma entrada pode ser aparentemente vencedora, mas depois poderá acontecer ao contrário e bummm... acontece uma tragédia! srrss... Mas é assim que o mercado pode fazer, pois é imprevisível e a qualquer momento pode acontecer um inesperado, como uma notícia, um acontecimento que ninguém estava esperando no mercado, etc.

Um dos gerenciamentos de risco que tenho estudado e implantado em meus EAs é o gerenciamento de riscos do Ryan Jones, que inicia um pouco agressivo, mas que vai ficando conservador conforme vai se ganhando mais capital, preservando assim o patrimônio. Tem pesquisas na internet fazendo comparações sobre este gerenciamento com outros existentes, e mostrou que mesmo errando, o risco será menor a longo prazo e os ganhos facilmente superará as percas.

 

Rodrigo, embora eu acredite que indicadores ajudem na identificação de padrões estatísticos, existem várias tendências contrárias a isso, que consideram os indicadores falhos ou até inúteis para essa finalidade.

Já que chegamos a um consenso de que os padrões estatísticos podem ser explorados pelos indicadores (pelo menos até agora ninguém se manifestou contra essa questão), talvez essa seja uma boa forma de explorar o assunto do teu tópico.

Afinal, como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra! Fica a sugestão.

 

Gente, por gentileza passem lá no tópico que criei (https://www.mql5.com/pt/forum/16258/page11#comment_737458) fiz uma pergunta lá para vocês :)

Grato. 

Estratégias/Trade Systems
Estratégias/Trade Systems
  • www.mql5.com
Referência de vários indicadores MT4 em Forex Strategies,Forex Resources.
Razão: