É possível alguém criar um robô lucrativo que opere sem backtesting e sem nenhum parâmetro de entrada?

 
  • 29% (7)
  • 8% (2)
  • 8% (2)
  • 38% (9)
  • 17% (4)
Total de votos: 24
 
Imagine um robô lucrativo que opere sem backtesting e sem nenhum parâmetro de entrada. Sonho, ficção ou realidade?

Seja como for, deixe um comentário, se desejar, informando qual foi sua resposta e a lógica dela.
 
Seria loteria, por que sempre existirá um backtesting, quer seja um modelo de testes gerenciado pelo Testador de Estratégia, quer seja um modelo de testes realizado na mão, com  os cálculos e desenvolvimentos ou testados matematicamente ou como eu estou fazendo na estratégia paulobrasil,  ou ainda, se vc já tem escrito um EA vencedor (que já foi muito bem testado) e resolve colocar o melhor parâmetro embutido internamente. Vc até pode criar o robot, vai colocar para rodar e será sorte se der lucro,  então sem basktesting acho impossível, agora quanto a não ter parâmetro de entrada é 100% plausível!
 
Eu, mesmo usando parâmetros de entradas, estou procurando diminuir estas opções e deixar mais direto o EA, como por exemplo o SL que estou usando baseado em fractais. Desta maneira o SL torna-se dinâmico conforme o mercado sem a necessidade de ter SL fixo e sem a necessidade do parâmetro de entrada, mesmo tendo por questão de segurança.
 
Sem backtesting eu acredito que seja possível, já sem parâmetros de entrada não, pois esses parâmetros relacionam-se com a gestão do nosso capital
 

Para quem quiser acompanhar e comparar as respostas e resultados para a mesma pergunta no Fórum internacional:

 
Acredito em um sem parametros, mas sem backtest acho impossível, vai ser sorte se ela dar lucro rs.
 
rodrixl:
Acredito em um sem parametros, mas sem backtest acho impossível, vai ser sorte se ela dar lucro rs.
Interessante Rodrigo, a opinião do Rafael é justamente o contrário: "Sem backtesting eu acredito que seja possível, já sem parâmetros de entrada não, pois esses parâmetros relacionam-se com a gestão do nosso capital".
 
figurelli:
Interessante Rodrigo, a opinião do Rafael é justamente o contrário: "Sem backtesting eu acredito que seja possível, já sem parâmetros de entrada não, pois esses parâmetros relacionam-se com a gestão do nosso capital".

Sou obrigado a concordar com o Rodrigo e discordar do Rafael, posso falar isto com um certo grau de conhecimento próprio, pois já mandei fazer alguns EAs para mim, é claro que não com a sua experiência Figurelli. No primeiro post deste tópico afirmei exatamente a opinião do Rodrigo,  os parâmetros externos existem para calibrar o EA, uma vez encontrando os parâmetro ideais para a sua estratégia você pode embuti-los internamente no robot e ele vai rodar sem a necessidade de configuração de entrada,  podendo ser lucrativo, que é a sua enquete. Agora para encontrar estes parâmetros ideais sem o backtesting é impossível!!!!!

Então na minha humilde opinião:

Sem Backtesting  e Sem Parametros externos  é impossível resultado lucrativo! ou melhor, não vamos ser radical, é o mesmo que acertar na megasena!

Sem Bascktesting e Com Parametros externos  é impossível resultado lucrativo! ou melhor, não vamos ser radical, é o mesmo que acertar na megasena!

COM  Bascktesting e SEM Parametros externos  é totalmente possívell resultado lucrativo! 

 

kkkkkkkkkk fui tentar fazer uma pequena revolução no tópico, e todos voces ficaram contra mim, kkkkkkkkkkkk... To brincando pessoal, a minha sincera opinião é que, quanto mais testes os nossos EA'S ou setups em geral passarem, para comprovar a eficácia ou ineficácia do mesmo, melhor

 
rafaeltoscano:

kkkkkkkkkk fui tentar fazer uma pequena revolução no tópico, e todos voces ficaram contra mim, kkkkkkkkkkkk... To brincando pessoal, a minha sincera opinião é que, quanto mais testes os nossos EA'S ou setups em geral passarem, para comprovar a eficácia ou ineficácia do mesmo, melhor

Rafael, note que eu não defendi nem uma posição nem outra, apenas achei curioso o fato !!! ;-D

A ideia dessa enquete, confesso aqui para vocês (no Fórum em português), é exatamente fazer a gente "pensar fora da caixa". Não acredito que exista exatamente uma resposta 100% certa ou errada para estas perguntas que miram no futuro, pois estamos falando de algo acima de todos nós: o mercado.

Mas quando entramos com a mente em pontos que não estão no nosso modelo mental, como inexistência de backtesting justamente no MT5 que tem para mim a melhor ferramenta para isso (quem duvidar, recomendo conhecer o inovador processamento da Cloud e comparar com outras plataformas) ou ainda inexistência de parâmetros de entrada (algo que nos remete a um sistema discricionário, não é verdade?), encontramos ideias novas e debates novos, muitas vezes absolutamente contrários.

Quem tiver tempo de visitar o Fórum internacional, com a mesma pergunta, procure visualizar essa mesma dicotomia de ideias de quem está pensando fora da caixa ou dentro dela. 

E nesse ponto, acredito que o resultado está sendo bem sucedido, tanto aqui no Fórum em português como no internacional, servindo de aprendizado para todos, pois tudo que não encontramos foi alinhamento de opiniões. Na prática elas divergem tanto quanto a conflitante e estratégica pergunta. 

Thinking outside the box - Wikipedia, the free encyclopedia
Thinking outside the box - Wikipedia, the free encyclopedia
  • en.wikipedia.org
The "nine dots" puzzle. The goal of the puzzle is to link all 9 dots using four straight lines or fewer, without lifting the pen and without tracing the same line more than once. One solution appears below. Thinking outside the box (also thinking out of the box12 or thinking beyond the box) is a metaphor that means to think differently...
Razão: