Interessante e Humor - página 4847

 
Na minha infância (pós-guerra) havia um rádio, mas não havia televisores. As minhas impressões mais fortes foram sobre os filmes de troféus. O primeiro lugar, é claro, foi Tarzan. As crianças fizeram uma caça ao tesouro na bilheteira do cinema. Alguns abanaram um rapaz e atiraram-no por cima das cabeças da multidão e ele abriu caminho por cima das cabeças deles mais perto da janela da bilheteira. Foram ver Tarzan várias vezes e depois escalaram árvores na floresta jovem vizinha, construíram cabanas e fizeram gritos guturais como Tarzan fez.
 

Alguém se lembradesta coisa?)

a

 
Os cartões perfurados têm duzentos anos - utilizados para teares.
 
Uladzimir Izerski:

Vá lá, arranjem desculpas. Claramente o ramo do humor.

E sem o humor. Ainda tenho o Robotron na garagem, ou melhor, lá jaz).

Havia apenas sinais verdes no monitor)).

Quem se lembra, claro))

DOS

--

3.11. já encontrou o topo da realização arquitectónica.

E a inteligência colectiva ao testar o sistema rapidamente conduziu a ventos modernos.

Será que é o EU1834 robotron, por acaso?

Lembro-me de estudar os adaptadores de vídeo na altura. Tínhamos um analógico CM1810 - IBM PC com um adaptador CGA. Quem me dera ter um adaptador EGA, mas, infelizmente...

Bem, também havia este EC1834 robotron, tinha um adaptador de emulação CGA complicado, mas tinha um gerador de sinais transferível e software proprietário.

Ficámos realmente surpreendidos quando abrimos o caso e vimos que o adaptador se baseava no chip NECD7220AD. Na altura, era um chip dos diabos. Poderia reproduzir até 512K de memória de vídeo e uma resolução de 1024x1024 com dezasseis cores! E toda essa bondade emulava um adaptador CGA muito fraco que tinha apenas 16K de memória e uma resolução de 320x200 com quatro cores fixas de duas paletas ! (É verdade, foi possível fornecer 16 cores em 160x200 gráficos, mas quase ninguém suportava esse modo).

É como um canhão para matar um pardal, não é? !
 
Georgiy Merts:

Será por acaso que é um EU1834 robotron?

Lembro-me de aprender sobre adaptadores de vídeo na altura... Tínhamos um CM1810 - o equivalente a um PC IBM com um adaptador CGA. Quem me dera ter um adaptador EGA, mas, infelizmente...

Bem, também havia este EC1834 robotron, tinha um adaptador de emulação CGA complicado, mas tinha um gerador de sinais carregável e software proprietário.

Ficámos realmente surpreendidos quando abrimos o caso e vimos que o adaptador se baseava no chip NECD7220AD. Na altura, era um chip dos diabos. Poderia reproduzir até 512K de memória de vídeo e uma resolução de 1024x1024 com dezasseis cores! E toda essa bondade emulava um adaptador CGA muito fraco que tinha apenas 16K de memória e uma resolução de 320x200 com quatro cores fixas de duas paletas ! (É verdade, foi possível fornecer 16 cores em 160x200 gráficos, mas quase ninguém suportava esse modo).

É como um canhão para matar um pardal, não é? !

Sim, foi. O monitor meteu-se no caminho, deitou-o fora, computador deitado por aí.

 
Georgiy Merts:

Será por acaso que é um EU1834 robotron?

Lembro-me de aprender sobre adaptadores de vídeo na altura... Tínhamos um CM1810 - o equivalente a um PC IBM com um adaptador CGA. Quem me dera ter um adaptador EGA, mas, infelizmente...

Bem, também havia este EC1834 robotron, tinha um adaptador de emulação CGA complicado, mas tinha um gerador de sinais transferível e software proprietário.

Ficámos realmente surpreendidos quando abrimos o caso e vimos que o adaptador se baseava no chip NECD7220AD. Na altura, era um chip dos diabos. Poderia reproduzir até 512K de memória de vídeo e uma resolução de 1024x1024 com dezasseis cores! E toda essa bondade emulava um adaptador CGA muito fraco que tinha apenas 16K de memória e uma resolução de 320x200 com quatro cores fixas de duas paletas ! (É verdade, foi possível fornecer 16 cores em 160x200 gráficos, mas quase ninguém suportava este modo).

É como um canhão para matar um pardal, não é? !

E eu tinha uma CGA em Iskra-1030 num triturador. 531 TTLSH lógica e 537 memória CMOS. Duas placas de tamanho A4. E RGB empilhado sobre um "ou".

 
JRandomTrader:

E eu tinha uma CGA numa Iskra-1030 que estava num chip. 531 lógica TTLS e 537 memória CMOS. Duas placas de tamanho A4. E RGB empilhado sobre um "ou".

Sim, a CGA emulou bastante bem na faísca-1030.

Com uma excepção - tanto a CM1810 como a Iskra-1030 não tinham produção de compósito "ferro". De um ponto de vista de software, não houve diferença. Em termos de imagem, porém, era radicalmente diferente entre a saída RGB no monitor e a saída composta (na TV).

O composto permitiu-lhe obter 16 cores nos gráficos da televisão, ao custo de um pouco de desfocagem da imagem. Alguns jogos tiraram partido disto, e na televisão pareciam muito coloridos (apesar do adaptador aparentemente fraco), tais como tapper (onde as canecas são distribuídas aos clientes no bar), BurgerTime (algo como o muito mais conhecido Lode Runner) King's Quest (um protótipo de Might&Magic). Infelizmente, num monitor RGB tudo era muito mais claro, mas em vez de 16 cores recebi um "moire" das quatro paletas CGA padrão. (No entanto, o monitor Iskra era monocromático).

 
VVT:

Alguém se lembradesta coisa?)

Código Hollerite
 
VVT:

Alguém se lembradesta coisa?)

Comecei a minha vida profissional numa fábrica de computadores como ajustador de entrada de cartões. Tive de executar 10.000 destes cartões perfurados no dispositivo sem uma única falha quando o mesmo foi entregue ao GQ.

 
Aleksey Nikolayev:
Os cartões perfurados têm duzentos anos - foram utilizados para tecer teares.

Foi aí que a "programação" começou)

Razão: