Quando a tecnologia abre portas para novas escolas de investimento - página 2

 
figurelli:

Então, para provocar algo nesse sentido, eu pergunto: que pontos fracos vocês conseguem ver nas escolas atuais que nenhuma delas consegue de fato atender, mesmo com a adoção das melhores tecnologias e das melhores equipes de análises financeiras e econômicas?

Bem, irei falar da escola de Análise Técnica. A lacuna que vejo é que na análise técnica é que se explora muito os estudos das tendências, quase todos os amantes dos gráficos batem nessa tecla e se esquecem do Ranging Market, ou mercado lateral, que é um evento que acontece tanto quanto uma tendencia, e acabamos no esquecemos que é possível sim ganhar dinheiro em mercado lateral

Outra lacuna é sobre a fidelidade e a precisão dos dados oferecidos no grafico, pois eu acredito que quanto mais fiel e precisa for uma formação, figura, sinal, enfim, uma informação qualquer, mais chances teremos de ter um trade vencedor

Outras lacunas é sobre a psicologia humana, nossas capacidades, nossas falhas, assunto esse que vai longe...

 
rafaeltoscano:

Outra lacuna é sobre a fidelidade e a precisão dos dados oferecidos no grafico, pois eu acredito que quanto mais fiel e precisa for uma formação, figura, sinal, enfim, uma informação qualquer, mais chances teremos de ter um trade vencedor

Outras lacunas é sobre a psicologia humana, nossas capacidades, nossas falhas, assunto esse que vai longe...

Rafael, a lacuna do mercado lateral acredito que seja para alguns traders pois na teoria é possível fazer a análise técnica e ganhar tanto em tendência como em mercado lateralizado.

Mas as outras duas lacunas apresentadas concordo plenamente: a falha nos dados, que é sempre um risco, e o fator psicológico e emocional. 

 
figurelli:

Mas as outras duas lacunas apresentadas concordo plenamente: a falha nos dados, que é sempre um risco, e o fator psicológico e emocional. 

De acordo figurelli. Bem, já encontramos dois desafios para encararmos e discutirmos, comecemos pelo primeiro, que é a precisão e a fidelidade dos dados oferecidos para nós pelos brokers. Aqui no Brasil eu considero que temos uma vantagem com relação aos brokers de Forex, aqui no Brasil os dados são "centralizados" pela BM&FBovespa, dessa maneira os brokers brasileiros apenas recebem os dados da bolsa e enviam-nos para nós, ao contrário do Forex, que é um mercado descentralizado, onde aí são todos os bancos que alimentam as corretoras com informações do mercado, então eu pergunto: como saberemos que as informações que nosso broker nos fornece tem fidelidade com o que está realmente acontecendo no mercado, já que cada um "mostra o seu preço"?

Penso que deveríamos dar uma atenção especial à essa questão do Forex, pois poderemos esclarecer muitas pessoas de certas dúvidas, pois eu mesmo já ouvi comentários de algumas pessoas dizendo que os brokers de Forex poderiam manipular as informações que nos são passadas, que até mesmo eles poderiam nos fazer ganhar ou perder. Claro que não tenho como provar nada, e nem estou afirmando nada, mas de qualquer maneira essa dúvida permanece, já que é um mercado onde as informações são descentralizadas, é perfeitamente possível sim que algum broker faça esse tipo de trapaça

Gostaria de ver a opinião de todos, principalmente os mais experientes nessa área, como figurelli, Paulo, Malacarne, e todos os outros que desejem manifestar-se

Desde já, grato. 

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Você é iniciante em Metatrader 5! Comece por Aqui! Pergunte Aqui!

newdigital, 2014.01.21 14:10

Algoritmos que empregam limite móvel para fazer dinheiro




Um dos algoritmos que apresenta uma entrada aleatória e uma saída cronometrada já foi analisado no artigo A estratégia Forex de "tudo ou nada". Esse algoritmo não leva em consideração os eventos de mercado e a direção em que se deve entrar no mercado. Apenas a volatilidade do mercado, que é mais ou menos constante, é importante para este algoritmo. Basicamente, o algoritmo não resultou em nenhum lucro ou perda, mas provou ser muito útil para jogar na loteria.

O principal aspecto que devemos tirar do artigo é que a duração de uma negociação não pode ser definida como menos de uma hora ou mais de uma semana. Os valores inferiores a uma hora resultaram em uma perda muito rápida devido ao spread enquanto que os valores superiores a uma semana prolongaram a loteria por anos.

Vamos iniciar o nosso estudo dos algoritmos com o par de moeda familiar EURUSD e uma saída utilizando limite móvel.


 
rafaeltoscano:

De acordo figurelli. Bem, já encontramos dois desafios para encararmos e discutirmos, comecemos pelo primeiro, que é a precisão e a fidelidade dos dados oferecidos para nós pelos brokers. Aqui no Brasil eu considero que temos uma vantagem com relação aos brokers de Forex, aqui no Brasil os dados são "centralizados" pela BM&FBovespa, dessa maneira os brokers brasileiros apenas recebem os dados da bolsa e enviam-nos para nós, ao contrário do Forex, que é um mercado descentralizado, onde aí são todos os bancos que alimentam as corretoras com informações do mercado, então eu pergunto: como saberemos que as informações que nosso broker nos fornece tem fidelidade com o que está realmente acontecendo no mercado, já que cada um "mostra o seu preço"?

Penso que deveríamos dar uma atenção especial à essa questão do Forex, pois poderemos esclarecer muitas pessoas de certas dúvidas, pois eu mesmo já ouvi comentários de algumas pessoas dizendo que os brokers de Forex poderiam manipular as informações que nos são passadas, que até mesmo eles poderiam nos fazer ganhar ou perder. Claro que não tenho como provar nada, e nem estou afirmando nada, mas de qualquer maneira essa dúvida permanece, já que é um mercado onde as informações são descentralizadas, é perfeitamente possível sim que algum broker faça esse tipo de trapaça

Gostaria de ver a opinião de todos, principalmente os mais experientes nessa área, como figurelli, Paulo, Malacarne, e todos os outros que desejem manifestar-se.


Olá Rafael, na verdade a centralização acontece em todas as bolsas, não só no Brasil, no Forex é que as coisas são diferentes.

Para ser franco, prefiro como funciona na BM&FBovespa quanto a esse aspecto, pois o backtesting é independente de corretora. No Forex, você vai ver que mudando o broker, os dados de backtesting mudam completamente. Isso para quem é desenvolvedor facilita muito também, principalmente na hora de depurar ordens utilizando preços escritos na pedra por uma bolsa centralizadora.

Na verdade o que você pergunta é justamente um dos grandes riscos do Forex, ou seja, podem existir brokers mal-intencionados que utilizam a falta de centralização e regulamentação para operar contra o próprio cliente lucrando com um modelo de negócio ilegal.

Mas felizmente existem soluções para isso, basta escolher bem o broker, pelas suas certificações e reputação no mercado, e, claro, procurar conhecer a legislação do Forex para os brasileiros.

Obs: uma boa referência formal e em português para os riscos do investimento em Forex é o documento Mercado Forex

Razão: