Humor - página 144

 
O que há de errado com o tipo de congelamento por destilação que está disponível?
 
jartmailru:
O que há de errado com o tipo de congelamento por destilação que está disponível?
Eu gosto de simplicidade e confiabilidade.
 
DmitriyN:
Eu gosto de simplicidade e confiabilidade.
A destilação e o congelamento têm sido comprovados ao longo do tempo.
Como não surgiram outras receitas, não há opções melhores.
 
DmitriyN: Obrigado, mas eu já estudei todos os livros de química inorgânica e orgânica. O problema é que uma pequena quantidade de Ca(OH)2 permanece em solução (ligeiramente solúvel), e este é um álcali, cuja presença é inaceitável nos alimentos. Este hidróxido pode ser removido por destilação ou pela adição de um agente precipitante, como o ácido sulfúrico. Entretanto, muito ácido sulfúrico também é prejudicial.

Que tipo de reação está ocorrendo? Se a reação for conhecida, não há problema em calcular as quantidades.

Há muito mais maldade na vodka "empilhada", em comparação com a qual este álcali fraco não conta.

 
jartmailru:
O que há de errado com o tipo de congelamento por destilação que está disponível?
A destilação torna impossível a obtenção de álcool (álcool etílico) acima de 96%. O destilado então tem menos álcool do que a solução original. Ainda não chequei se o licor se fortalece neste processo. Paradoxo.
 
Mathemat:

Que tipo de reação está ocorrendo? Se a reação for conhecida, não há problema em calcular as quantidades.
Há muito mais coisas desagradáveis em vodka 'empilhada', em comparação, esta lixívia fraca não conta.

A idéia é... você poderia trivialmente adicionar uma solução aquosa de H2 CO3 ao álcool resultante...
A única questão é quão puro é o cálcio e quão suja é a solução alcoólica
(ou seja, tudo é claro na reação da cal com água e álcool, mas a cal +
orgânicos podem vomitar algo interessante).
 
yosuf:
Não é possível obter um álcool (álcool etílico) acima de 96% por destilação. O destilado então tem menos álcool do que a solução original. Eu não verifiquei se o licor endurece neste processo. Paradoxo.
Não é necessário ir acima de 96. O álcool 100% é um exótico desnecessário.
 
Mathemat:

Que tipo de reação acontece? Se a reação for conhecida, não há problema em calcular as quantidades. Há muito mais maldade na vodka "empilhada", em comparação com a qual esta lixívia fraca não conta.

A reação de óxido de cálcio (CaO, cal viva) com a água, que está no álcool. Não reage com o álcool, mas com a água se obtém hidróxido de cálcio. O problema não é teórico, é prático: a concentração exata de álcool não é conhecida, o volume exato também não é conhecido, o conteúdo de CaO puro nesta cal também não é conhecido. Em resumo, tudo é aproximado, a olho nu ou é necessário fazer análises, utilizando equipamentos caros.

Como corretamente observado por Yusuf, esta técnica permite obter álcool com concentração maior que a mistura azeotrópica, que não é separada por nenhuma destilação.
Quanto à fraqueza da base Ca(OH)2, eu não diria que ela é fraca. Qualquer pessoa que tenha sujado as mãos em argamassa de cimento sabe no que se transforma. Só se pode adivinhar o que acontecerá com o estômago depois disso -OH.

Há, no entanto, outra maneira - aplicar sílica-gel. Mas, ninguém sabe se ela vai tirar água da solução alcoólica e se vai reagir com ela.

 
Sim, a pergunta pode realmente ser interessante - mas é a errada...
Aí está a poção.
A destilação separa não tanto o álcool e a água, mas
a solução alcoólica e todos os tipos de orgânico - microorganismos e os resultados de sua vida.

Aqui está a fórmula final para a reação
Álcool + Água + Lama + CaO = Ca(OH)2 + Álcool + Lama
 
jartmailru:
+ orgânico pode vomitar algo interessante).
O que é interessante? Todos os ácidos como o ácido acético reagirão com CaO, isto é bom. Seus sais também precisam ser removidos de alguma forma, e são bem solúveis.
Razão: