Tudo sobre RPA (Robotic Process Automation) e RPA Cognitivo

 
Decidi criar esse tópico para concentrar tudo (perguntas, respostas, cases, ferramentas, códigos fontes, informações, etc.) sobre RPA (Robotic Process Automation) com questões relevantes para a integração de sistemas e robôs utilizando as plataformas MT4 e/ou MT5 para as mais variadas aplicações na área financeira.

Por exemplo, uma das aplicações que utilizo a solução de RPA é para coleta de preços, pois essa tecnologia permite acessar um número praticamente ilimitado de conteúdos para monitoração de preços usando robôs. Na verdade, essa é a parte que considero mais simples, pois é totalmente automação Web. Mas vejo também uma demanda cada vez maior e grande potencial de integração das plataformas MetaTrader com sistemas de ERP, Business Intelligence e Advanced Analytics, pela capacidade de tomada de decisão em tempo real, pressionada pelas soluções de arbitragem estatística e até mesmo de latência.

Outras aplicações possíveis, que podem ser estudadas e discutidas aqui, são as relacionadas à integração direta do MT4/MT5 a contas de bancos e corretoras, através da automação do acesso ao home bank/broker, com potencial de criar soluções completas de Robo-Advisers, e as soluções de RPA Cognitivo, com robôs inteligentes controlando outros robôs ou Expert Advisors de forma totalmente automática e autônoma.

Algumas regras básicas:

1. Por favor não faça perguntas sobre outros assuntos aqui.
2. Por favor utilize Alt+S para editar e apresentar seu código fonte nesse tópico.
3. Não publique nenhum código fonte nesse tópico se não for de sua autoria ou público, como por exemplo os existentes no CodeBase.
4. Por favor siga as regras do fórum (https://www.mql5.com/pt/about/rules)

Obrigado e boa discussão a todos!

Rogério Figurelli
Regras
Regras
  • www.mql5.com
Por favor, seja educado na participação deste fórum. Quaisquer mensagens que possam ofender outros visitantes do fórum são proibidas. As discussões negativas sobre qualquer banco, corretoras, de outras empresas ou instituições financeiras estão proibidas. Estas postagens estão sujeitas à remoção. Todas as discussões sobre as relações pessoais...
 

Infelizmente ainda não existe um material mais completo nessa área no nosso idioma, portanto, apenas como uma sugestão inicial, recomendo o artigo abaixo para análise de aplicações de RPA que podem ser relevantes para a tomada de decisão de trading systems e robo-advisers. Para quem estiver interessado no assunto, mas sem tempo, recomendo o resumo da página 4 "potential application of automation in the finance function".

https://www.ey.com/Publication/vwLUAssets/ey-faas-finance-function-automation/$FILE/ey-faas-finance-function-automation.pdf


 
Uma análise, que recomendo, da aplicação de RPA no Mercado de Capitais:
https://www.wipro.com/business-process/robotics--taking-automation-to-the-next-level-in-capital-markets/
Robotic Process Automation (RPA) in Capital Markets - Wipro
Robotic Process Automation (RPA) in Capital Markets - Wipro
  • www.wipro.com
Implementing robotic process automation (RPA) in financial markets can reduce costs by 15-20% through automated rule-based & transactional business processes
 

Boa noite a todos,

Gostaria de compartilhar um artigo interessante de aplicação de RPA e geração de valor na área de energy trading, que é um dos projetos internacionais que estou envolvido atualmente, com grande volume de transações e parâmetros, e que vejo convergindo cada vez mais para a realidade de mercado atual, principalmente com o avanço das criptomoedas.

Value in energy trading
https://www.openlink.com/en/insights/articles/the-use-of-robotic-process-automation-in-energy-trading/
"Financial settlement — Buyers must be billed, sellers must be paid and the in-house accounting group must be informed of cash flows in and out of the company.
Scheduling — After a transaction has been conducted with a counterparty, the physical delivery of the energy must be coordinated with the organizations responsible for nominations and logistics.
Risk management — After each transaction, the net position of the trading firm changes, and various parties within the company must periodically assess value-at-risk relative to company limits.
Analytics — As the portfolio changes with each transaction, analytic teams continually reassess the economics and financial implications of available trades that can be made."

Sds.,
Rogério Figurelli


The use of robotic process automation in energy trading
  • www.openlink.com
Although not yet widely implemented, it is quickly becoming apparent that significant opportunities exist for the use of robotic process automation (RPA) in energy trading to reduce costs and improve organizational effectiveness. RPA involves the leveraging of digital techniques that can perform simple and repetitive clerical activities, such...
 
Parabéns Rogério, excelente conteúdo. RPA pode contribuir muito para o desenvolvimento multilateral de uma empresa. A escalabilidade da ampliação e o tempo, ativo mais precioso, disponibilizado para focar os recursos humanos em criatividade e não em rotinas ostensivas propicia um inegável cenário para uma aceleração do crescimento em diversos tipos de empresas.
 
Ghosts Trader:
Parabéns Rogério, excelente conteúdo. RPA pode contribuir muito para o desenvolvimento multilateral de uma empresa. A escalabilidade da ampliação e o tempo, ativo mais precioso, disponibilizado para focar os recursos humanos em criatividade e não em rotinas ostensivas propicia um inegável cenário para uma aceleração do crescimento em diversos tipos de empresas.

Olá @Ghosts Trader, muito obrigado pelo apoio, concordo totalmente com seus comentários, e considero que a área financeira é uma das maiores, senão a maior, em investimento em tecnologia RPA, e vejo grande potencial de expansão de soluções para o mercado financeiro que ainda estamos engatinhando no Brasil, enquanto em outros países os robôs tomam decisões cada vez mais em tempo real com sistemas sensórios e cognitivos cada vez mais ampliados com o uso de rápida automação por RPA.
Além disso, com a área de RPA Cognitivo e o RPA 2.0, na verdade a automação está evoluindo para autonomia, com robôs não apenas coletando e analisando dados de forma inteligente, mas decidindo em tempo real, como por exemplo escolhendo quais datasets/testsets são mais relevantes para cada momento, o que é uma das minhas áreas de pesquisas atuais, para melhorar a qualidade de trading systems.
Outra área de grande expansão é na busca de hiperparâmetros, como grandes fundos internacionais, que utilizam soluções de RPA para coletar dados os mais variados possíveis, como até mesmo imagens de GPS de estacionamento de shoppings, para identificar tendências e contribuir em seu processo de tomada de decisões.
Seja como for, eu diria que essa é uma thread embrionária, para concentrarmos pessoas e ideias nessa área, ajudando a formar uma comunidade brasileira interessada em RPA na área financeira, e, principalmente, com aplicações no mercado de capitais.
Sds.,
Rogério Figurelli

 

Olá, galera, sou novo aqui e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.

Tenho interesse em desenvolver uma plataforma voltada para o publico de apostas desportivas online. O mercado de robôs está em largo desenvolvimento e juntamente desse fatos, tenho em mente a automatização das operações nas apostas.

Gostaria de saber como encontrar algum profissional e o grau de dificuldade em criar um robô que eu consiga operar nele, e ao mesmo tempo, ele execute apostas nas contas de outras pessoas.

Tenho um projeto que acredito auxiliar e mudar a maneira que atualmente os Tipsters/apostadores utilizam as plataformas. Agradeço 

 
patro_atc:

Olá, galera, sou novo aqui e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.

Tenho interesse em desenvolver uma plataforma voltada para o publico de apostas desportivas online. O mercado de robôs está em largo desenvolvimento e juntamente desse fatos, tenho em mente a automatização das operações nas apostas.

Gostaria de saber como encontrar algum profissional e o grau de dificuldade em criar um robô que eu consiga operar nele, e ao mesmo tempo, ele execute apostas nas contas de outras pessoas.

Tenho um projeto que acredito auxiliar e mudar a maneira que atualmente os Tipsters/apostadores utilizam as plataformas. Agradeço 

Primeiro passo: respeite as regras do Forum e desta thread.

Segundo passo: buscar isso em local adequado (que nao eh a comunidade Metatrader).

Terceiro passo: contratar empresa especializada fora do Brasil e pagar o preco;

Por fim, O QUE BUSCA EH ATIVIDADE ILEGAL NO BRASIL! CUIDADO!

 
Boa noite pessoal tudo bem?
Não sei se seria esse o topico, mas estou tentando entender se existe a possibilidade da construção de um robo que controle outros robos dentro do MetaTrader. 
Não sei se é esse conceito do RPA ou não.
Desde ja agradeço.

Julian Nunes.
 
Julian Nunes:
Boa noite pessoal tudo bem?
Não sei se seria esse o topico, mas estou tentando entender se existe a possibilidade da construção de um robo que controle outros robos dentro do MetaTrader. 
Não sei se é esse conceito do RPA ou não.
Desde ja agradeço.

Julian Nunes.

Os robôs que rodam no metatrader podem se comunicar via rede usando sockets ou named pipes, passando mensagens e dados entre si.

Daí, para fazer um robô "controlar" outros, é só vc programar do jeito que quiser que esse controle seja feito.

 
Trader_Patinhas:

Os robôs que rodam no metatrader podem se comunicar via rede usando sockets ou named pipes, passando mensagens e dados entre si.

Daí, para fazer um robô "controlar" outros, é só vc programar do jeito que quiser que esse controle seja feito.

Trader_Patinhas, obrigado pela resposta. 
Vou iniciar o desenvolvimento agora a partir do final do mês e provavelmente devo voltar com mais duvidas, mas vou pesquisar sobre os dois temas que voce deixou.
Agradeço desde já. 
Razão: