Backtest - Por que são apresentados resultados diferentes para o mesmo ativo (WING22) nas contas DEMO e Real ? - página 2

 
neryfonseca:

Testei o EA, mês a mês, de 2017 pra cá, usando a opção Cada Tick e os resultados se mostraram promissores, mas ao colocar em conta real surgiram algumas situações não reveladas nos Backtest. Lendo discussões nesse Fórum, vi que os testes com Cada Tick baseado em um Tick Real era mais próximo da realidade e terminei comprando Ticks reais de 2019 no Mercado Livre e os resultados ficaram muito próximos dos obtidos com as séries continuas (WIN$N). Resolvi então comparar os Backtest em conta Real e conta Demo e os resultados apresentados, que no meu entender deveriam ser os mesmos, apresentaram diferença, principalmente entre a Cada Tick e o Cada Tick baseado no real. Alguém poderia, por gentileza, me ajudar a entender a situação, pois estou sem saber em que confiar, se é que posso ?

Ativo: WING22

Período: 1 jan a 1 fev/2022.

Timeframe: 5M.


RESULTADOS:

Opção                                          Conta Real               Conta DEMO

Cada Tick baseado em Tick Real       -554,00                       -627,00

Cada Tick                                      4.943,00                     5.019.00

Antes de começar a pensar em conta real, veja todos estes vídeos de backtest com muito cuidado

e tenha certeza que entendeu tudo antes de colocar algum dinheiro em conta real:


shorturl.at/fnIKZ
shorturl.at/oBGM6
shorturl.at/oqwyJ
shorturl.at/luFQU

 

Rogério/Mateus,

Agradeço a atenção, paciência e disposição de vocês em ajudar, as dicas e os conhecimentos passados pelos vídeos indicados com certeza vão tirar minhas dúvidas quanto a Backtest, facilitando sobremaneira nosso aprendizado que teve inicio a pouco mais de três meses. Sei que tenho muito que aprender e espero contar com a experiência de vocês mais na frente.  

 
neryfonseca #:

Rogério/Mateus,

Agradeço a atenção, paciência e disposição de vocês em ajudar, as dicas e os conhecimentos passados pelos vídeos indicados com certeza vão tirar minhas dúvidas quanto a Backtest, facilitando sobremaneira nosso aprendizado que teve inicio a pouco mais de três meses. Sei que tenho muito que aprender e espero contar com a experiência de vocês mais na frente.  

Sim cara, infelizmente backtest é muito mais complicado do que pensamos, existe toda uma ciência pra isso.

Recomendo esse vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=UDiFeYBNHcQ

e esse livro

The Evaluation and Optimization of Trading Strategies - Robert Pardo

https://www.amazon.com.br/Evaluation-Optimization-Trading-Strategies/dp/0470128011/ref=asc_df_0470128011/?tag=googleshopp00-20&amp

Desenvolva Estratégias Mais Robustas Utilizando WFA
Desenvolva Estratégias Mais Robustas Utilizando WFA
  • 2021.02.25
  • www.youtube.com
Liberamos um módulo do nosso curso presencial onde Rodrigo Malacarne explica o que é WFA (Walk Forward Analysis) e como a utilização desta técnica é essencia...
 
neryfonseca #:

Rogério/Mateus,

Agradeço a atenção, paciência e disposição de vocês em ajudar, as dicas e os conhecimentos passados pelos vídeos indicados com certeza vão tirar minhas dúvidas quanto a Backtest, facilitando sobremaneira nosso aprendizado que teve inicio a pouco mais de três meses. Sei que tenho muito que aprender e espero contar com a experiência de vocês mais na frente.  

Atenção, paciência e disposição são os requisitos que você deverá utilizar também durante essa caminhada...como sei que tempo é valioso vamos as divergências de valores que tem encontrado nos seus testes. 

Entenda que o teste cada tick é bem, mas bem diferente mesmo do cada tick baseado em um tick real.

Como?

Em cada tick o teste será feito utilizando dados aleatórios entre a abertura e o fechamento.

Exemplo;

Abertura = 120120

Aqui, entre a abertura e o fechamento o teste irá, aleatoriamente escolher alguns valores para lhe passar como ticks

Fechamento = 120325

Já em cada tick baseado em um tick real não...

Os dados serão de fato os que ocorreram no mercado...no entanto, você deverá criar um símbolo personalizado para armazenar estes ticks que deverão ser baixados junto a corretora. 

Na sua plataforma, neste símbolo

Colete os ticks

clique em exportar

Crie um novo símbolo

Na seta que aponta para baixo, selecione o ativo que deseja trabalhar

Na seta que aponta para a direita altere o nome, acrescente um b deixando tipo; BWINJ22 ou dê o nome que quiser mas NÃO DEIXE o que vem de padrão


Volte a janela mas, desta vez acesse seu novo símbolo

Ele vai esta em Custom, conforme aponto na seta

Do lado direito, na área circulada, você deve deixá-lo com com cor, se estiver acinzentado clique duas vezes para ativar ele. 

Volte a aba em que coletou os ticks e importe os ticks coletados para seu novo símbolo

Clique em IMPORTAR TICKS e selecione o arquivo em que salvou lá no início

Pronto, agora você de fato pode testar o seu robô com uma garantia maior, mas isso não é tudo, contudo, fará uma diferença crucial em seus resultado e seu robô poderá sim, alcançar resultados próximos a realidade...

OBS; Esse processe só terá peso se o robô que desenvolve trabalha tick a tick, se ele trabalha com abertura e fechamento de novos candles não faz diferença alguma testá-lo com cada tick e MUITO MENOS com cada tick baseado tick real.
Caso não seja um EA que atue com tick a tick não perca seu tempo, apenas utilize abertura e fechamento nos seus testes, afinal de contas, você estará olhando somente isso e não a variação real do preço entre a abertura e o fechamento. 

Agora, se leu com ATENÇÃO, teve PACIÊNCIA de fazer passo a passo e chegou até aqui então acredito que tem a DISPOSIÇÃO necessária para alcançar um bom EA.

Lhe desejo sucesso em sua jornada.
 
Adailton Silva #: criar um símbolo personalizado para armazenar estes ticks

Boa noite @Adailton Silva,

Porque é necessário criar um um símbolo personalizado para armazenar os ticks? Quando se faz isso não se obtem o mesmo resultado dos testes do símbolo original? O que muda?

 
Rogerio Giannetti Torres #: Boa noite, rodei aqui na mesma corretora conta DEMO e REAL, sem delay , WING22 período  de 03/01 a 01/02, tick a tick .... resultados idênticos.

Boa noite @Rogerio Giannetti Torres,

Duas questões:

- Em qual corretora?

- Quando diz "sem delay", significa "Latência" = 0 ?

 
Rogerio Giannetti Torres #:
delete os arquivos de históricos da corretora

Boa noite @Rogerio Giannetti Torres,


Qual a extensão dos  arquivos de históricos da corretora que devem ser deletados? Isto é, qual a extensão dos arquivos que armazenam os dados dos ticks quando realizamos um backtest?

 
Adailton Silva #:
....

Colete os ticks

clique em exportar

Crie um novo símbolo

...

Olá! Obrigado pela info. Estes dados são de ticks reais?

Razão: