Densidade de séries numéricas - página 2

 
Dmitry Fedoseev:
O trecho mais longo é quando a série original está abaixo da média.

Sim, se um dos números for significativamente maior, então o resultado da solução é apenas excluí-lo - isto certamente não é bom.

Alguma idéia de como comprar este efeito?

 
-Aleks-:

Sim, se um dos números for significativamente maior, então o resultado da solução é apenas excluí-lo - isto certamente não é bom.

Alguma idéia de como comprar este efeito?

Na verdade, eu acabei de expor seu algoritmo, de forma resumida, sem redundância.

Você poderia ignorar saídas curtas acima da média. Por exemplo, se os dados permanecerem acima da média 1-3 barras, considere-os abaixo da média.

 
-Aleks-:

Obrigado por sua atenção. Um excurso teórico é útil se você puder ver como o conhecimento funciona na prática - eu dei os dados iniciais, mostrei o resultado, e ficaria grato se você pudesse fazer os cálculos com fórmulas e explicações em excel e mostrar os resultados. As tarefas com a busca de meias não são aplicáveis aqui, porque há uma busca por uma característica semelhante, e nós estamos adiantados que esta característica não é conhecida. Como aplicar o módulo aqui eu não entendo, mas, novamente, se eu entendi corretamente - você mesmo precisa especificar o alcance da entrada no grupo, e isso elimina a solução.

Respondendo à pergunta "Há outra pergunta: quantas vezes contar o mesmo nível, se ocorrer várias vezes na história", se entendi corretamente, a pergunta é como ser se em uma linha numérica os números forem repetidos - à primeira vista o delta entre eles será zero, o que é um sinal de alta densidade e não deve destruir o algoritmo acima.

A fonte em negrito é minha.

Desculpe, leve a sério o que você escreveu anteriormente: "Aguardando comentários e idéias críticas". O ponto principal, como eu disse, é que a tarefa não está definida. Eu não sei como fazer cálculos.

A pergunta principal é "Qual deve ser o resultado?", e a resposta deve ser formulada de tal forma que pessoas diferentes e desconhecidas, a partir dos mesmos dados de entrada, obtenham os mesmos resultados, usando apenas esta resposta. Esta é a base da automatização do trabalho, seja em Excel ou em qualquer outra coisa.

O que é "densidade", "proximidade" em um subconjunto dentro de uma seqüência numérica - quem dirá isso ao invés do autor?

 
Dmitry Fedoseev:

Na verdade, eu acabei de expor seu algoritmo, de forma resumida, sem muito mais.

Você pode ignorar saídas curtas acima da média. Por exemplo, se os dados permanecerem acima da média 1-3 barras, considere-os abaixo da média.

Quero entendê-los, aqui estão os números

NO.P./P.NúmeroDeltaValor médio numéricoValor delta médio
1 1 150,9 111
2 4 3
3 5 1
4 20 15
5 21 1
6 28 7
7 30 2
8 100 70
9 300 200
10 1000 700


Obviamente os números na ordem 8 - 10 estão longe um do outro e de 7, como estes números podem ser filtrados?
 
Vladimir:

A fonte em negrito é minha.

Desculpe, leve a sério o que você escreveu anteriormente: "Estou esperando por comentários e idéias críticas". O ponto principal, como eu disse, é que a tarefa não está definida. Eu não sei como fazer cálculos.

Como esta tarefa não está definida??? Então, como você conseguiu discutir o assunto?

Mais uma vez - você precisa de um algoritmo para determinar qual grupo de números em uma série numérica está mais próximo um do outro em relação a toda a série numérica.

 
-Aleks-:

Como esta tarefa não está definida??? Então, como você conseguiu discutir o assunto?

Mais uma vez - você precisa de um algoritmo para determinar o grupo de números em uma série numérica mais próxima uns dos outros em relação a toda a série numérica.

Não é difícil discutir até mesmo "ir lá, não sei onde, trazer não sei o quê", este tópico é muito bem desenvolvido em contos de fadas.

