Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 121

 
Mathemat:

A minha segunda escolha foram as rosas M, tulipas N, margaridas K (todos os números pelo menos 1). E "todas menos duas", não me candidatei a casos de flores, mas a tipos. A resposta não foi dada.

Demasiado confuso para um problema de 1 ponto. Haverá uma solução completa em breve :) e ainda mais
 
Mathemat:

É claro que ninguém acredita nisso até ver a solução. A propósito, existe um problema semelhante, que por alguma razão tem mais peso:

(4) Os invasores sorrateiros não gostaram do facto de terem matado muito poucas pessoas na aldeia dos megabrain, por isso decidiram complicar a tarefa. Voltaram a colocar os megamogs numa coluna atrás uns dos outros para que cada um deles pudesse ver todos os anteriores. Mas desta vez pegaram em capuzes de sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul, roxo) e colocaram-nos nos megamogs para que cada megamog não pudesse ver o seu próprio capuz. A começar pelo último (aquele que vê todos menos ele próprio), a cada megabrain é pedida a cor do seu boné por sua vez. Se ele estiver errado, é morto. Mas, como sempre, os megabrain concordam antecipadamente sobre a forma de minimizar o número de pessoas mortas. Em que é que os megabrain concordaram?

Surpreendentemente, a resposta é praticamente a mesma. Todos escapam, excepto o tipo dos fundos, que só tem uma hipótese em sete.
 
MetaDriver:
Surpreendentemente, a resposta é quase a mesma. Todos são salvos excepto as costas, que têm apenas uma hipótese em sete.
Então está tudo bem :)
 
MetaDriver: Surpreendentemente, a resposta é quase a mesma. Todos são salvos excepto o de trás, que tem apenas uma hipótese em sete.

Bem, sim, a abordagem geral é a mesma.

Então, alguém quer terminar o desafio do balão? Lembrete:

(4) Há duas bolas azuis, duas vermelhas e duas verdes. Em cada cor, uma das bolas é mais pesada do que a outra. Todas as bolas mais leves têm o mesmo peso, todas as mais pesadas têm o mesmo peso. Há também balanças com duas copas sem pesos. Quantas pesagens são minimamente necessárias para garantir a determinação das bolas pesadas?

 
Em seguida, apagar as sete flores, as trapaças de flores.
 
Mischek: Bem, então, vamos ouvir falar das sete flores, trapaceiros de flores.
Já o resolveu com dois? A propósito, também se trata de flores - e também é sádico...
 
Mathemat:

(4) Existem 2 balões azuis, 2 vermelhos e 2 verdes. Em cada cor, uma das bolas é mais pesada do que a outra. Todas as bolas mais leves têm o mesmo peso e todas as mais pesadas têm o mesmo peso. Há também balanças com duas copas sem pesos. Quantas pesagens são minimamente necessárias para garantir a identificação das bolas pesadas?

Acho que podemos reduzir a dois. Deixem-me verificar duas vezes.


Sim, pois. Duas pesagens são suficientes.

 
Mathemat:
Já o resolveu com dois? A propósito, também se trata de flores - e também é sádico...
Não, mas porque tenho de perguntar duas vezes, vamos directamente para as sete.
 
MetaDriver:
Desembucha.
 

MD, derramamento. Já posso. Estou a falar do problema das tampas de sete cores.

Podemos esperar pelo problema da pesagem por agora.