Algoritmos e sistemas comerciais baseados em estratégias de jogo de xadrez - página 4

 
laplacianlab:

Neste ponto, poderíamos tentar definir as novas peças como se fossem tipos de dados abstratos ADT. A peça VaR parece ok!

Entretanto, acho que é muito importante definir claramente "o quê" do problema. Quero dizer, o que estamos resolvendo?

Por exemplo, o que estamos resolvendo?

1. Como é este jogo inspirado no xespu?

2. Concordamos que este novo jogo é para os comerciantes jogarem contra um gráfico específico (Gold, EURUSD, etc.)? Branco/Preto = trader, Branco/Preto = 1 gráfico

Laplacianlab, por que não?

Então vamos tentar alguma abordagem (que pode evoluir para o sonho do modelo API), se virmos algo valioso. Eu gosto demais da idéia dos Tipos de Dados Abstratos, talvez uma linguagem sem procedimentos fosse melhor para nosso desafio, de qualquer forma vamos tentar usar MQL5 (e C++ como) para fazer isso.

Sobre 1) Minha sugestão é começar com uma conexão entre Peças de Xadrez e Atores de Mercado para construir cenários futuros. Assim, a qualquer momento, pode-se escolher diferentes conexões (usando ADT). Esta abordagem permite a livre descoberta de conexões. A única regra seria: o número de Peças e Atores deve corresponder, para ser mais realista e fácil de fazer conexões para construir uma futura API.

Sobre 2) Talvez eu prefira pensar em jogar contra os novos cenários do mercado, mas podemos usar um gráfico específico, como você propõe, para começar

Em que você pensa?


 
figurelli:

Laplacianlab, por que não? Em que você pensa?



Eu tento responder sua pergunta.

Sobre 1

Concordo plenamente! Precisamos definir as novas peças. No entanto, apenas uma observação. Acho que você ainda está dizendo de alguma forma que as peças clássicas do xadrez são como os novos Atores de Mercado que ainda devem ser criados, "eles são equivalentes". Mas por que não esquecemos "o falso homomorfismo" do Jogo de Xadrez <-> Novo Jogo de Comércio? Esta é a minha opinião. Eu esqueceria as conexões e apenas definiria as novas peças (ou atores, ou o que quisermos nomeá-las). Depois, tente aplicar estratégias de xadrez nelas.

Sobre 2

Acho que estou de acordo com você. Eu jogaria contra os novos cenários do mercado, mas sempre sob a suposição de que essas coisas ou eventos (ou peças, atores, ou o que quer que seja...) são refletidos em um gráfico específico, apenas para simplificar as coisas. Assim,Gold, EURUSD, etc., se tornam o adversário do jogador.

Como você vê isso?

De qualquer forma, figurelli, temo que esta análise vai levar algum tempo! É bastante difícil, e eu estou bastante ocupado agora :-) Talvez, de vez em quando, possamos continuar este interessante tópico. Li também suas idéias aplicadas ao futebol, muito interessantes também, obrigado por compartilhar.

 
Clique aqui para saber o que é um homomorfismo. Talvez possamos entender melhor este problema de programação aplicando este termo matemático.
homomorphism (mathematics)
  • global.britannica.com
(from Greek homoios morphe, “similar form”), a special correspondence between the members (elements) of two algebraic systems, such as two groups, two rings, or two fields. Two homomorphic systems have the same basic structure, and, while their elements and operations may appear entirely different, results on one system often apply as well to...
 

Eureka!!!

Acho que descobri uma arquitetura para unir idéias e algoritmos de Xadrez e idéias e algoritmos de Comércio!

Vou me preparar para apresentar-lhes (em poucas horas), mas, ou estou muito errado ou encontrei uma maneira de tornar o sonho real.

E este será um sistema de comércio realmente inovador, se eu estiver certo.

 
laplacianlab:

...

De qualquer forma figurelli, temo que esta análise vai levar algum tempo! É bastante difícil, e eu estou bastante ocupado agora :-) Talvez, de vez em quando, possamos continuar este interessante tópico. Li também suas idéias aplicadas ao futebol, muito interessantes também, obrigado por compartilhar.

Obrigado Laplacianlab, gostei de suas idéias sobre o homomorfismo, vou estudá-lo (parece uma boa maneira de encontrar correlação com a causalidade).

Espero vê-los de volta aqui e no fórum espanhol relacionado ao futebol.





 
figurelli:

Eureka!!!

Acho que descobri uma arquitetura para unir idéias e algoritmos de Xadrez e idéias e algoritmos de Comércio!

Vou me preparar para apresentar-lhes (em poucas horas), mas, ou estou muito errado ou encontrei uma maneira de tornar o sonho real.

E este será um sistema de comércio realmente inovador, se eu estiver certo.


Sobre o status de apresentação do Eureka!

Desculpe o atraso, ainda trabalhando na arquitetura, pois encontrei uma maneira de conectar não apenas o Xadrez, mas vários outros jogos, então minha idéia é projetar uma solução que seja modular (isto é relevante, pois tenho tópicos semelhantes em português e espanhol para outros jogos).

De qualquer forma, só preciso de mais algumas horas para terminá-lo ;-)

 

Um sistema para jogar xadrez contra o mercado: descrição da idéia (Parte 1)

"A exclamação 'Eureka!' é atribuída, com fama, ao antigo erudito grego Arquimedes. Ele proclamou "Eureka!" quando entrou em um banho e notou que o nível da água subiu. Ele subitamente compreendeu que o volume de água deslocada deve ser igual ao volume da parte de seu corpo que ele havia submergido".(Fonte: Wikipedia)

Penso que o 'Eureka!' aqui é que podemos criar uma conexão direta com vários tipos de jogos (como o Xadrez) e o Mercado se abstrairmos a complexidade do jogo em apenas duas informações: aptidão e regras.

Isto porque o Mercado também pode ser abstraído destas duas informações, e a conexão se torna direta e mais fácil.

E, o que seria fantástico (em outros tópicos futuros), podemos usar a mesma abordagem com outros jogos estratégicos, como algum tipo de jogo de cartas (como Bridge e Poker) e outros jogos de tabuleiro (Damas, Monopólio, Go, etc.).

Para explicar esta idéia, criei uma arquitetura muito abstrata (como ilustrado abaixo), para que qualquer um possa ajudar a melhorá-la e dar mais idéias para migrar táticas e estratégias de Xadrez para o mercado.

Como você pode ver, a idéia se juntará a um Jogo de Xadrez Freeware (FCG) e a um Expert Advisor (EA), nosso Grão-Mestre ;-)

Bem, talvez este seja um bom momento para parar por um tempo, já que você pode ajudar com idéias sem estar totalmente contaminado com minhas idéias.

Na verdade, vou conectar os pontos nos próximos postos, portanto, sinta-se à vontade para deixar suas idéias aqui a qualquer momento.

Esta é a Parte 1, fique atento ;-)

 
figurelli:

Um sistema para jogar xadrez contra o mercado: descrição da idéia (Parte 1)

Para explicar esta idéia, criei uma arquitetura muito abstrata (como ilustrado abaixo), para que qualquer um possa ajudar a melhorá-la e dar mais idéias para migrar táticas e estratégias de Xadrez para o mercado.

Muito bom! Acho que a troca de idéias é sempre boa. Continuarei esta linha para saber como vocês implementam isto e encorajá-los a continuar com seu aplicativo.

Pessoalmente, para mim é óbvio que as estratégias de xadrez podem ser aplicadas ao comércio em seu sentido mais abstrato (esquecer peças de xadrez, esquecer as regras do xadrez).
 
laplacianlab:
Muito bom! Acho que a troca de idéias é sempre boa. Continuarei esta linha para saber como vocês implementam isto e encorajá-los a continuar com seu aplicativo.

Pessoalmente, para mim é óbvio que as estratégias de xadrez podem ser aplicadas ao comércio em seu sentido mais abstrato (esquecer peças de xadrez, esquecer as regras do xadrez).
Obrigado, você é bem-vindo, com certeza a visão abstrata continuará sendo muito importante, uma vez que os módulos Regras e Aptidão precisam muito dela.
 
figurelli:
Obrigado, você é bem-vindo, com certeza a visão abstrata será muito importante para você, já que as Regras e os módulos Fitness precisam muito dela.

Não estou claro sobre o número de seu ponto

3) Não esqueça que o principal resultado aqui deve ser táticas de xadrez e idéias de estratégia que podemos codificar

porque acho que "é impossível codificar uma seqüência de tática de xadrez em um jogo comercial". Pessoalmente, só posso ver as coisas do ponto de vista abstrato, sim.

Espero não perder o foco, mas podemos falar sobre jogos de estratégia em geral, por um momento, se você quiser, e listar alguns processos cognitivos e atitudes humanas que fazem da estratégia uma realidade:

- Capacidade de avaliar custos de oportunidade (The Sacrifice Tactic, Gambits)
- Paciência (Movimento silencioso)
- Iniciativa
- ...

Estou certo de que nomear mais algumas estratégias de xadrez nos levaria a listar seus processos cognitivos humanos mais importantes.

Dito isto, só posso identificar alguns eventos econômicos relevantes como as peças deste novo jogo comercial estratégico. Para você, quais são os atores? Para mim, a EA deveria usar suas capacidades humanas para lutar contra eventos econômicos de curto prazo (as notícias, NFPR, PIB dos países) e de longo prazo(colapso econômico, crescimento da China, etc.), bem como contra alguns números do gráfico (as peças).

Muito importante! Por favor, note que neste momento vejo que não há nenhum ser humano jogando contra o mercado neste jogo, mas sim sua EA. Portanto, o jogo é sua EA inteligente (capacidade de ..., paciência, iniciativa, etc.) contra o Ouro (Ouro em movimento graças aos eventos econômicos), por exemplo.