Compre você mesmo alguns Mechel PJSC, AP Dividend 2019 totalizou 15,68% , Dividendo 18,21 rublos por ação - página 8

 
Vitalii Ananev:

Há também uma inflação oculta. O preço de uma mercadoria não muda, mas o volume diminui. Por exemplo, se um pacote de açúcar granulado custasse 1 kg. 30 rublos. Agora você pode encontrar um pacote de 0,9 kg para os mesmos 30 rublos. Não falo sobre a deterioração da qualidade.

não é inflação, mas um estratagema de marketing, mas se o chamarmos pelo nome, é simplesmente uma fraude

sobre o tema da compra de ações mais favoravelmente, com certeza.... mas o importante não é "comprar no feno".

 
Aleksey Mavrin:

Se você contar com o tempo, por exemplo, um ano, se suas ações caíram 10%, então sua perda atual para o ano é de 10%. Não importa se você fecha sua posição e investe mais tarde em outro ativo, ou não fecha e continua investindo no mesmo ativo, apenas que no final do ano você tenha 10% a menos de fundos disponíveis. Talvez seus bisnetos fechem a posição)

Tirando isso, concordo.

Esse chamado lucro/perda de papel ainda não está fixado, nas demonstrações financeiras de muitas empresas que têm ações em seus balanços esses valores são refletidos como uma reavaliação do valor.

 
Igor Makanu:

não é inflação, é um estratagema de marketing, mas se você chama isso de o que é, é apenas trapaça

sobre o tema de ações de compra mais lucrativas, absolutamente.... mas não se trata apenas de "comprar no feno".

Esse é o ponto principal. É somente com ações que a expressão "comprar barato, vender caro" funciona. Para comprar ações de qualquer emissor no momento em que o mercado as avalia abaixo de seu valor real, é necessário estudar as demonstrações financeiras do emissor. Existem diferentes metodologias de avaliação. Se o preço atual de mercado de uma ação estiver acima de seu valor real, é altamente provável que o preço da ação caia e que não seja lucrativo comprá-la no momento.

 
Vitalii Ananev:

Esse é o ponto principal. A expressão "compre barato, venda caro" é a única que funciona com ações. Para comprar ações de um emissor em um momento em que o mercado as avalia abaixo de seu valor real, é necessário estudar as demonstrações financeiras do emissor. Existem diferentes metodologias de avaliação. Se o preço atual de mercado de uma ação for superior ao seu valor real, é altamente provável que o preço dessa ação caia e não é lucrativo comprá-la no momento.

eu sei, eu me sento no smartlab regularmente, sei de toda essa ciência, mas em geral os estudos contábeis não funcionam, ou melhor, funcionam como tudo que está ligado aos mercados 50/50.

como exemplo, a famosa Gazprom, muito mal informada em 2018, crescimento fantástico e pagamento de dividendos em 2019 e, em seguida, a nova política da empresa sobre pagamentos futuros de dividendos, a linha de fundo é que a empresa tem investidores de longo prazo nos falcões ))))

 
Igor Makanu:

sim eu entendo tudo isso, eu me sento regularmente no smartlab, estou ciente de todas essas bolsas de estudos totalmente científicas, mas em geral o estudo de relatórios não funciona, ou melhor, funciona como qualquer coisa relacionada com os mercados 50/50

Como exemplo, a famosa Gazprom, muito mal informada em 2018, crescimento fantástico e pagamento de dividendos em 2019 e, em seguida, a nova política da empresa sobre pagamentos futuros de dividendos, a linha de fundo é que a empresa tem investidores de longo prazo nos falcões ))))

Portanto, a culpa é dos próprios investidores por comprar no máximo. Após o crescimento explosivo nas notícias, é melhor esperar pela correção e o retrocesso, e depois comprar. E antes de tudo, é preciso olhar as demonstrações financeiras e, em seguida, os gráficos. Naquela época, eu avaliava a Gazprom em 500 rublos por ação, o que faz com que a empresa pareça subvalorizada. Acho que o ambiente político também afeta o valor. As guerras do gás estão perturbando a empresa.

...

Tudo depende do tipo de carteira de ações que você está construindo. Se seu objetivo é construir uma carteira de valor (ou seja, uma carteira projetada para aumentar o valor de uma ação), então o cálculo do valor real do emissor se aplica. Se o mercado subvaloriza uma ação, então ela é comprada com a expectativa de que seu preço subirá no futuro. Por exemplo, VTB. Comprei-a abaixo de seu valor real. Vale cerca de 5 kopecks agora. A notícia de que a VTB estava prometendo um aumento no pagamento de dividendos subiu acentuadamente. Na época, o dividendo % era de cerca de 4%. Mas subiu mais de 10%.

Se seu objetivo é construir uma carteira lucrativa, então os dividendos pagos pelo emissor são uma prioridade. Se uma empresa paga um bom dividendo ano após ano (dividendo dividido pelo preço da ação multiplicado por 100% >= % da taxa do Banco Central mais prêmio de risco) Como regra, esta empresa é valorizada pelo mercado acima de seu valor real. Por exemplo, MTS. Comprei-a acima de seu valor real, mas também tenho um dividendo de mais de 12% ao ano. Se a MTS mudar repentinamente sua política de dividendos e começar a pagar dividendos mais baixos, então o valor de tal empresa poderá ser severamente depreciado.

 
Vitalii Ananev:

Acho que o ambiente político também está afetando o custo. As guerras do gás estão atrapalhando a empresa.

Pela segunda vez esta semana tropeço em referências a um certo livro "Dinheiro sem tolos", o autor já está promovendo seu livro na RBC, talvez ele mereça atenção, mas em geral o autor escreve com muita lucidez, há muito tempo não acredito em relatórios ou notícias

https://quote.rbc.ru/news/article/5e1dc1ad9a794753d70bbc87?from=from_main

Não se pode confiar nas análises de cenário

Muitas vezes existe uma criação literária entregue como uma análise de mercado. Algo como "pressão geral sobre os exportadores causada por uma maior valorização do rublo no contexto da política do Banco Central de manter a taxa de desconto, causada, antes de mais nada...". Bem, você entendeu a idéia.

Isto nem sequer é um ensaio sobre "Como eu, Boy Vasya, passei meu verão". É um ensaio "Como passarei meu verão se minha avó fizer as pazes com minha mãe, minhas alergias passarem, meu pai encontrar dinheiro e eu gostar de voleibol". É provavelmente um ensaio fascinante de se escrever. Mas você está disposto a vender halteres, por exemplo, com base neste ensaio, ou a apostar no crescimento do xadrez? Bem - você não pode vender halteres. E por alguma razão você pode...

Vamos chamá-lo de "análise de cenários". Infelizmente, mas a análise de cenários na seleção de estoque na maioria das vezes não funciona. Todo este conjunto de construções "se isto, então aquilo, porque" é extremamente frágil. A abordagem é ruim, quanto mais não seja porque não pode ser testada corretamente nos dados históricos.

 
Vitalii Ananev:

Não estamos falando aqui de inflação, mas de risco. Mas em geral você está certo, a taxa do Banco Central não cobre a inflação real e por isso o poder de compra do dinheiro no depósito bancário cai. Nestas condições é mais rentável comprar ações do que fazer um depósito bancário. Inflação é o aumento de preços. Se os preços sobem, o preço das ações sobe.

É uma afirmação incorreta em geral, e na prática é inútil. A tendência geral de aumento dos estoques não é impedida de estar em um drawdown por 10 anos.

A inflação é proveniente do crescimento da oferta de dinheiro. Preços de ações por interesse em investimento, sem correlação direta, apenas uma indireta e muito baixa.

Um rápido contra-exemplo: o índice Mosbirzhi - 9 anos de extração, a inflação está disparando, adivinhe por que) a dica é exatamente a inflação de rublo.


Que se lixe a RF. US, Dow, tagarelice flattish durante 10 anos desde 2000. A inflação americana em 2000-2007 acelerou muito mais do que sua faixa média.


Nem uma palavra sobre o Zazdak. Observe o tremendo crescimento nos últimos anos - que começou exatamente quando a inflação estava próxima dos mínimos históricos, incluindo zero.




Na Europa, é ainda mais divertido.

 
Igor Makanu:

Pela segunda vez esta semana tropecei na menção de um certo livro "Dinheiro sem tolos", e aqui na RBC o autor já está promovendo seu livro, talvez valha a pena chamar a atenção, mas em geral o autor escreve com muita lucidez, não acredito nas reportagens ou nas notícias há muito tempo

https://quote.rbc.ru/news/article/5e1dc1ad9a794753d70bbc87?from=from_main

Não sei, eu não li o livro. Se o autor nos exorta a não acreditar em nada, por que devemos acreditar no autor? Existe um movimento filosófico chamado "niilismo", talvez o autor seja um deles.

 
Aleksey Mavrin:

Declaração errada em geral, e na prática inútil. A tendência geral de aumento das ações não é impedida de estar em um drawdown por 10 anos.

A inflação é proveniente do crescimento da oferta de dinheiro. Preços de ações por interesse em investimentos, sem correlação direta, apenas indiretos e muito baixos.

Um rápido contra-exemplo: o índice Mosbirzh - 9 anos de extração, a inflação está disparando, adivinhe por que) a dica é exatamente a inflação de rublo.


Que se lixe a RF. US, Dow, tagarelice flattish durante 10 anos desde 2000. A inflação americana em 2000-2007 acelerou muito mais do que sua faixa média.


Não estou falando nem mesmo de Zazdak. Observe o tremendo crescimento nos últimos anos - que começou exatamente quando a inflação estava próxima dos mínimos históricos, incluindo zero.




É ainda mais divertido na Europa.

E como isso contradiz o aumento dos preços. O aumento da oferta de dinheiro aumenta a demanda. O aumento da demanda faz com que os preços subam. Associo um aumento no preço das ações com um aumento no preço das mercadorias no sentido de que o emissor lucra mais com um aumento no preço de seus produtos e serviços e, portanto, paga mais dividendos e há mais demanda por suas ações por parte dos investidores.

 
Vitalii Ananev:

E como isso contradiz o aumento dos preços. Um aumento na oferta de dinheiro aumenta a demanda. O aumento da demanda faz com que os preços subam. Associo o crescimento do preço das ações ao crescimento do preço das commodities, de modo que o emissor tenha mais lucro com o aumento do preço de seus produtos e serviços, pagando assim mais dividendos e aumentando a demanda por suas ações por parte dos investidores.

Também incorre em mais custos, o que resulta na mesma receita de juros.

Razão: