Até que ponto os indicadores gráficos "clássicos" são úteis e confiáveis? - página 3

 
rafaeltoscano:

Gente, por gentileza passem lá no tópico que criei (https://www.mql5.com/pt/forum/16258/page11#comment_737458) fiz uma pergunta lá para vocês :)

Grato. 

Vou copiar aqui a minha resposta, já que ela se aplica mais no tópico do Rodrigo.

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Estratégias/Trade Systems

figurelli, 2014.01.23 04:25

Rafael, respondo tua pergunta com outra pergunta: quantas estratégias é possível criar com apenas um indicador, por exemplo o IFR (nesse caso um oscilador)?

De tanto criar/testar indicadores/estratégias/sinais minha conclusão é que todo e qualquer indicador de mercado, se corretamente configurado para uma estratégia que realmente identifica o padrão da vez, como diz o Rodrigo, pode ser lucrativo.

Ou seja, a meu ver o indicador por si só não é o mais importante, já que a decisão do trader de definir os pontos de compra/venda/espera a partir do que está visualizando no indicador, formando sua estratégia, é que faz a diferença.

 
Vou copiar aqui a minha resposta, já que ela se aplica mais no tópico do Rodrigo.

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Estratégias/Trade Systems

figurelli, 2014.01.23 04:25

Rafael, respondo tua pergunta com outra pergunta: quantas estratégias é possível criar com apenas um indicador, por exemplo o IFR (nesse caso um oscilador)?

De tanto criar/testar indicadores/estratégias/sinais minha conclusão é que todo e qualquer indicador de mercado, se corretamente configurado para uma estratégia que realmente identifica o padrão da vez, como diz o Rodrigo, pode ser lucrativo.

Ou seja, a meu ver o indicador por si só não é o mais importante, já que a decisão do trader de definir os pontos de compra/venda/espera a partir do que está visualizando no indicador, formando sua estratégia, é que faz a diferença.

 

Exatamente, acredito que dentro dos limites da análise técnica/gráfica pura, o desafio é justamente como identificar o padrão mais interessante pro momento, pois existem várias estratégias para cada indicador e várias configurações de cada indicador e que realmente são eficientes (em um dado momento por um certo tempo).

Ontem fiz os primeiros backtests com meu EA baseado nisso, com várias estratégias se testando paralelamente e verificando a taxa de retorno, indice de sucesso etc. faltam alguns ajustes hj mais tarde coloco algumas observações a mais sobre oq já estou tendo de resultados. abraços! 

aproveito e deixo umas questões que me surgiram:

-Os indicadores funcionam melhor para estratégias de compra ou de venda de ações?

-Existem estratégias eficientes (baseado em indicadores) para operar opções? e vale a pena o risco?

 

Abraços! 

 

 

 
rodrixl:

aproveito e deixo umas questões que me surgiram:

1. Os indicadores funcionam melhor para estratégias de compra ou de venda de ações?

2. Existem estratégias eficientes (baseado em indicadores) para operar opções? e vale a pena o risco? 

Rodrigo, seguem minhas respostas:

1. Um bom algoritmo de indicadores (e sem bug) não deve apresentar diferenças entre sinalização de compra/venda de ações, sendo escrito para justamente espelhar os momentos e funcionar sem diferenças. A decisão de usar ou não é da estratégia.

2. Certamente, mas o mercado de opções é realmente bem mais arriscado, já que você tem uma diferença entre o valor real e o intrínseco e a pressão de uma data para terminar o contrato. Se vale a pena ou não prefiro não opinar, para mim é uma questão de perfil de cada um. Seja como for, se você está pensando em operar com opções, muito cuidado para não abrir nenhuma venda à seco (e depurar bem o EA para não fazer isso) pois as perdas são ilimitadas e deves levar isso em conta.
Razão: