Que ganho percentual diário já faria você feliz? - página 2

 
figurelli:

Falamos bastante de Buffet e sobre a visão de consistência, que sem dúvida é admirável e realista.

Mas note-se que talvez o feito de Soros, que em um único dia de 1992 (conhecido como a quarta-feira negra), quebrou o Banco da Inglaterra com uma posição vendida de libra que rendeu mais de um bilhão de dólares, seja um bom argumento e um contraponto para alguém votar em 100% ou até mais.

Na prática é o princípio do cisne negro e o sonho de muitos traders, principalmente no Forex.

vale lembrar figurelli, que a estratégia de muitas pessoas no mercado é procurar cisnes negros...

Só complementando a história do Banco da Inglaterra, até onde eu sei ele já foi quebrado 2 vezes não é, pelo Soros em 1992, como você citou, e pelos Rotschild, um dia depois da Batalha de Waterloo 

 
rafaeltoscano:

vale lembrar figurelli, que a estratégia de muitas pessoas no mercado é procurar cisnes negros...

Só complementando a história do Banco da Inglaterra, até onde eu sei ele já foi quebrado 2 vezes não é, pelo Soros em 1992, como você citou, e pelos Rotschild, um dia depois da Batalha de Waterloo 

É verdade, bem lembrado, em 1815, mas essa eu era muito jovem e não lembrava ;-)

A história está nesse link:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/12863/hoje+na+historia+1815++nathan+rothschild+da+golpe+da+bolsa+de+londres.shtml 

Opera Mundi - Hoje na História: 1815 - Nathan Rothschild dá 'Golpe da Bolsa de Londres'
  • operamundi.uol.com.br
Opera Mundi - Jornalismo internacional: notícias, informações, perfis, reportagens especiais e análises críticas sobre os principais acontecimentos do mundo
 
figurelli:

É verdade, bem lembrado, em 1815, mas essa eu era muito jovem e não lembrava ;-)

A história está nesse link:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/12863/hoje+na+historia+1815++nathan+rothschild+da+golpe+da+bolsa+de+londres.shtml 

É muito curioso o que acontece nesses eventos chamados de cisne negro... Eu não posso dizer com toda certeza, pois não posso provar, mas acredito que a chave para se ganhar quando ocorre um cisne negro é a informação privilegiada... Não vejo como tentar se imaginar esse tipo de distorção no mercado antes de ele acontecer, embora possa acontecer a qualquer momento, em qualquer mercado. O que quero dizer é mais ou menos assim, sabe-se que um cisne negro pode acontecer a qualquer momento, porém não se leva isso em consideração numa análise, pois as probabilidades de acontecer são baixas.. Pensemos bem, se em 1815 Natan Rothschild teve apenas 24 horas para montar sua posição, isso porque ele tinha informações privilegiadas, com todo esse mercado hoje, informatizado, altamente dinâmico e volátil, em quanto tempo pode-se tentar identificar um cisne negro antes de acontecer? minutos? talvez segundos?

 

Conheço pouco esse tipo de estratégia... 

 
Malacarne:

Apenas traduzindo o meu comentário à essa questão na versão em inglês:

Pense em Warren Buffet... ele se tornou bilionário ganhando, na média, 25% ao ano nos últimos 40 anos.

Portanto, se você realmente está interessado em um objetivo de longo prazo, e se você for bom em matemática, você pode fazer esse cálculo simples:

Logo, o retorno diário que pode torná-lo rico no longo prazo é de:

Retorno diário = { [ (1 + 0.25) ^ (1 /  252) ] - 1 } * 100 = 0.09% por dia

Logo, ao invés de perseguir objetivos "mirabolantes", o ideal seria colocar o pé no chão e definir um objetivo perfeitamente alcançável, o que, na minha opinião, seria algo em torno de 0,1% todos os dias com bastante consistência e durante um longo prazo.

Qualquer valor maior que 0,1% ao dia seria, na minha humilde opinião, meramente um sonho.

Boa Tarde! interessante seu comentário sobre o Buffet, porem 0,09% de quanto? se falar em valores reais a maioria das pessoas físicas no Brasil, 0,09% ao dia não é nada, talvez não pague corretagem (falando de ibov) 
 
alisonmarques:
Boa Tarde! interessante seu comentário sobre o Buffet, porem 0,09% de quanto? se falar em valores reais a maioria das pessoas físicas no Brasil, 0,09% ao dia não é nada, talvez não pague corretagem (falando de ibov) 
Alison, certamente aqui está se falando de retorno com desconto de todas despesas de operação, ou seja, 0,09% ao dia é um objetivo complexo em qualquer país e para qualquer gestor ou estratégia. 
 
alisonmarques:
Boa Tarde! interessante seu comentário sobre o Buffet, porem 0,09% de quanto? se falar em valores reais a maioria das pessoas físicas no Brasil, 0,09% ao dia não é nada, talvez não pague corretagem (falando de ibov) 

Olá Alison, quando se trabalha com valores percentuais o montante financeiro é totalmente irrelevante para a análise. Obviamente que estamos falando de um ganho líquido (como já dito pelo Figurelli), descontando-se todas as despesas.

Se isso é possível com contas menores? Eu diria que o custo operacional no Brasil realmente absorve boa parte dos ganhos em contas de menor porte, mas ainda assim a ideia continua valendo: se a pessoa conseguir ganhos líquidos de 0,09% ao dia por um longo período de tempo e com consistência, a tendência realmente é que esse capital se torne uma bela quantia de dinheiro no futuro.

Razão: