Operando com 02 ou mais robos simultaneamente

 

Caros,

Gostaria de uma ajuda: como faz para operar com dois ou mais robos simultaneamente no mesmo ativo?
Por exemplo: um robo operar comprado e outro robo operar vendido.

Sem a qual um robo afete a operação de outro robo, pois as entradas e saídas tem diferenças estratégicas.

Att, 

 
lnmoreno:

Caros,

Gostaria de uma ajuda: como faz para operar com dois ou mais robos simultaneamente no mesmo ativo?
Por exemplo: um robo operar comprado e outro robo operar vendido.

Sem a qual um robo afete a operação de outro robo, pois as entradas e saídas tem diferenças estratégicas.

Att, 

Olá lnmoreno,

o que você está tentando fazer é algo extremamente perigoso!!! Logo, meu sincero conselho pra ti: NÃO FAÇA ISSO !!!

O MetaTrader 5 não é capaz de administrar dois robôs diferentes rodando no mesmo ativo !!! Existem meios de contornar essa limitação do programa, como por exemplo os administradores de ordens virtuais (ou Virtual Order Manager, em inglês), mas para utilizá-lo é necessário estar familiarizado com o algoritmo.

Logo, muito cuidado ao tentar implementar isso, pois dois robôs rodando no mesmo ativo podem literalmente quebrar a sua conta.

É muito fácil imaginar um robô abrindo posições e o outro fechando ao mesmo tempo... Bastam alguns loops no algoritmo dos robôs para você levar um belo prejuízo pra casa... Portanto, não é nada aconselhável fazer o que você está tentando.

Abraços,
Malacarne
 
Malacarne:
Olá lnmoreno,

o que você está tentando fazer é algo extremamente perigoso!!! Logo, meu sincero conselho pra ti: NÃO FAÇA ISSO !!!

O MetaTrader 5 não é capaz de administrar dois robôs diferentes rodando no mesmo ativo !!! Existem meios de contornar essa limitação do programa, como por exemplo os administradores de ordens virtuais (ou Virtual Order Manager, em inglês), mas para utilizá-lo é necessário estar familiarizado com o algoritmo.

Logo, muito cuidado ao tentar implementar isso, pois dois robôs rodando no mesmo ativo podem literalmente quebrar a sua conta.

É muito fácil imaginar um robô abrindo posições e o outro fechando ao mesmo tempo... Bastam alguns loops no algoritmo dos robôs para você levar um belo prejuízo pra casa... Portanto, não é nada aconselhável fazer o que você está tentando.

Abraços,
Malacarne

Malacarne, bom dia.

Acho que eu me expressei errado.

Eu montei dois robos: 

o 1º possui uma estratégia de entrar comprado e possui diversos indicadores para encerrar a posição comprada;
indicadores de fechamento da posição comprada são diferentes dos indicadores que indicam entrar em uma posição vendida. 

Por isso criei 02 robos separados... um que indique posição COMPRADA a qual possui estratégia indivual para fechar a posição e; outro robo que indique posição VENDIDA a qual possui estratégia individual para fechar posição.

Abs,

 
lnmoreno:

Malacarne, bom dia.

Acho que eu me expressei errado.

Eu montei dois robos: 

o 1º possui uma estratégia de entrar comprado e possui diversos indicadores para encerrar a posição comprada;
indicadores de fechamento da posição comprada são diferentes dos indicadores que indicam entrar em uma posição vendida. 

Por isso criei 02 robos separados... um que indique posição COMPRADA a qual possui estratégia indivual para fechar a posição e; outro robo que indique posição VENDIDA a qual possui estratégia individual para fechar posição.

Abs,

Olá lnmoreno,

eu entendi perfeitamente que são 2 robôs diferentes... Mas deixe-me explicar novamente pra você: se você tentar rodar esses dois robôs NO MESMO ATIVO E NA MESMA CONTA , certamente você terá problemas de interferência entre os robôs ...

Abraços,
Malacarne 

 
lnmoreno :

Malacarne, bom dia.

Acho que eu me expressei errado.

Eu montei dois robos: 

o 1º possui uma estratégia de entrar comprado e possui diversos indicadores para encerrar a posição comprada;
indicadores de fechamento da posição comprada são diferentes dos indicadores que indicam entrar em uma posição vendida. 

Por isso criei 02 robos separados... um que indique posição COMPRADA a qual possui estratégia indivual para fechar a posição e; outro robo que indique posição VENDIDA a qual possui estratégia individual para fechar posição.

Abs,

É possível, mas não um think fácil, e como disse Malacarne, não fazê-lo, se você não sabe muito bem o que está fazendo.
 
lnmoreno:

Caros,

Gostaria de uma ajuda: como faz para operar com dois ou mais robos simultaneamente no mesmo ativo?
Por exemplo: um robo operar comprado e outro robo operar vendido.

Sem a qual um robo afete a operação de outro robo, pois as entradas e saídas tem diferenças estratégicas.

Att, 

Olá lnmoreno, uma forma simples e sem risco de conflitos de estratégias, é você utilizar duas contas independentes para isso, usando duas instâncias de MT5.

Antes que você argumente que tem apenas uma conta real disponível, lembre que uma das vantagens de ter várias contas demonstração é justamente poderes fazer o teste de várias estratégias.

Nesse método, a opção de qual das estratégias irá para o mundo real será a partir dos resultados obtidos (provavelmente uma estratégia será melhor que a outra).

Outra forma sem risco, mas mais trabalhosa, é você criar um robô a partir dos algoritmos dos outros dois robôs que já possui (não esqueça de testar bem e fazer backtesting). Note que nos momentos em que as estratégias divergirem (compra e venda) o resultado será ficar fora do mercado, o que na prática irá economizar corretagem e gerar o mesmo resultado de duas contas independentes.

 

Grato Malacarne e Figurelli.

Entendido. Realmente faz-se necessário duas contas, uma operando "comprado" e outra operando "vendido".

Abraço e obrigado! 

 

Pessoal, alguem manja de VOM??

 

Estou tentando usar, porém mesmo no backtest indo correto, da erro de stop quando é para valer! 

Razão: