BackTeste Massivo com Otimizador

 

Boa tarde Amigos,


Estou enfrentando um dilema, acredito eu que a maioria de vocês já passou. Eu preciso Rodar o Otimizador para que eu consiga descobrir os diversos Cenários possíveis para meu Robô. Porém, a quantidade de Cenários (Milhares)  e o tempo de Otimização é ENORME.


Eu já tentei colocar o MT5 em um Servidor na Cloud, para que de repente a distribuição de processamento em um servidor torne o uso do otimizador mais eficiente, mas confesso que o resultado não foi satisfatório.  


Pergunta: Como vocês resolvem se precisam rodar o Otimizador para o Mini Dólar em 1 ano de Backteste em Tick Real? Alguém tem alguma recomendação de infraestrura ou alguma estatística para que seja possível prever o tempo necessário para a Otimização?


Obrigado

Doug 

 
Douglas Serra Braga Junior:

Boa tarde Amigos,


Estou enfrentando um dilema, acredito eu que a maioria de vocês já passou. Eu preciso Rodar o Otimizador para que eu consiga descobrir os diversos Cenários possíveis para meu Robô. Porém, a quantidade de Cenários (Milhares)  e o tempo de Otimização é ENORME.


Eu já tentei colocar o MT5 em um Servidor na Cloud, para que de repente a distribuição de processamento em um servidor torne o uso do otimizador mais eficiente, mas confesso que o resultado não foi satisfatório.  


Pergunta: Como vocês resolvem se precisam rodar o Otimizador para o Mini Dólar em 1 ano de Backteste em Tick Real? Alguém tem alguma recomendação de infraestrura ou alguma estatística para que seja possível prever o tempo necessário para a Otimização?


Obrigado

Doug 

Puxa cara tem alguns "macetes" de programação que uso nos meus EA's, mas tbm não faço de forma alguma otimizações em Ticks, uso apenas OHLC.

Sugiro você procurar por materiais sobre testes de robustez para abrir sua mente para isso.

 
Sidnei Da Silva Santos Junior:

Puxa cara tem alguns "macetes" de programação que uso nos meus EA's, mas tbm não faço de forma alguma otimizações em Ticks, uso apenas OHLC.

Sugiro você procurar por materiais sobre testes de robustez para abrir sua mente para isso.

Então Sidnei, na verdade eu precisaria de alguma solução para fazer otimização de forma distribuída. Talvez eu tenha que implementar algum Algoritmo de aprendizagem, mas isto demandaria tempo agora. Agradeço a dica.

 
Douglas Serra Braga Junior:

Então Sidnei, na verdade eu precisaria de alguma solução para fazer otimização de forma distribuída. Talvez eu tenha que implementar algum Algoritmo de aprendizagem, mas isto demandaria tempo agora. Agradeço a dica.

Ti dizer que quando precisei pq eu queria ver uma otimizacao que estava demorando muito, eu usei o MQL5 cloud do metatrader, tu paga uns centavinhos pra usar. Mas foi menos de minuto e pra mim eu tinha calculado que ia demorar coisa de um mes pra processar no meu pc.

 
Ricardo Rodrigues Lucca:

Ti dizer que quando precisei pq eu queria ver uma otimizacao que estava demorando muito, eu usei o MQL5 cloud do metatrader, tu paga uns centavinhos pra usar. Mas foi menos de minuto e pra mim eu tinha calculado que ia demorar coisa de um mes pra processar no meu pc.

Opa, diga boa, nunca usei. Será que teria esta performance em Tick Real no Dólar? FOREX sei que é mais rápido;

 
Douglas Serra Braga Junior:

Opa, diga boa, nunca usei. Será que teria esta performance em Tick Real no Dólar? FOREX sei que é mais rápido;

Olá Douglas, é o seguinte:

1) o otimizador usando TICK REAL não usa a nuvem e não custa centavinhos não 

2)  Para FOREX pode até encontrar um BROKER que tenha um ano de TICK REAL.

3) Para B3 os históricos  de TICK REAL não são confiáveis, nem mesmo para o vencimento mais líquido ó tick real é confiável, basta fazer um BT e ler o log, você vai ver vários minutos sem TICK REAL... Quem fornece os TICK REAL é a corretora e as duas que eu trabalho tem esses problemas.

 

Se você conhece a sua estratégia, você conseguirá definir quem é a "espinha dorsal" dela, daí começar a otimizar 1 ou 2 parâmetros que definem essa sua estratégia.

Não sei se esse é o seu caso, mas deixar tudo para "...depois na otimização eu vejo...", não funciona...

Se você é trader, você tem um trunfo na mão, pois você vai saber reagir às cagadas de seu robô, aplicando regras adicionais e filtros... Se você não é trader, Boa Sorte... você vai realmente precisar...

A simples Combinação de um punhado de parâmetros e a elasticidade de seus valores vão tomar um tempo GIGANTE, mesmo no Teste Genético.

Ticks Reais e OHLC depende da estratégia. Você só pode usar OHLC se a estratégia REALMENTE permitir e não o contrário.

Eu pessoalmente gosto de "ver" o meu robô operando, como se ele fosse a minha pessoa, operando o mercado, por isso somente faço testes visuais, metódicos e críticas ao comportamento do robô, como um Trader mesmo. E é por isso que uso as letras do Indice e Dolar em testes unitários, não uso o WIN$N, porque tem vários buracos e geram uma porrada de REQUOTES, etc...

De novo, não sei se é o seu caso, mas vi que você é mais prudente porque perguntou sobre o histórico de somente 1 ano, geralmente tem a galera que quer testar tudo em 10 anos de histórico. As pessoas esquecem que basta algums eventos bizarros para derrubar por terra uma estratégia. Exemplo: Payroll, já que vc falou do Dólar.

Seja metódico e valide coerentemente a sua estratégia. Já vi gente jogar estratégias boas no lixo porque deixam para analisar simplesmente a planilha dos resultados de Backtests, sem sequer saber o que verdadeiramente ocorreu nos trades.

;)

Razão: