Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 135

 
Mathemat 2012.09.12 22:36 2012.09.12 22:36:34 #

Vejo a solução, sim. Iterações. Eu próprio tenho estado a trabalhar nisso, lentamente.

---

Que o comprimento dos corredores seja X e que o ocupante se desloque com velocidade V.
Então:
1) O megamorg move-se a uma velocidade de 2*V;
2) para detectar um ocupante, o megawatt deve entrar nos corredores a (X-10) metros.

Uma vez que o tempo gasto pelo megabrain na inspecção dos corredores não deve ser maior do que o tempo gasto pelo ocupante na mudança do corredor, obtemos uma desigualdade:
3 * (X-10) / (2*V) <= (X+10) / V
 
Mathemat:

2 ilunga: Por favor, não me digam se sabem.

Vou ficar calado porque já resolvi a maioria dos problemas no site e é pouco provável que pergunte aquele pelo qual não tenho crédito =)


A única coisa que direi certo ou errado às vezes, para que as pessoas não percam tempo à espera dos vossos comentários

 
ilunga: resolveu a maioria dos problemas no site e é pouco provável que estabeleça um que eu não tenha pontuado =)

(5) Nati em braingames.ru do jogador com a alcunha ilunga aqui.

Conteúdo: 3 * (X-10) / (2*V) <= (X+10) / V

Acontece que 3(x-10) <= 2(x+10), i.e. x <= 50. Mas isto é com a estratégia que descreve.

 
Mathemat:

(5) Nati em braingames.ru do jogador com a alcunha ilunga aqui.

Tenho aí um apelido diferente. Você também, porém=)

Posso escrever aqui em privado (ou ali), se quiser

P.S. bem que na vida real não vai parecer)

 
Penso que encontrei uma solução para um corredor com pouco menos de 60 de profundidade. Mas a solução ainda não foi testada.
 
Mathemat:

(4) Encontrar o menor número no conjunto de todos aqueles números naturais que não podem ser definidos por menos de dezasseis palavras.

Estás a gozar com os fóruns, Alexey? ))
 
alsu: A gozar com o fórum, Alexei? ))

Porque não gozar com eles?

Vejam como os pobres MMs estão a ser gozados por aqui...

P.S. E a sua mente deve ser um pouco virada, para o resolver. Mas é uma tarefa muito fácil.

 

Tarefa: Encontrar a mais pequena: potência (kW), capacidade (l/min) e pressão gerada (kg/cm^2) da bomba que fornece este desligamento no ar.
O peso
da mangueira, a perda friccional de energia da água na mangueira, a eficiência da bomba - não têm em conta. Que a massa de um homem com o seu equipamento sobre ele seja de 100 kg.

 

(4) Seis megalómanos fazem parte do conselho de administração de uma empresa que realizou um lucro de 100 acções no valor de 1 milhão de dólares cada. Existe uma hierarquia linear entre os directores: do mais sénior ao mais "junior". Os lucros são divididos da seguinte forma: o director principal propõe quem recebe quantas acções, depois todos votam, "a favor" ou "contra". Se pelo menos metade dos directores votarem a favor, dividirão as acções da forma sugerida pelo director principal. Caso contrário, o megabrain é retirado do conselho de administração, o próximo na linha da hierarquia torna-se o director principal e a divisão começa desde o início de acordo com o mesmo princípio. O processo continua até que algum plano seja adoptado. Como deveria o megabrain principal propor dividir as 100 acções para maximizar o lucro? (Todos os megabrain são gananciosos, pensam muito logicamente, e ninguém quer perder um lugar no quadro).

Comentário: A tarefa é fantástica (juntamente com a de perseguir o ocupante). É verdade, não é assim tão complicado.

Já não há números. Toda a decisão vem da cabeça, incluindo apenas a lógica associada à imaginação.

O líder tem de propor seis números encomendados (um vector) que determinam sem ambiguidade quanto irá para quem. Uma fundamentação para a sua optimização é altamente desejável na decisão.

As prioridades são as seguintes: primeiro a ganância, depois um lugar no quadro. E a lógica é assumida por defeito.

As acções são indivisíveis, ou seja, a participação mínima é de 1 acção (1 milhão de libras).

 
Mathemat:

A tarefa é bastante correcta. Não importa como se move. O que importa é a distância percorrida.

Depois a que está a girar. Basta cuspir.