Campeonato de Otimização de Algoritmos. - página 13

 
Tecnicamente, a curva no gráfico do eixo X,Y está apenas no espaço bidimensional. Se o eixo Z for adicionado, o espaço gráfico se torna tridimensional. Um conjunto de curvas não precisa se sobrepor, elas podem ser localizadas sequencialmente ao longo do eixo Z. Então, o algoritmo também explorará sequencialmente a superfície já tridimensional.
 
É possível fazer uma superfície muito complexa não apenas sobrepondo curvas de função umas sobre as outras, mas também organizando-as uma após a outra ao longo do eixo Z. Eu poderia escrever um algoritmo que enfrentaria a tarefa de encontrar picos de diferentes escalas em uma superfície tridimensional complexa, com o menor número possível de vistas...
 
A questão é - até que ponto estou me desviando em meu entendimento (seguindo analogias aceitas) do assunto do campeonato?
 

IMHO. A discussão foi ao longe...

Que tal começar a primeira rodada do campeonato com uma tarefa simples que todos possam entender?

Por exemplo, um exemplo simples:

Encontre as raízes da equação: 34a+43b+16c+30d+23e=6268;

Todos os tipos de algoritmos podem ser usados: força bruta, evolucionária, pré-revolucionária...

Os participantes resolvem uma equação dada pelo organizador. A resposta mais rápida e mais precisa é a vencedora.

 
Yuri Evseenkov:

IMHO. A discussão foi ao longe...

Que tal começar a primeira rodada do campeonato com uma tarefa simples que todos possam entender?

Por exemplo, um exemplo simples:

Encontre as raízes da equação: 34a+43b+16c+30d+23e=4492;

Todos os algoritmos podem ser usados: força bruta, evolucionária, pré-revolucionária...

Os participantes resolvem uma equação dada pelo organizador. A resposta mais rápida e mais precisa é a vencedora.

+++
 

exemplos de superfícies complexas:

e a seguinte eu mesmo compilei com base na interação de duas variáveis e sua capacidade de informação sobre a variável alvo

 
О! Refiro-me a superfícies como essa. Muito bom. :)
 
Você não precisa procurar todos os solavancos, apenas um a mais ou a menos alto. Esta é uma tarefa de otimização, não uma tarefa matemática.
 
Eu gostaria de participar, mas por enquanto só é aceitável para mim que os organizadores apresentem os dados e peçam uma solução de qualquer forma e em qualquer idioma.
 
Infelizmente, no meu entendimento, não posso relacionar exemplos claros de encontrar picos em uma superfície, e a notória otimização. Obviamente, a otimização não se refere à eficiência de encontrar picos de uma superfície criada a partir de curvas de função. E depois?
Razão: