Por onde e como começar a programar em MQL5?

 

Boa tarde!

Partindo do princípio que nunca programei nada em nenhuma linguagem, por onde e como posso começar a programar em MQL5?

 

grato. 

 
leandrolc:

Boa tarde!

Partindo do princípio que nunca programei nada em nenhuma linguagem, por onde e como posso começar a programar em MQL5?

 

grato. 

Olá leandrolc,

Seja muito bem vindo!

Antes de começar no MQL5 de fato, é importante que tenha algum noção de algoritmos e lógica de programação. No google tem diversos tutorias sobre o assunto.

Dito isso, o próximo passo é olhar a documentação do MQL5. Eu sinceramente acho a documentação extremamente prolixa, mas acaba sendo o principal material de referência, além disso está toda em português.

Depois, tente colocar a mão na massa, usando um artigo como roteiro. Esse artigo foi o que usei para dar meus primeiros passos no MQL5, mas existem outros.    

Uma última dica: como o MQL5 é baseado em C++ eventualmente algum termo ou sintaxe que na documentação não está bem clara, pode ser entendida pesquisando a forma como é feita em C++. 

Abs e boa sorte,

Otávio 

Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
  • www.mql5.com
Referência MQL5 - Como usar um algorítimo/automatização para negociação na linguagem para MetaTrader 5
 
Otavio Konmin Clemente:

Olá leandrolc,

Seja muito bem vindo!

Antes de começar no MQL5 de fato, é importante que tenha algum noção de algoritmos e lógica de programação. No google tem diversos tutorias sobre o assunto.

Dito isso, o próximo passo é olhar a documentação do MQL5. Eu sinceramente acho a documentação extremamente prolixa, mas acaba sendo o principal material de referência, além disso está toda em português.

Depois, tente colocar a mão na massa, usando um artigo como roteiro. Esse artigo foi o que usei para dar meus primeiros passos no MQL5, mas existem outros.    

Uma última dica: como o MQL5 é baseado em C++ eventualmente algum termo ou sintaxe que na documentação não está bem clara, pode ser entendida pesquisando a forma como é feita em C++. 

Abs e boa sorte,

Otávio 

Olá Otavio e Leandrolc,

Este é um tema interessante. Pretendo iniciar-me na programação MQL5 em breve (Setembro) e assim tirar o máximo proveito da plataforma com a qual opero (MT5). Vamos em frente com este tópico!

 

Ola' a todos!

Eu comecei bem recentemente a estudar MQL5. Acho que para começar, antes de programar, melhor utilizar o Wizard do Meta Editor para criar EA com o que ja' existe na biblioteca padrao. Eu comecei a programar efetivamente criando indicadores (o Henrique Vilela tem uns videos no youtube que sao bem didaticos. O proximo passo e' a criaçao de Modulos de Sinais. A gente encontra uns passo a passo em artigos aqui no site. Os modulos de sinais sao o coracao (ou cerebro) do EA. Com isso ja' da' para montar seus proprios EAs. Um artigo muito bom é https://www.mql5.com/pt/articles/367 explica o funcionamento da mecânica das classes da biblioteca padrão, abordando principalomente, e com mais detalhe, a construção de um módulo de sinais.

Crie o seu próprio robô de negociação em 6 passos!
Crie o seu próprio robô de negociação em 6 passos!
  • 2014.01.21
  • MetaQuotes Software Corp.
  • www.mql5.com
O mundo ao nosso redor está mudando rapidamente e tentamos acompanhá-lo. Não temos tempo para aprender algo novo e isso é uma atitude normal de um ser humano. Traders são pessoas como todo o mundo, eles querem resultados máximos com o mínimo esforço. Especialmente para traders, o MetaEditor 5 oferece um maravilhoso Assistente MQL5. Há muitos...
 

Pessoal, também estou começando a programar em MQL5. Ótimas orientações. Minha dica é ir lendo a documentação e pegar exemplos reproduzindo, buscando entender as funcionalidades.

Quero fazer parte deste grupo de aprendizado. Abraço a todos

 
Antes de começar aprender aprender MQL é recomendavel aprender Linguagem C e C++ que são as linguagens em que MQL está baseada, pois a documentação de MQL não apresenta as funções e princípios fundamentais que você precisa saber para entender a linguagem e conseguir fazer algum programa funcional.
 

AC

 
Olá pessoal. Eu sou programador web e gostaria de começar a programar nessa plataforma. Além de aprender a linguagem, o que mais devo aprender? Obg a todos!
 
também quero aprender essa linguagem para trabalhar como freelancer e fazer meus proprios robos, alguém aí é freelancer? da pra ganhar uma boa grana como freelancer mql5? sou tecnico em mecatrônica e aprendi a programar c++ no curso, mas somente o básico e depois de lá, faz aproximadamente 5 anos que nao programei mais nada, só editei alguns programas prontos.
 
saulloop:
também quero aprender essa linguagem para trabalhar como freelancer e fazer meus proprios robos, alguém aí é freelancer? da pra ganhar uma boa grana como freelancer mql5? sou tecnico em mecatrônica e aprendi a programar c++ no curso, mas somente o básico e depois de lá, faz aproximadamente 5 anos que nao programei mais nada, só editei alguns programas prontos.

Se o seu objetivo é ganhar dinheiro, esqueça... Você vai morrer de fome... Mesmo com o Dólar a nosso favor.

Se o seu objetivo é aprender para criar seus robôs, indicadores, etc... recomendo!

Mas, somente se você realmente tem alma de programador, porque o MQL5 é uma linguagem dos infernos...

Muitas vezes é mais fácil programar em Assembly do que em MQL5.

Razão: