Campeonato de Otimização de Algoritmos. - página 12

 

Um esclarecimento final do problema.

Foi dito que seria necessário encontrar 100 e 500 máximos de FF, bem como - máximo global.

Entendi da seguinte forma: preciso encontrar 500 picos "pequenos", 100 picos "grandes", e um pico "absoluto".

Conclusão: você precisa encontrar 601 - mas o valor de pico do FF.

Certo?

 
Реter Konow:

Um esclarecimento final do problema.

Foi dito que seria necessário encontrar 100 e 500 máximos de FF, bem como - máximo global.

Entendi da seguinte forma: preciso encontrar 500 picos "pequenos", 100 picos "grandes", e um pico "absoluto".

Conclusão: você precisa encontrar 601 - mas o valor de pico do FF.

Certo?

Não, você só precisa encontrar um máximo global.
 
Реter Konow:

Um esclarecimento final do problema.

Foi dito que seria necessário encontrar 100 e 500 máximos de FF, bem como - máximo global.

Entendi da seguinte forma: preciso encontrar 500 picos "pequenos", 100 picos "grandes", e um pico "absoluto".

Conclusão: você precisa encontrar 601 - mas o valor de pico do FF.

Certo?

:)

Onde você leu isso? Estou muito interessado, realmente.

ZS. 100...500 parâmetros otimizáveis, era disso que se tratava.

 
Não entendo a expressão: 100...500. O que isso significa? Por favor, indique claramente o objetivo estabelecido para os participantes. Acho que isso ainda não foi feito, obrigado.
 
Реter Konow:
Não entendo a expressão: 100...500. O que isso significa? Por favor, defina claramente a tarefa definida para os participantes. Acho que isso ainda não foi feito, obrigado.

Por favor, não tente se ajustar às condições do campeonato, sejam elas quais forem - não vai conseguir nada, pois o problema não será conhecido pelo algoritmo. Os algoritmos devem ser versáteis e ser capazes de resolver uma ampla gama de problemas de otimização. Faça seu algoritmo sobreviver em várias condições, concentre-se no número de parâmetros otimizados de 100 a 500.

Veja o otimizador padrão de MT. Não tem nenhum parâmetro que lhe permita personalizá-lo, pois é universal e foi projetado para ser assim. Se tivesse configurações, receberíamos muitas reclamações dos usuários sobre suas configurações erradas e a falta de ajuda na configuração do otimizador. Mas você não pode escrever uma ajuda para cada tarefa em particular! Cada tarefa de otimização é única e o usuário deve ser capaz de resolvê-la sem um profundo conhecimento do funcionamento interno do otimizador.

É por isso que ainda não há limitações claras e "corredor" para os algoritmos do campeonato, porque os algoritmos não saberão nada sobre a tarefa! Tornar o algoritmo universal, sobrevivível.

Se você vai desenvolver o algoritmo a partir do 0, vai precisar de muito tempo, não vai chegar a tempo para o campeonato. É melhor pegar um algoritmo pronto, como no ALGLIB, e ajustá-lo para você. Ao mesmo tempo, você ganhará um conhecimento mais profundo sobre como tais algoritmos funcionam e talvez se inspire para escrever sua própria e única criação no futuro.

 

Bom. Para explicar a complexidade da tarefa à frente dos participantes do campeonato, vou explicar a ordem do campeonato. E para enfatizar a igualdade de condições para todos, inclusive para o organizador. Atualmente não estou fazendo absolutamente nada com meu algoritmo, não estou me preparando para o campeonato, porque ele não me dará nada de qualquer maneira, porque não conheço a tarefa que se aproxima.

1. Os participantes afixam seus algoritmos livremente no ramo. A partir deste ponto, os participantes não podem mudar seus algoritmos.

2. Começa a discussão e a formação de FF pelos participantes. Os participantes propõem seu FF (talvez tentando apresentar um FF desse tipo, que seu algoritmo resolve muito bem para aumentar suas chances). Por exemplo, recebeu 10 FFs. Então, estes 10 FFs são submetidos a um dos representantes oficiais da MQ, que irá gerar aleatoriamente uma seqüência destes FFs, por exemplo 1-2-3-5-8-2-3-9-10-1-2-5-5-7-6-....... (depois disso, ele irá submeter uma biblioteca *.ex5 gratuita com os FFs já compilados). Onde o número é o número de FF. Cada FF tem dois parâmetros, portanto seria possível visualizá-lo na forma de um gráfico tridimensional. Cada FF tem seu próprio máximo global:

FF(f1(x1,x2); f2(x3,x4); f3(x5,x6); f5(x7,x8); f8(x9,x10); f2(x11,x12); f3(x13,x14); f9(x15,x16); (x17,x18); f10(x19,x20); f1(x21,x22); f2(x23,x24); f5(x25,x26); f5(x27,x28); f7(x29,x30); f6(x31,x32); ...)

x1,x2,x4,x4.... Estes são parâmetros otimizáveis, dos quais pode haver entre 100 e 500. Por que 500 parâmetros são o teto? Porque já é difícil para o FF, e rápido o suficiente para ser contado - nem todos os espectadores têm computadores muito rápidos que serão capazes de garantir que os resultados do campeonato sejam transparentes.

O FF máximo será a soma dos máximos destes FF individuais e pode ser calculado para poder verificar e avaliar os algoritmos.

Então, espero que esteja claro agora, que em tais condições é impossível prever e ajustar seu algoritmo para uma determinada tarefa na esperança de vencer? O algoritmo verdadeiramente robusto vencerá. Estou apenas ansioso pelo início do campeonato, estou em completa ignorância de quem vai ganhar, essa é a intriga! :)

 
Eu nunca usei a otimização do testador, por isso não estou familiarizado com o seu funcionamento. Não me cabe colocar o algoritmo de outra pessoa no campeonato. Não serei capaz de criar um algoritmo universal que resolva qualquer problema em um ano (ou mesmo em uma vida inteira). Sem entender a essência do problema, sou impotente. Conclusão - Vou resolver o problema, o que entendi de suas explicações: FF é uma função analítica (no sentido matemático, aquela que desenha uma curva em um gráfico). Ao passar valores para dentro dele, em resposta recebo valores que são coordenadas de pontos em um gráfico. Traçando uma linha através deles se obtém uma curva, com os picos e canais proverbiais. Com base na lógica dos valores obtidos, eu procuro por altos e baixos. As fotos que você mostrou anteriormente também mostram claramente uma superfície com picos. A discussão entre os participantes também continha uma analogia com a superfície e os picos. Por que você abandonou agora esta analogia?
 
Реter Konow:
Eu nunca usei a otimização de testadores, por isso não estou familiarizado com o seu funcionamento. Colocar o algoritmo de outra pessoa no campeonato não é para mim. Eu não serei capaz de criar um algoritmo universal que resolva qualquer tarefa em um ano (ou mesmo em minha vida). Na ausência de compreensão da essência do conjunto de tarefas, estou sem poder. Conclusão - Vou resolver o problema que entendi de suas explicações: FF é uma função analítica (matematicamente falando, aquela que desenha uma curva em um gráfico). Ao passar valores para dentro dele, em resposta recebo valores que são coordenadas de pontos em um gráfico. Traçando uma linha através deles se obtém uma curva, com os picos e canais proverbiais. Com base na lógica dos valores obtidos, eu procuro por altos e baixos. As fotos que você mostrou anteriormente também mostram claramente uma superfície com picos. A discussão entre os participantes também continha uma analogia com a superfície e os picos. Por que você abandonou agora esta analogia?

Não, eu não fiz isso. É assim que as coisas são. O FF no campeonato será uma mistura de FF concorrentes. Se você tomar o FF individualmente, ele pode ser representado como um gráfico tridimensional. Mas o FF do campeonato não pode ser traçado como um gráfico - ele é multidimensional porque. Tudo é como eu disse antes, nada mudou.

As imagens acima são exemplos simples para maior clareza, elas são suaves. Mas não sabemos o que será o campeonato FF, algumas funções podem ser deliberadamente dadas propriedades discretas, não lisas, descontínuas, na forma de degraus ou furos, ou superfícies horizontais planas. Portanto, se imaginarmos FF como simples parcelas tridimensionais como nos exemplos acima, tal representação não seria completa, para dizer de forma branda.

 
Реter Konow:
Eu nunca usei a otimização do testador, por isso não estou familiarizado com o seu funcionamento. Não me cabe colocar o algoritmo de outra pessoa no campeonato. Eu não serei capaz decriar um algoritmo universal que resolva qualquer problema em um ano (ou mesmo em minha vida).
Seu algoritmo tem ordenação? E existe geração de variantes? - O HSCh também funcionará. Se assim for, você já pode participar com seu algoritmo. Um algoritmo universal pode ser mais simples do que você pode imaginar à primeira vista. E se será o melhor possível, é outra questão.
 
O espaço só pode ser tridimensional. Minha imaginação se recusa a imaginar o contrário. Pelo que entendi, um único FF não é adequado para um campeonato, porque sua superfície é muito simples. Para complicar a superfície, você quer usar vários FFs? Sobrepondo as curvas que eles criam uns sobre os outros, você criaria um complexo de superfície suficiente para testar os algoritmos para a universalidade?
Razão: