Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 124

 

Não me lembro se havia um problema com os rótulos. Penso que procurei a palavra-chave "etiquetas" - não consegui encontrá-la. E não está no quadrante.

(5) [Etiquetas verdadeiras] Existem 6 pesos de 1, 2, 3, 4, 5, 6 gramas. São rotulados 1, 2, 3, 4, 5, 6. Qual é o menor número de pesagens numa balança de copo sem seta para descobrir se as etiquetas estão correctamente etiquetadas?

Comentário: O número de pesos que precisa de justificar como o mínimo! O menor é o número mínimo de pesagens que garante uma resposta inequívoca em qualquer layout de etiquetas.

P.S. MD admitiu que a solução do problema das bolas é correcta. Já pode respirar com calma!

 
Mathemat:

Não conta, é claro: sabe tudo outra vez. Mas podem ser dadas pistas razoáveis a um ritmo razoável. Pode até confundir um pouco as coisas - por diversão.

P.S. Tive de resolver ambos os problemas urgentemente, como ilunga os mencionou.

Aí está, é tudo culpa minha =)

E os puzzles são divertidos, não são?

 
Mathemat:

Não me lembro se havia um problema com os rótulos. Penso que procurei a palavra-chave "etiquetas" - não consegui encontrá-la. E não está no quadrante.

(5) [Etiquetas verdadeiras] Existem 6 pesos de 1, 2, 3, 4, 5, 6 gramas. São rotulados 1, 2, 3, 4, 5, 6. Qual é o menor número de pesagens numa balança de copo sem seta para descobrir se as etiquetas estão correctamente etiquetadas?

Comentário: O número de pesos que precisa de justificar como o mínimo! O menor é o número mínimo de pesagens que garante uma resposta inequívoca em qualquer layout de etiquetas.

P.S. MD admitiu que a solução do problema das bolas é correcta. Já pode respirar com calma!

Será que a minha resposta em privado está errada?
 
Mathemat:

Não me lembro se havia um problema com os rótulos. Penso que procurei a palavra-chave "etiquetas" - não consegui encontrá-la. E não está no quadrante.

(5) [Etiquetas verdadeiras] Existem 6 pesos de 1, 2, 3, 4, 5, 6 gramas. São rotulados 1, 2, 3, 4, 5, 6. Qual é o menor número de pesagens numa balança de copo sem seta para descobrir se as etiquetas estão correctamente etiquetadas?

Comentário: O número de pesos que precisa de justificar como o mínimo! O menor é o número mínimo de pesagens que garante uma resposta inequívoca em qualquer layout de etiquetas.

P.S. MD admitiu que a solução do problema das bolas é correcta. Já pode respirar com calma!

1 pesagem :-).
 
Mathemat:

Não me lembro se havia um problema com os rótulos. Penso que procurei a palavra-chave "etiquetas" - não consegui encontrá-la. E não está no quadrante.

(5) [Etiquetas verdadeiras] Existem 6 pesos de 1, 2, 3, 4, 5, 6 gramas. São rotulados 1, 2, 3, 4, 5, 6. Em qual é o menor número de pesagens numa balança de copo sem seta para descobrir se os rótulos estão correctamente etiquetados?

---

Se os rótulos forem aplicados correctamente, são necessárias 3 pesagens para serem confirmadas.
As etiquetas aplicadas incorrectamente mostrarão um erro na 1ª, 2ª ou 3ª pesagem.
 
Rapazes, têm de dar não só o número de pesos mas também os gráficos.
 
Pesar os pesos de acordo com os números da escala.
A sequência é a seguinte: no passo seguinte distribuir os pesos de modo a que a soma mínima possível de pesos esteja de um lado da balança, e a soma máxima possível esteja do outro lado.
Se a igualdade não for cumprida, os números são misturados.

Etapa 1: 1+2+3 = 6
1+2+3 é a soma mínima dos pesos de 3 chaleiras.
6 é o peso máximo do 1º peso

se a gravata não estiver partida então
passo 2: 4+6 = 2+3+5

se a igualdade for verdadeira, então
passo 3: 1+2 = 3

se a igualdade for cumprida, todos os números são colados correctamente.
 
Mathemat:

(4) Existem 2 balões azuis, 2 vermelhos e 2 verdes. Em cada cor, uma das bolas é mais pesada do que a outra. Todas as bolas mais leves têm o mesmo peso e todas as mais pesadas têm o mesmo peso. Há também balanças com duas copas sem pesos. Quantas pesagens são minimamente necessárias para garantir a determinação das bolas pesadas?


Parece encaixar todas as variações em 2 pesagens
 
GaryKa:
Não sei de ninguém, não compreendi o desenho.
 
Mathemat:

Feliz aniversário! Que floresça e cheire!