Favor decifrar o que é isto (o que está em negrito). Intimidade no grupo em relação à intimidade no grupo maior. Como estou tentando adivinhar, proximidade é um número, e pode ser comparado a outro número (por causa da palavra "a maioria"). Provavelmente até mesmo não-negativo? Como é calculado?

 
Vladimir:
Favor decifrar o que é (o que está em negrito). Proximidade no grupo em relação à proximidade no grupo maior. Como estou tentando adivinhar, é um número, e pode ser comparado a outro número (por causa da palavra "a maioria"). Provavelmente até mesmo não-negativo? Como é calculado?

Os dados de entrada são uma série numérica, e o grupo de números é uma seqüência nesta série numérica, que atende ao critério de "proximidade" e está limitada aos limites da série numérica. Mas não há número para determinar a proximidade, ela tem que ser encontrada. Os números, até agora, levam em conta apenas os positivos.

Se eu não respondi sua pergunta, especifique-a - tentando honestamente entender o que expliquei errado.

 
Uma forma de agrupamento vem à mente. Algo assim: em um conjunto, grupos de elementos (clusters) são alocados, de modo que a distância máxima entre elementos de um cluster é menor que a distância mínima de qualquer elemento desse cluster para um elemento que não esteja nesse cluster. A distância pode ser uma distância normal, um módulo de diferença de números reais. É claro que não haverá necessariamente apenas um aglomerado desse tipo. Talvez você não precise exatamente de um grupo, talvez você deva compará-los uns com os outros também de outras maneiras. Por exemplo, o tempo médio de ocorrência de um nível no grupo.
 
-Aleks-:

Os dados de entrada são uma série numérica, e o grupo de números é uma seqüência nesta série numérica, que atende ao critério de "proximidade" e está limitada aos limites da série numérica. Mas não há número para determinar a proximidade, ela tem que ser encontrada. Os números, até agora, levam em conta apenas os positivos.

Se eu não respondi à sua pergunta, então esclareça-a - estou honestamente tentando entender o que expliquei errado.

Todos nós medimos a distância entre dois pontos no eixo real como o módulo de sua diferença. Em matemática, isto é comumente chamado de métrica. Como medimos a distância no plano entre pontos, pares de números, cada um dos quais é real? Novamente temos a solução familiar pronta - a distância euclidiana, a raiz do quadrado da soma dos quadrados das diferenças subordinadas. E os matemáticos têm outras métricas no plano, por exemplo, o maior módulo de duas diferenças, a soma dos módulos de diferenças(http://ad.cctpu.edu.ru/Math_method/math/45.htm). E isto é apenas no caso de pares de números. Apenas dois números, e sempre dois. E você precisa introduzir uma medida de proximidade em uma situação muito mais complexa. Não há dois números em um grupo, e há números diferentes em grupos diferentes.

Há métricas em matemática que medem a distância entre duas funções. Mas novamente, sempre entre dois. Novamente não se encaixa em você, você tem um grupo.

É por isso que é importante que você mesmo o entenda bem. Escreva, talvez você possa formalizar isto em um algoritmo para obter uma característica numérica de proximidade em um conjunto.

Entretanto, considere desistir de tentar criá-lo também. O link acima diz quais requisitos o sistema métrico deve satisfazer. Eles não apareceram apenas do nada, sem que nenhum efeito estranho ocorra. No post acima, dei um exemplo de como abandonar tentativas tão abrangentes - deixar os pontos do grupo estarem mais próximos uns dos outros em pares no eixo real do que aos elementos fora do ponto. Não haveria necessidade de inventar algo muito não-trivial.

 
-Aleks-:

Quero entendê-los, aqui estão os números.

NO.P./P.NúmeroDeltaValor médio numéricoValor delta médio
1 1 150,9 111
2 4 3
3 5 1
4 20 15
5 21 1
6 28 7
7 30 2
8 100 70
9 300 200
10 1000 700


Obviamente os números na ordem 8 - 10 estão longe um do outro e de 7, como estes números filtram?
Eu não escrevi - conte primeiro as diferenças. Depois, tudo o resto.
Razão: